Desafio livros e seus filmes 2018 + minha lista de leitura!

4 de abril de 2018

Minha expectativa para abril é alta e apesar de alguns dias difíceis já na primeira semana espero superar algumas barreiras pessoais. Uma delas, e a mais importante relacionada ao Estante da Nine é a de colocar as pautas em dia, não prolongar as postagens das resenhas após o termino das leituras e voltar com força total para os meus projetos de leituras e metas literárias. E é por isso que o assunto do dia é a edição 2018 do Desafio livros e seus filmes.

Para os leitores antigos e novos, aí vai um resumo: a ideia do projeto surgiu em 2012 porque na época eu queria um desafio anual para o Estante da Nine e até então não tinha criado ou participado de nenhum outro projeto de leitura. Na época vários blogs/ canais já tinham suas listas literárias ou metas temáticas e eu quis ter o meu também. 2013, o primeiro ano, foi extremamente produtivo e positivo para o Desafio livros e seus filmes, mas nos anos seguintes não mantive o ritmo e o projeto amornou.


Para a edição de 2018 algumas alterações foram essenciais, tanto para manter o projeto realista em relação aos meus interesses de leitura, tempo e disposição, quanto para atender algumas sugestões que vocês, leitores, compartilharam no decorrer dos anos. A lista é válida para todo ano de 2018, personalizável e pode conciliar com os projetos de leitura que os interessados já participem. Use a #desafiolivroseseusfilmes nas redes sociais para que eu possa conhecer as leituras de vocês e também as adaptações que estão assistindo, além de compartilhar posts e vídeos dos leitores na página do Estante da Nine no Facebook.

A ideia do Desafio livros e seus filmes é montar uma lista de leitura com livros que já tenham ganhado adaptação para cinema ou TV (ou vão ganhar, com estreia prevista para este ano). A grande mudança da edição de 2018 são as três categorias para montar a lista de leitura: lançamentos - a versão original do desafio, com livros que tem filmes e séries previstos para estrear no ano (2018); mista - intercalando livros e filmes lançamentos ou não; e antiga - para ler e assistir aqueles clássicos da literatura e cinema que estão na estante há anos.

A minha lista de leitura para 2018 tem cinco livros e minha escolha foi pela categoria antigos, já que no ano passado foi o que mais li/ assisti e também para movimentar os livros parados na estante. Os livros para o Desafio livros e seus filmes 2018 são:
  1. Anna Karênina de Leon Tolstói
  2. Rebecca de Daphne Du Maurier
  3. Um conto do destino de Mark Helprin
  4. Perdido em marte de Andy Weir
  5. Selvagens de Don Winslow

Vídeo sobre o Desafio livros e seus filmes 2018 publicado no canal do Estante da Nine

Beijos!