1 de maio de 2014

Cinco anos de Estante da Nine

UAU!
Nem acredito que é época de escrever outro post de aniversário. Hoje o Estante da Nine completa cinco anos e nem sei por onde começar. Talvez agradecendo, não? Afinal, se não fosse por cada um de vocês que visita, comenta e compartilha, esta página seria para sempre um diário virtual. Isso também serve para você que, por um acaso qualquer, vai conhecer o Estante da Nine justo hoje, com este post, chegando na página por um desses acasos da internet.

Em 1º de maio de 2009 eu escrevia o que seria o início do Estante da Nine, na época ainda com meu nome porque né, todos os meus usuários de internet tinham o mesmo nome. Alguém chuta sobre o que era? Crepúsculo. Sim! Naquela época eu também era uma estudante de jornalismo cheia de expectativa no futuro e escrevia muito sobre outros temas, com uma pontinha de opinião (hoje não faço mais isso, especialmente porque não sei que rumo seguir profissionalmente).


O mais legal de ter um blog há tanto tempo é que já descobri o que gosto de fazer por aqui e como. Nestes cinco anos já passei por muita coisa relacionada a manter ou não, já me desanimei, já me animei muito, pensei em desistir mil vezes, ficava extremamente magoada quando levava não nas seleções de parcerias e reclamava demais a falta de visitas. O Estante da Nine nunca viralizou, nunca se tornou um blog fenômeno e, talvez, em algum momento do passado eu desejei muito que isso acontecesse.

Ao longo desses cinco anos tive a felicidade de conhecer pessoas incríveis e inspiradoras na internet. Amigos virtuais que são como irmãos morando a distância. Nesses cinco anos muitas pessoas me deram dicas, sugestões, brigaram comigo quando foi preciso e naquelas épocas mais tristes, me incentivaram. Nesses cinco anos eu aprendi que o blog é meu espaço, mas também é de todo mundo que encontrá-lo e talvez eu saiba muito bem o que quero fazer para sempre.

Não posso me queixar sobre coisas desagradáveis. Na proporção, durante esses cinco anos, poucas foram as ofensas ou xingamentos que recebi aqui ou em uma rede social relacionada ao Estante da Nine, o que é ótimo, claro. Assim como no aniversário passado, este ano não teremos promoção porque não sou organizada o bastante para planejar algo do tipo e porque quero melhorar alguns pontos do blog antes de voltar com os sorteios.

O layout vai mudar. Já comecei a separar referências, mas não será para este mês. Também resolvi usar meu Tumblr, que estava abandonado, para escrever sobre temas que não tem o perfil do Estante da Nine, mas que, vez ou outra, é legal compartilhar. Os posts fixos continuam, como a enquete e leituras do mês. Também estou pensando em fazer a TBR Jar, o que acham? Estou anotando algumas referências para outros formatos, mas por enquanto são só pesquisas.

Não é segredo para ninguém e já comentei algumas vezes que gostaria de transformar o blog no meu trabalho. Mas como ele não gera renda, não posso largar tudo e me dedicar só a ele  (mas está nos planos). Para entender um pouco melhor o que preciso qualificar e mudar para o Estante da Nine, aos poucos, ir crescendo, fiz pela primeira vez na história dessa página (pelo que lembro) uma pesquisa.

O objetivo da pesquisa é conhecer melhor quem visita o Estante da Nine, planejar posts e leituras sobre os gêneros mais votados e anotar as sugestões deixadas por vocês para ir agregando e/ou mudando gradativamente os pontos que foram considerados ruins. Prometo que é super rápido e muito importante para o futuro do blog. Conto com vocês! E, mais uma vez...

MUITO OBRIGADA!!!






Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)