4 de janeiro de 2019

Selvagens - dirigido por Oliver Stone




Selvagens
(Savages)
Direção: Oliver Stone
Produção: Ixtlan
Ano: 2012
Duração: 131 minutos
Filmow | IMDb

LEIA TAMBÉM
Selvagens de Don Winslow

Na reta final de 2018 eu publiquei no canal um vídeo para o Desafio livros e seus filmes comentando sobre a experiência de leitura com Selvagens de Don Winslow e também sobre o filme dirigido por Oliver Stone. Como já é tradição, aqui no blog eu escrevo sobre cada etapa do projeto separado, e apesar da demora, aqui estão alguns motivos por ter gostado, mas não tanto, do filme.

O ponto de partida da adaptação de Oliver Stone é basicamente o mesmo do livro. Ben, Chon e Ophelia são inseparáveis, mantém um relacionamento a três mesmo muito diferentes entre si, e têm um negócio lucrativo de venda de maconha, especial, super potente, discreta e já com uma rede estabelecida. Porém, nem todo cuidado do mundo é capaz de passar despercebido pelo cartel mexicano e as coisas começam a mudar para o trio.

Um dos pontos altos de Selvagens é o visual do filme, que como comentei no vídeo tem cara de produção alternativa e cult. As cores e enquadramentos combinam com o sentimentos do personagens, alegria ou tensão por exemplo, além de que o visual dos protagonista, principalmente por se passar na Califórnia, é mais descontraído e incomum dos que os filmes de ação que predominam ternos escuros.

O ritmo da adaptação também é interessante. Os principais elementos do enredo de Don Winslow seguem presentes no filme, assim como o núcleo de personagens que dá base ao trio principal. Aliás, e principalmente pelo elenco, em muitos momentos as figuras de segundo plano tomam o primeiro, e ocupam espaços mais relevantes que os protagonistas.

Oliver Stone dirige um filme atual e muito necessário e traz as principais discussões de Don Winslow para as telas como: relacionamentos, tráfico, crime organizado, guerra, descaso familiar, família, sociedade e fronteiras, para citar alguns pontos principais. O ritmo do filme é envolvente, e apesar de não ser genial vale a pena incluir na lista de opção, volta e meia Selvagens é exibido nos canais de TV por assinatura, então vale a pena ficar de olho na programação também.

Meu principal problema com a adaptação é que os personagens são rasos. No livro essa foi minha impressão inicial também, mas depois de alguns capítulos o desenvolvimento se mostra. No filme não. Ben, Chon e Ophelia parecem jovens sem destino apostando no que aparecer e nada mais. O cartel é um misto de interesses onde ninguém é confiável e a estrutura é frágil. A complexidade da história original me deixou muito mais envolvida com o livro do que com o filme. Já leu ou assistiu Selvagens?

Vídeo de opinião sobre o livro e o filme publicado no canal do Estante da Nine

Assista ao trailer do filme

Beijos!

Fotos: IMDb/ Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)