22 de agosto de 2017

Diário de leitura: O retorno do rei #3 - Sam é meu hobbit favorito!

Hoje é dia de continuar o diário de leitura de O Senhor dos Anéis no Estante da Nine e já posso adiantar que finalizei o livro e em breve teremos mais conteúdos sobre o universo de J.R.R. Tolkien por aqui. O resumo da vez é o penúltimo de O retorno do rei e desta vez separei os tópicos de acordo com os capítulos lidos. Então vamos conversar sobre esse universo sensacional?

O primeiro capítulo lido desta 2ª atualização (lá em cima é 3 porque o primeiro vídeo é de cronograma), é A pira de Denethor, trecho que mostra como Sauron conseguiu encobrir a visão de muitos homens com as sombras e o primeiro trecho do livro 3 que realmente me deixou chateada com os humanos da história. Detestei Denethor. A seguir li As casas de cura, meu capítulo favorito do livro porque mostra como os feridos são tratados, um misto de ciência, conhecimento popular e magia. Os hobbits, se superando mais uma vez, mostram como são importantes para a história.

O último debate é o capítulo que mostra como Gandalf realmente é parte fundamental da trama para combater o mau. Tolkien expressa isso de diversas maneiras ao longo de O Senhor dos Anéis, mas é em O retorno do rei que fica evidente. O portão negro se abre é daqueles trechos cheios de tensão, onde alguns terão que se sacrificar para que outros possam triunfar. O autor colocou todos os elementos de guerra no livro, e apesar do universo fantástico é muito fácil fazer analogias com o presente e outros trechos da história mundial.

A torre de Cirith Ungol é o capítulo que marca a volta de Frodo e Sam para a história. E por falar nisso, só entre o livro 2 e 3 é que entendi que a presença dos dois hobbits é muito mais simbólica do que presente. Tolkien passa longos trechos sem contar para o leitor onde estão o portador do anel e seu amigo, e cria assim expectativas diferentes sobre a jornada dos hobbits.

O último capítulo lido nesse trecho do diário de leitura é A terra da sombra e seguimos com os hobbits. Não vou mentir que achei algumas situações convenientes durante o progresso de Frodo e Sam na terra de Sauron, mas como outros momentos foram difíceis, relevei. Além disso, confirmei que além de Gandalf, Sam é também um dos meus personagens favoritos. Outros comentários ficam para a próxima atualização. Vocês já leram O Senhor dos Anéis?

Se preferir, assista ao vídeo com as impressões da 3ª parte de O retorno do rei

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)