4 de abril de 2018

Desafio livros e seus filmes 2018 + minha lista de leitura!

Minha expectativa para abril é alta e apesar de alguns dias difíceis já na primeira semana espero superar algumas barreiras pessoais. Uma delas, e a mais importante relacionada ao Estante da Nine é a de colocar as pautas em dia, não prolongar as postagens das resenhas após o termino das leituras e voltar com força total para os meus projetos de leituras e metas literárias. E é por isso que o assunto do dia é a edição 2018 do Desafio livros e seus filmes.

Para os leitores antigos e novos, aí vai um resumo: a ideia do projeto surgiu em 2012 porque na época eu queria um desafio anual para o Estante da Nine e até então não tinha criado ou participado de nenhum outro projeto de leitura. Na época vários blogs/ canais já tinham suas listas literárias ou metas temáticas e eu quis ter o meu também. 2013, o primeiro ano, foi extremamente produtivo e positivo para o Desafio livros e seus filmes, mas nos anos seguintes não mantive o ritmo e o projeto amornou.


Para a edição de 2018 algumas alterações foram essenciais, tanto para manter o projeto realista em relação aos meus interesses de leitura, tempo e disposição, quanto para atender algumas sugestões que vocês, leitores, compartilharam no decorrer dos anos. A lista é válida para todo ano de 2018, personalizável e pode conciliar com os projetos de leitura que os interessados já participem. Use a #desafiolivroseseusfilmes nas redes sociais para que eu possa conhecer as leituras de vocês e também as adaptações que estão assistindo, além de compartilhar posts e vídeos dos leitores na página do Estante da Nine no Facebook.

A ideia do Desafio livros e seus filmes é montar uma lista de leitura com livros que já tenham ganhado adaptação para cinema ou TV (ou vão ganhar, com estreia prevista para este ano). A grande mudança da edição de 2018 são as três categorias para montar a lista de leitura: lançamentos - a versão original do desafio, com livros que tem filmes e séries previstos para estrear no ano (2018); mista - intercalando livros e filmes lançamentos ou não; e antiga - para ler e assistir aqueles clássicos da literatura e cinema que estão na estante há anos.

A minha lista de leitura para 2018 tem cinco livros e minha escolha foi pela categoria antigos, já que no ano passado foi o que mais li/ assisti e também para movimentar os livros parados na estante. Os livros para o Desafio livros e seus filmes 2018 são:
  1. Anna Karênina de Leon Tolstói
  2. Rebecca de Daphne Du Maurier
  3. Um conto do destino de Mark Helprin
  4. Perdido em marte de Andy Weir (livro | filme)
  5. Selvagens de Don Winslow (livro | filme)

Vídeo sobre o Desafio livros e seus filmes 2018 publicado no canal do Estante da Nine

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)