26 de junho de 2017

Diário de leitura: O retorno do rei #2 - Aragorn salva o dia!

Demorou, mas saiu. Eu finalmente li os primeiros capítulos de O retorno do rei de J.R.R. Tolkien e o diário de leitura de O Senhor dos Anéis que ficou parado muito tempo, está de volta. Publiquei o vídeo há alguns dias no canal e hoje vou reproduzir no blog, em texto, as minhas impressões sobre os primeiros seis capítulos do livro.

Ao terminar As duas torres tive a impressão, não sei bem porque, de que O retorno do rei começaria já com a guerra. E de fato ela é presente, mas Tolkien explica em detalhes, no decorrer dos primeiros capítulos, a situação de cada povo, foco nos humanos, e como está cada um em relação a guerra. O poder de Sauron parece imbatível nesse começo do livro e o autor trabalha muito bem o clima sombrio e sem esperança que todos os personagens parecem sentir, sem exceção

Demorei um bom tempo para entender, ou pelo menos especular, o real significado de Frodo para a história. Neste primeiro terço do livro ele não aparece, apenas é citado pelos outros personagens que também não sabem do seu paradeiro. No entanto, com a guerra em ação, o foco é o combate - e fica no ar aquela dúvida sobre onde os hobbits estão.

E por falar em hobbits, Pippin e Merry, que por boa parte dos livros anteriores foram figuras atrapalhadas e por vezes fora de contexto, têm importância significativa nos primeiros capítulos de O retorno do rei. Eu que sempre subestimei a presença deles na jornada entendo agora porque Gandalf foi até o Condado em busca de figuras tão peculiares.

Gandalf segue com a imagem do portador de más notícias, mas se mostra um grande estrategista, e espero que isso realmente se confirme sobre meu personagem favorito. Aragorn faz um caminho alternativo, caminho esse que ninguém acha possível realizar, sombrio e desafiante, mas salva o dia assim que os capítulos dessa primeira parte do diário de leitura terminam. Apesar de ter imagino um contexto diferente, minha expectativa é alta para o desfecho de O retorno do rei. Será que vou gostar?

Se preferir, assista ao vídeo com as impressões da 1ª parte de O retorno do rei

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)