Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Ela não pode contar a ninguém sobre isso – eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie fica presa em um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela é mais do que uma mera espectadora, Janie se torna uma participante.
No início achava esse livro atraente. Depois de algumas resenhas negativas fiquei em dúvida. Em seguida a Etiene [Aprendiz de Cinema] e a Juh Oliveto [Livros e Bolinhos] decretaram a sentença: eu precisava ler Wake.
Já falei por aí, nos vídeos e no blog [eu acho] que sempre fico com um pé atrás com aqueles livros que se tornam febre. Alguns leio porque fico curiosa, outros leio porque gosto do tema. Livros como os do Nicholas Sparks nunca entraram na minha lista de compras, como falo sempre, não tô no “clima” de histórias como as dele. E livros que recebem muitas críticas negativas também me chamam a atenção, como boa curiosa.
No fundo sempre quis ler Wake. A Etiene e a Juh reforçaram e eu tenho que confessar: AMEI esse livro. Mesmo! Depois de Sussurro, que até o momento é meu sobrenatural preferido, Wake vem logo atrás.
No início, foi difícil se acostumar com ritmo do livro e os sonhos que Janie não conseguia fugir. Depois de algumas páginas isso fica fácil. Aliás, o tema do livro foi o principal motivo da minha paixão pela história. Janie descobre com apenas oito anos que é uma apanhadora de sonhos. Imagine você, uma criança, no lugar dela. A personalidade é outro ponto forte pra mim. Janie tem uma mãe que pouco se importa com ela, a casa e tudo que passa ao seu redor. Logo, ela teria todos os motivos pra ser uma protagonista fútil e mesquinha, mas não é!
A paixão entre Janie e Cabel também é uma coisa bem real. Afinal, esses dramas escolares são totalmente realidade: o cara que acha o garota estranha e vice-e-versa. Tá, é um clichê teen, mas funcionou bem no fim de Wake, quando tudo aquilo que Cabel esconde se revela. E claro, NUNCA eu ia imaginar uma coisa daquelas.
Gosto também da relação de Janie com o asilo. Como adolescente, não é um lugar muito comum para se trabalhar, principalmente por todos os cuidados que as pessoas idosas e debilitadas demandam. Mas como quer ir para faculdade, arrisca até seu segredo pelo seu salário, e ao longo da narrativa e com os sonhos que “vê” e conhece um pouco mais de cada pessoa que está internada lá.
Wake não é uma fábula ou conto de fadas moderno. Wake é realista. E foi por isso que gostei tanto dele. Janie é uma adolescente que parece uma [de verdade]. Cabel é um adolescente, que passou por muitas coisas que os adolescentes passam [erros e acertos]. A escola, os amigos e a mãe de Janie, tudo isso compõe um belo cenário de “drama”. Do tipo que a gente pode encontrar na nossa casa, ou no vizinho ao lado.
Wake
Autora: Lisa McMann
Editora: Novo Século
Edição: 2010
Beijos!
Wake é um livro sempre bem falado pelos blogueiros. Eu acho que não serei o mesmo se não lê-lo...minha consciência certamente vai me dizer que sim...rssrrs...
ResponderExcluirFoi uma leitura bem difícil no começo, a narrativa é esquisita, meio Galvão Bueno (haha), mas a história começou a ficar boa e eu me empolguei. Então os aspectos negativos acabaram não atrapalhando tanto. Eu posso dizer que gostei.
ResponderExcluirHoje terminei de ler Fade! É muito melhor!
Beijos
Eu tbm amei o livro e apesar de tê-lo na estante a algum tempo, relutei em lê-lo devido as resenhas negativas. depois que li to desesperada para ler a continuação.
ResponderExcluirbjos!!!
http://sentimentonoslivros.blogspot.com/
Bons dias...! muita Paz, aguardo os nacionais
ResponderExcluireles precisam de nosso apoio... amigos de postagens nos ajudem!!!
eu não gosto muito de livros com temas sobrenaturais não ;~~ e eles estão tão 'na moda' ultimamente, não ?
ResponderExcluirmas gostei da sua resenha, me deixou curiosa!
beijos
Mel, Defatto! & Três Lápis
Estou com muita de vontade de ler esse livro!
ResponderExcluirótima resenha!
bjs, Carol
Olá Janine, muito legal seu blog. Bom são tantos comentários sobre esse livro q eu fico confusa sobre o que fazer. Comprar ou não, eis a questão.
ResponderExcluirVoce pareceu bem convicta na sua opinião e talvez por isso eu tenha ficado mais balançada.
É uma pena que voce nao curta Sparks, mas o q seria do verde se todos gostassem do azul?
Xero.
Nine, adorei sua resenha.
ResponderExcluirQuanto a wake, eu tbm nunca tive mta vontade de ler por causa principalmente de algumas resenhas negativas, mas de uns tempos pra cá, tenho visto uma resenhas elogiando bastante o livro. Inclusive a sua. E o melhor é que o livro é barato. Espero compra-lo em breve.
Abraço
Victor Lopes
yaboys.blogspot.com
eu adorei esse livro!
ResponderExcluirtô louca pra ler fade!
Nine, adoreeeei sua resenha! :)
ResponderExcluirFico MUITO feliz que você tenha curtido o livro. Wake é muiiito bom. Mas, sabe o melhor?
FADE É MELHOR AINDA! *-*
Leia assim que puder, viu? ;D
Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~
Eu gostei da história de wake, mas definitivamente esperava mais dos personagens. Gostaria que eles estivessem mais bem desenvolvios, ate mesmo os principais (Janie e Cabel). assim mesmo, a resenha ficou muito boa =)
ResponderExcluirAinda não li esse livro...
ResponderExcluirEstava super a fim, mas li umas resenhas que jogaram um balde de água fria, aí vou esperar um pouco mais para comprar...
Bjs
Mari
Psychobooks
Comprei hoje! Paguei super baratinho e já comprei Fade também. =D
ResponderExcluirbeijos
To louca para ler esse livroo!
ResponderExcluirParece ser muito bom *--*
www.baunilhacomacafe.blogspot.com