10 de setembro de 2012

Starters de Lissa Price



Starters
#1 Starters
Sobreviver é apenas o começo
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Edição: 2012
Páginas: 368
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

Ok! Eu realmente não sei por onde começar essa resenha. Quando li o conto de início da série, disponibilizado gratuitamente pela Novo Conceito, fiquei empolgada. A narrativa bem escrita e fluída com uma proposta interessante de enredo fizeram minhas expectativas ultrapassar as nuvens. Mas isso começou a mudar quando os primeiros comentários sobre o livro surgiram na blogosfera. Resolvi começar a leitura de uma forma tranquila para evitar a decepção. Entre prós e contras Starters fica entre o regular/ bom. Para expressar minhas ideias sobre a publicação de uma forma mais clara, separei esse post por tópicos.

Os contras
A autora Lissa Price peca em um ponto que se repete por vários momentos no livro: ela não explica a história para o leitor. Não sabemos quase nada sobre a guerra que desabrigou os jovens e a personagem principal, mas concluímos que foram usadas armas químicas pela proposta do livro e pela grande massa de humanos mortos. Ela não apresenta o cenário. Descreve por onde Callie transita mas não dá a visão geral da cidade. Existe uma parte abandonada e outra habitada, ok. E o resto? Não sabemos o ano exato em que a história se passa, mas entendemos que é no futuro. Os idosos chegam a idades avançadas, como 150 anos, graças a medicina e a tecnologia, mas a autora também não explica como isso é possível. Por tudo, tenha em mente que o foco do livro é na jornada de Callie, a personagem principal, assim você estará mais preparado para encarar o universo da história sem a contextualização total. 

Os prós
A narrativa é bem escrita e a leitura fluí. As 368 páginas podem ser lidas em poucas horas. Apesar da falta de contextualização, o livro é envolvente e prende o leitor pela curiosidade. Do meu ponto de vista, Starters é mais ficção científica do que distopia, mas isso pode variar de leitor para leitor. A personagem principal, Callie, é forte, esperta e determinada. Sua personalidade compensa os momentos de impulso. O romance sutil também foi um acerto. A ênfase do livro fica mais na parte da investigação (quando o neurochip de Callie dá problema) do que "amor". Até porque faz um ano que a personagem principal, seu irmão e o amigo Michael vivem como desabrigados, então é lógico que os impulsos amorosos não sejam uma prioridade. O livro dá reviravoltas interessantes e o final, sem dúvida, é o ponto alto desse primeiro volume. 

Jogos Vorazes e Starters
Logo na capa há uma menção que relaciona um livro ao outro. Não gosto deste tipo de citação. Acho mais importante destacar um ponto interessante do livro do que comprar um com o outro. Mas o fato é que Starters tem referências explícitas a Jogos Vorazes. Por exemplo: toda determinação de Callie em alugar seu corpo é para receber o dinheiro e salvar o irmão que tem uma doença grave; tudo que a personagem aprendeu para se defender foi com seu pai; em um determinado momento do livro Callie passa por uma avaliação no banco de corpos e surpreende a todos na pista de tiro com uma mira perfeita (a cena é praticamente igual a de Katniss em Jogos Vorazes a diferença é que Callie usa uma arma); existe o amigo e aquele ar de romance onde nenhum dos dois confessa... Enfim, citar mais exemplos seria estragar a surpresa do livro. Se você tem intenção de ler Starters e já leu Jogos Vorazes, vai fazer essas e outras conexões.

Edição
A Novo Conceito manteve a capa original e sem dúvida ela é linda e chamativa. A diagramação, como sempre, é outro ponto positivo da editora: sem grandes detalhes mas com uma boa fonte e entrelinha. O ponto negativo da edição foi a revisão, que deixou passar alguns errinhos - especialmente a falta de palavras. Mas nada que comprometesse a leitura. Um ponto para rever na próxima edição.

Beijos!
*Livro recebido da editora Novo Conceito
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

17 comentários:

  1. Tenho q admitir com a sua comparação ao Jogos Vorazes. Como já li Starters e estou lendo a sére THG. posso confirmar o que você quis dizer.

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse formato de resenha!

