7 de setembro de 2011

Um amor para recordar de Nicholas Sparks




Um amor para recordar
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Edição: 2011
Páginas: 191
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino

SUGESTÃO DE LEITURA
Nicholas Sparks (resenhas de livros e filmes do autor)
Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.

Confesso que fui uma leitora resistente ao Nicholas Sparks. Enquanto todos falavam dos livros dele, eu pensava (e dizia) que não estava no clima. Agora, gosto muito do que e de como ele escreve, porque não resisti e fui conhecer. Um amor para recordar é o terceiro livro que leio do autor. Os primeiros foram Diário de uma paixão e Querido John. E assim como os outros, eu recomendo a leitura.

Existem motivos pela minha avaliação ser de apenas três estrelas no Skoob para o livro, ou seja, bom. O que mais gostei foi o enredo. Sempre que existe um casal e, no romance, a religião passa a ser uma peça fundamental para o desfecho, há elogios e críticas. Na minha opinião, Sparks foi coerente em todo livro e em momento nenhum, abusivo ou exagerado.

O romance do casal Jamie e Landon é a típica história de ensino médio (no Brasil), ou a high school norte-americana. Opostos, ninguém sequer poderia imaginar que pudesse surgir qualquer sentimento entre os dois além dos deboches e piadas de Landon e os amigos em relação a Jamie. Mas, como já sabemos, amor não se escolhe...

O drama, marca do escritor, está lá. O que gostei em relação ao romance é que tudo acontece no tempo certo. Nada foi da noite para dia. Os personagens também não mudam drasticamente. Pelo contrário, aceitam gradativamente o sentimento que surge. Gostei também do cenário. Cidade pequena, na metade do século XX, onde todos se conhecem e convivem juntos, nem sempre bem, mas unidos.

O livro, no entanto, me lembra muito as outras obras que eu já li de Sparks. Em certo momento passa a ser previsível. A menina, sempre meiga. O cara, durão. Na família de um, sempre alguém que rema contra o romance. Não se trata apenas de ser a marca do escritor. Existem trechos muito parecidos entre as outras, por isso a minha avaliação de três estrelas.

Como disse no início, eu indico a obra para quem gosta de romance e drama. Fãs de Nicholas Sparks e ainda, quem não conhece o escritor, porque ele merece ser lido.


PARA VER E OUVIR
*Trailer do filme, próxima resenha do blog


Beijos!

*Livro recebido da editora Novo Conceito, parceira do Estante da Nine
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

19 comentários:

  1. O enredo é MUITO LINDO ,mas eu não gostei muito do livro.Prefiro o filme , acho que no livro ele não se aprofundou muito ,deixou tudo passar rapido demais ,na mesma hora que London e a Jamie estão juntos ela já diz que está com câncer,acho que não deveria ser tão rápido assim. Você deveria ler "A Ultima Musica " ,é muito lindo e o meu preferido de Sparks ,sem duvida.
    Adoro seu blog
    Beijos
    Thaila
    onlycrazygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro e gostei, gosto do jeito que o autor escreve, antes desse ja tinha lido Querido John e fui uma das minhas primeiras leituras, me surpreendi muito com o autor.Agora Um amor para recordar eu achei mais fraquinho, não gostei dos personagens, mas com a naturalidade em que o romance se desenvolve sem ser rapido ou lento demais me fez gostar do livro, e pelo final rs

    ResponderExcluir
  3. Oi ..

    Já li esse livro e gostei bastante, tem uma história simples, mas maravilhosa ao mesmo tempo. Mesmo assim, o meu preferido ainda continua sendo "A Última Música" *-*.

    Ótima resenha.

    João Victor
    http://www.amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Sou mais que apaixonada por esta história ♥
    Vi primeiro o filme, chorei horrores, e embora não tenha me acabado a metade com o livro hehehe, eu amei a história original.

    Adorei a resenha, Nine ;-) Você vai fazer a crítica do filme também? *.*

    Uma ótima ideia, eu nunca havia pensado nisso o/
    Beijo, flor!

