18 de dezembro de 2015

Desafio livros e seus filmes 2016



Oi gente, tudo bem? O post de hoje é super especial porque vamos falar sobre o DESAFIO LIVROS E SEUS FILMES 2016, yupi! O próximo ano está logo ali e durante 2015 não pude movimentar esse projeto tanto quanto gostaria. Mas estou animada pela próxima edição porque no primeiro ano, lá em 2013, tive um retorno incrível dos leitores e espero conquistar isso novamente em 2016. A estrutura do desafio se mantem a mesma de 2015 e vou resumir os tópicos principais. Vamos lá?!

COMO TUDO ACONTECEU
No final de 2012 eu resolvi criar um desafio aqui para o Estante da Nine. O principal motivo: eu nunca tinha participado de nenhum e queria muito ler alguns livros que ganhariam suas adaptações cinematográficas no ano de 2013. Embora eu não tenha conseguido ler toda a minha lista, adorei a proposta e resolvi transformar o Desafio livros e seus filmes em um projeto anual do blog. Sei que muitas pessoas não puderam participar nos anos anteriores, então espero que desta vez seja possível. 

A IDEIA
A ideia para o desafio surgiu de uma forma bem espontânea. Eu estava lendo sobre as estreias de filmes previstas para 2013 e, para minha surpresa, muitos deles eram baseados em livros. Foi então que comecei a pensar em um projeto para o ano todo. Eu nunca tinha participado de nada parecido, embora existam alguns. No Estante da Nine e em muitos outros blogs é possível encontrar alguns posts que se encaixam na ideia do projeto, que é bem simples. Justamente por isso o nome é desafio. O objetivo é ler o livro que deu origem ao filme e, logo em seguida, postar sua opinião sobre ele. Assim que a adaptação chegar aos cinemas, assistir e também comentar sobre o filme. O intuito principal é destacar pontos positivos e negativos de ambos e observar se a adaptação do livro (texto) para o cinema (audiovisual) foi coerente, de qualidade e se captou a essência da história.

SOBRE A LISTA
Muitas pessoas me perguntaram durante o Desafio 2013: livros e seus filmes porque no post oficial eu não incluí todos os livros que teriam suas adaptações previstas para o ano. Na verdade, a lista e as previsões de estreia costumam mudar frequentemente, com exceção de alguns poucos filmes. No entanto, para edição 2015 e 2016 resolvi acrescentar todas as adaptações que encontrei. Assim cada participante pode montar sua lista conforme interesse e gosto. Muitos títulos não chegaram ao Brasil, por exemplo. Outra questão importante é que nos cinemas da minha cidade são exibidos apenas os filmes comercialmente mais rentáveis, o que dificulta as minhas escolhas (e acredito que para alguns de vocês seja um empecilho também).

NÃO TENHO BLOG, POSSO PARTICIPAR?
Pode sim, contanto que poste sua opinião/ crítica/ resenha em alguma rede social e depois publique o link no post correspondente de cada livro e/ ou filme aqui no Estante da Nine (você também pode publicar os links neste post).

COMO FAÇO PARA PARTICIPAR DO DESAFIO?
É simples. Basta você divulgar o banner do desafio na sua página e creditar ao blog Estante da Nine. Outra mudança para 2015 e 2016 é em relação as datas. Nas edições passadas, os participantes precisavam resenhar e publicar a opinião sobre o livro até um dia antes da estreia do filme no Brasil. Para a edição 2016 não haverá prazos para as resenhas, mas a regra de ler e postar sobre livro antes de assistir o filme ainda vale, ok

AS ADAPTAÇÕES
Os livros e filmes que estão na minha lista, com seus respectivos meses, foram pesquisados no site Cinepop em 18 de dezembro de 2015 e atualizados em 19 de abril de 2016.

Steve Jobs (Steve Jobs) de Walter Isaacson - 14 de janeiro

Floresta maldita (The Forest) de David S. Goyer - 28 de janeiro
Goodreads | Cinepop

A grande aposta (The Big Short) de Michael Lewis - 4 de fevereiro

A 5ª onda (The 5th Wave) de Rick Yancey - 4 de fevereiro

Orgulho e preconceito e zumbis (Pride and Prejudice and Zombies) de Jane Austen e Seth Grahame-Smith - 4 de fevereiro

Eu, você e a garota que vai morrer (Me and Earl and the Dying Girl) de Jesse Andrews - 4 de fevereiro

Horas decisivas (The Finest Hours) de Casey Sherman e Michael J. Tougias - 4 de fevereiro

13 horas: Os soldados secretos de Benghazi (13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi) de Mitchell Zuckoff - 18 de fevereiro

O quarto de Jack (Room) de Emma Emma Donoghue - 18 de fevereiro

Como ser solteira (How to be Single) de Liz Truccillo - 25 de fevereiro

A Série Divergente: Convergente (Allegiant: Part 1) de Veronica Roth - 17 de março

A vingança está na moda (The Dressmaker) de Rosalie Ham - 17 de março

O escaravelho do diabo de de Lúcia Machado de Almeida - 17 de março

Mogli - O menino lobo (The Jungle Book) de Rudyard Kipling - 14 de abril

Prova de coragem (Mãos de cavalo) de Daniel Galera - 21 de abril 

Alice através do espelho (Alice In Wonderland: Through the Looking Glass) de Lewis Carroll - 26 de maio

Espírito de lobo (Wolf Totem) de Jiang Rong - 10 de junho
Skoob | Cinepop

Como eu era antes de você (Me Before You) de Jojo Moyes - 16 de junho
Skoob | Cinepop
resenha do livro | resenha do filme

Como treinar seu dragão 3 (How to Train Your Dragon 3) de Cressida Cowell - 17 de junho

A lenda de Tarzan (The Legend of Tarzan) de Edgar Rice Burroughs - 21 de julho 
Skoob | Cinepop

Ben-Hur (Ben-Hur) de Lew Wallace - 02 de setembro
Skoob | Cinepop

O lar das crianças peculiares (Miss Peregrine's Home for Peculiar Children) de Ransom Riggs - 29 de setembro
Skoob | Cinepop
resenha do livro | resenha do filme

A garota no trem (The Girl on the Train) de Paula Hawkins - 13 de outubro
Skoob | Cinepop

Inferno (Inferno) de Dan Brown - 14 de outubro

Animais fantásticos e onde habitam (Fantastic Beasts & Where to Find Them) de J.K. Rowling - 17 de novembro

Então é isso pessoal! Alguns outros livros já estão cotados para estrear em 2016 e assim que forem confirmados vou incluir na lista e divulgo nas redes sociais (vocês já seguem em todas?)! Caso saibam de alguma novidade deixem nos comentários. Bom desafio para todos nós! Dúvidas e tudo escreva para janinestecanella@gmail.com.

ASSISTA AO VÍDEO RESUMO PARA INSCRITOS DO CANAL

Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)