    ROMANCE SUTIL. É DISSO QUE EU GOSTO. Empolguei. Adoro quando o romance dá um toque a mais, mas não toma todo o foco da história.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, eu também estava com expectativas relativamente altas para Startes, uma pena que o livro não tenha correspondido. Nunca li Jogos Vorazes (é, eu devo ser a única pessoa do mundo, eu sei), mas parece bem interessante, só não sei até que ponto um livro ser parecido assim com outro é positivo.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite :)
    Bom,eu esperava mais do livro mas pelas resenhas que li nem vale tanto a pena >.<

    Beijos Nine e cuide-se

    Rimas do Preto

    ResponderExcluir
  5. Tenho curiosidade de ler esse livro.
    Convido-a para seguir e comentar:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Agora fiquei mais curiosa para ler o livro
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da forma como você expôs sua opinião. Tenho uma curiosidade bem grande pela história do livro, já sei que devo ler sem a expectativa nas alturas. Ainda assim estou mega curiosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Nine,
    Estou com esse livro aqui para ver e sinceramente ele e um dos proximos que eu pretendo pegar da NC. Bom saber disso tudo que dai já vou sabendo melhor o que encontrar e não encontrar...as similaridades com jogos vorazes acho que vão me agradar já que adorei esse outro. Vamos ver se consigo ler antes de nos vermos de novo para podermos comentar pessoalmente.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Concordo em todos os quesitos. Mas eu gostei tanto do livro, fiquei tão empolgado, que nem percebi essas coisas durante a leitura! Eu amei esse livro, mesmo com todoso esses defeitos hahahah fazer o que né?
    Até mais!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Oi Nine, adorei a resenha.
    Gostei de você ter destacado os prós e os contras, isso facilitou a minha compreensão sobre o livro, e fez com que eu ficasse mais curiosa.
    Apesar de ter lido várias resenhas bem negativas, ainda quero ler. Eu também gostei do conto publicado antes.

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não sei se leio ou se não leio esse livro. Estou só jogando mais para frente pra ver se minha empolgação aumenta.
    Adorei você separar a resenha com prós e contras, curti bastante e dá pra ver bem melhor sua crítica. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da sua resenha! Já li o livro e também não achei o melhor de todos, mas tem uma boa história. E esse seu "contra" de que a história não é bem explicada me incomodou. Afinal, eles usaram a arma química, mas POR QUE? Por que houve guerra? Como funcionou? O que era essa doença? Isso me deixou meio perdida.

    Aliás, na cena que vc citou da Callie atirando, eu também lembrei da Katiniss no treinamento com o arco õ/

    Beijos!

    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nine, é a primeira resenha que leio abordando tão claramente os contras do livro, o que foi um alívio, porque eu estava achando que o livro era TUDO_BOM_DEMAIS Se é mal explicado, com certeza vai passar longe.... Além do mais, eu tenho JV em .pdf e estou lendo aos poucos, curtindo bastante. Se esse livro e parecido com JV, mais um ponto negativo... Argh, acho que não vou ler não :$

    Gih,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oie, primeira vez que passo por aqui e confesso que me surpreendi, tenho lido resenhas que exaltam bastante o livro, "muito bom", "não deixa a desejar" são alguns dos grandes elogios que já li a respeito de Starters e admito, fiquei feliz lendo sua resenha, pois ia ler um livro com expectativas que provavelmente me decepcionariam, haha.
    Enfim, gostei bastante mesmo, abraços!

    ResponderExcluir
  15. Olá,confesso que é primeira resenha que leio que faz menção desse livro comparado a jogos vorazes,e eu estava realmente com muitas expectativas em relação a este livro,mas agora nem tanto,mas ainda pretendo lê-lo em breve! A capa é realmente linda e chama muito a atenção ^^ parabéns pela resenha.
    estou seguindo o seu blog :) se poder passar no meu também,.agradeço
    beijos

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Nine,

    Esse livro esta na minha lista de espera e estou bem curioso em relação a lele, a sua resenha ficou ótima e bem clara foi a sua opinião...parabéns....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. eu amei esse livro .... consegui ler ele todo em 3 dias

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)