    This Gomez
    Steampink
    Canto e Conto

    ResponderExcluir
  5. Ah nem sei o que falar!
    Eu amo esse filme, amo essa história, enfim amo tudo!!!!
    Eu não li esse livro, mas acho que eu não queria....
    Se eu lesse acho que choraria aos montes!!!!
    Rrs Rrs!

    Beijo guria!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  6. Eu amei este livro, e chorei como uma condenada! Um dos melhores do Sparks na minha opinião.

    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Nine :D

    Um Amor para Recordar foi o segundo livro que li do Sparks (o primeiro foi O Milagre, que diga-se de passagem, não gostei)...
    Achei um livro lindo... Emocionante!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler o livro e ver o filme gostei da sua resenha*_* nunca li um livro do Nicholas Sparks mas depois que vi o filme a última música queria ler todos os livros dele talvez eu comece por esse!!

    ResponderExcluir
  9. Hey, Nine!

    Eu gostei bastante desse livro, achei muito bonita a história e acho que me tocou mais por ser uma história real. Enfim, há quem goste mais do livro e quem goste mais do filme, pq os dois são um pouco diferentes em essência. Enquanto o filme dá ênfase no amor dos dois, o livro evidencia mais a fé. Mas ambos têm sua beleza pra mim. :)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite!!
    O livro dever ser muito bom mesmo, as vezes tenho vontade de ler; mas gostaria que o livro tivesse outra capa,pois as vezes faz pensar que leu o livro por causa di filme,mas é isso ai..parabéns.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. O único livro dele que já li foi "A Última Música" e eu totalmente recomendo. Me emocionou e tem muitas surpresas. Mas lendo sua resenha já deu pra perceber que a mocinha deste livro e do 'A Últtima Musica' tem muuuita coisa em comum, o que meio que tira a vontade de ler novos livros. Afinal, quem vai querer ler, praticamente a mesma história com os mesmos personagens né? Anyway, muito boa resenha *-*

    ResponderExcluir
  12. Eu sou suspeita para falar de Nicholas Sparks, eu amo todas as obras dele. É sensacional o enredo de todas as histórias. Nos faz acreditar na realidade da historia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. EU gosto muito dos livros do Nicholas Sparks, e fico até suspeita para falar dele, mas espero ansiosa para ler mais uma obra prima dele. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha, nem sei o que falar!
    Eu amo esse filme, amo essa história, enfim amo tudo!!!!
    Quero muito ler este livro *O*

    Beijos
    @AngelKiller
    Blog/http://anime-daiki.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu só li um livro do Nicholas Sparks até hoje, que foi A Última Música.
    Confesso que no início tinha receio de ler, pois não era meu tema favorito: o drama.
    Mas hoje gosto muito do Nicholas, mesmo só tendo um livro dele.
    De qualquer forma tenho vontade de ler outros, assim como Um amor para recordar.
    Espero poder ler em breve.
    ;*
    http://nathieseuslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. como eu só li esse livro até agora dele então eu até gostei do jeito que foi narrado... mas pretendo ler outros em breve.

    A história é muito legal, passa uma msg ótima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Gostei da resenha nine, ouvi falar tanto desse livro, que esse será o primeiro que lerei para conhecer o autor, mas uma pena que eles sejam tão parecidos entre si,porém autor é autor e eles fazem coisas muito parecidas as vezes, de repente quando ele escreveu essas histórias ele estava nesse momento. Porém desejo que em outras histórias que eu ler dele, ele modifique um pouco mais, para que eu não note esse detalhe que você viu...rsrs...Beijokas Elis!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu já vi o filme e amei por isso estou muito animada pra ler o livro, pela sua resenha voce achou algumas partes parecidas com as outras historias mas eu nao vou ter esse problema pois ainda nao li nada do autor!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Com certeza os livros de Nicholas falam e tocam no que é mais humano ao ser humano e embora os enredos sejam parecidos, a história sempre nos suurpreendem e acabamos apaixonados até o final, mesmo que essse final não seja bem o que esperavamos ou desejavamos que acontecesse!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)