9 de setembro de 2011

Um amor para recordar (A Walk to Remember) - dirigido por Adam Shankman




Um amor para recordar
A Walk to Remember
Direção: Adam Shankman
Estúdio: Warner Bros
Ano: 2002
Duração: 101 minutos
Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio.

Saiu resenha sobre o livro, então hoje é dia de escrever sobre a versão para o cinema de Um amor para recordarEU GOSTEI MAIS DO FILME. Pronto, falei. Enquanto basicamente todo o planeta Terra já tinha assistido a versão cinematográfica do bestseller de Nicholas Sparks, eu cavoquei na mente, mas não encontrei indícios de ter assistido na época em que fez sucesso. Então, literalmente, depois de ler o livro, fui assistir o filme.

É raro eu gostar mais do filme do que do livro, mas confesso que neste caso, achei melhor a adaptação. A única coisa bem próxima entre livro e filme foi a característica dos personagens Landon e Jamie. A época em que se passa é outra e o enredo é totalmente diferente.

No livro, o foco é na religiosidade de Jamie e não apenas por motivos óbvios (o pai dela). Em alguns momentos, chega a ser surreal. O filme também retrata essa fé, mas de uma maneira delicada e compreensível. Jamie não é uma fanática, apenas uma garota que segue sua fé, ajuda o próximo e mantém os seus princípios. Enquanto Landon é o garoto popular e inconsequente, que passa a observar Jamie e passa a ter novas conclusões sobre sua própria vida. O amor entre eles não nasce fulminante e arrebatador.

O filme, na minha opinião, conseguiu retratar o tempo certo de tudo que acontece na vida do casal. Não apenas em relação aos dois, mas também, como Jamie é hostilizada na escola, como Landon, aos poucos, deixa seus amigos para trás e conquista a confiança do pai de Jamie. Como a amizade dos dois evoluí até chegar ao clímax da história.

É um filme que merece ser assistido, independente de se ler o livro antes ou não. E um conselho: fique com uma caixa de lenços por perto.

ASSISTA AO TRAILER

Mais informações em Adoro Cinema.

Beijos!

20 comentários:

  1. Oi Nine... Concordo com você em tudo, principalmente na parte dos lenços, rsrs... A história é emocionante e, como eu já escrevi em outro post, parece ser tão próximo a realidade, que nos deixa mais emocionados ainda!

    Obrigada por compartilhar sua opinião conosco!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tu quer que eu fique chorando sempre que vejo seus posts né?! Eu amo esse filme! Sempre choro, não importa quantas vezes eu tenha assistido!
    É incrível, lindo...
    "O amor é como o vento, não posso vê-lo, mas posso senti-lo"
    Aaah me derreto, rrs rrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi ..

    Já li o livro e já assisti ao filme. Sabe que eu acho o filme bem mais legal? O livro (pra mim) não conseguiu passar muito bem as emoções dos personagens e no filme isso já é bem mais trabalhado. É impossível voce ficar sério, sem ao menos deixar cair uma lágrima. A história é muito bonita.

    Ótimo post.

    João Victor
    http://amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Pretendo ver o filme amanhã já estava planejando ver o filme antes de ler o livro já que agora estou sem grana pra comprar qualquer coisa espero q eu goste tanto quanto vc.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela dica Nine! Já assisti Um Amor Para Recordar e amei! me debulhei em lágrimas com esse filme. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. eu gostei...mas...prefiro o livro...

    Olá...Sou escritora e estou sorteando meu livro no blog
    Venha participar com a gente! Têm sorteio no meu blog e no blog Novos Autores.
    O livro é a respeito de cinco personagens que viajam pela Amazônia. Tem romance, aventura, mistério, conflito pessoal, amizade, fatos históricos riquíssimos! Tudo isso em terra Tupinambá! Aproveite.
    Tenho 2 blogs...mas aquele que estou acessando no momento é do meu livro:.
    Bjs - A autora
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/
    “Às vezes sentava-me na rede, balançado-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo. Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante." (Felicidade Clandestina, Clarice Lispector)

    ResponderExcluir
  7. Eu também gostei muito mais do filme, haha. Acho que é um dos únicos livros que eu prefiro a adaptação, do que ele em si. Eu vi ontem mesmo o filme, e meu deus, chorei horrores, como sempre. É perfeito demais! ):

    xx carol

    ResponderExcluir
  8. Filme tão lindo *-*

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  9. Este filme deve ser lindo, eu não assisti ainda e nem li o livro. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Eu acabei de me tocar que não assisti esse filme ainda, ja li o livro mas o filme nada rsrs E é raro mesmo um filme melhor que o livro, mas não impossivel, fiquei curioso agora!

    ResponderExcluir
  11. Concordando em todos os gêneros e números... exceto que gostei tanto do livro quanto do filme hehehe

    Esta história não poderia ter um título melhor, porque você vai lembrar dela, possivelmente, daqui a 50 anos ou mais, vai querer que seu filho leia e que veja o filme - remasterizado, até lá kkkk - mas uma coisa é certa: a gente não consegue esquecer.

    E também não consigo não chorar toda vez que vejo ^^

    BEijocas Nine!!

    This Gomez
    Steampink
    Canto e Conto

    ResponderExcluir
  12. Eu vi este filme faz um tempo já, só fiquei sabendo que era baseado em livro quando comprei A Ultima Música que é do mesmo autor, as vezes dou uma de patetinha!

    Adorei sua opinião, não posso falar sobre qual é melhor pois apenas vi o filme e não li o livro =S

    Beijos
    @AngelKiller
    Blog/http://anime-daiki.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu também preferi o filme ao invés do livro, claro que gostei dos dois... mas o filme teve muito mais significado do lado romantico da coisa! hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. É sim, muito lindo o filme...
    Já vi opiniões como a sua, mas não posso falar nada porque ainda não li o livro.
    Mas o filme é lindo, doce e emocionante!ADOREI!

    Beijinhos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  15. Nossa eu realmente amooo esse filme, já assisti umas 4 vezes, mas conheço pessoas que já assistiram mais de 20...rsrs...ainda não li o livro, mas quem sabe um dia eu leia...para poder comparar um com o outro. Eu também recomendo esse filme...\o/...é lindo demais e muito emotivo.

    Beijoaks Elis!!!!
    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Assisti e foi emoção do começo ao fim...rs.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  17. Ainda não vi o filme nem li o livro, mas pretendo em breve!

    Beijos,
    Natália.

    ResponderExcluir
  18. Eu já assisti e simplesmente acho lindo chorei todas as vezes em que assisti.
    Já tinha visto muita gente dizer que o filme é bem diferente do livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Nunca li o livro, mas a história do filme é muito boa. Muito emocionante!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)