17 de janeiro de 2012

Eu sei o que você está pensando de John Verdon





Eu sei o que você está pensando
#1 Dave Gurney
Autor: John Verdon
Editora: Arqueiro
Edição: 2011
Páginas: 340
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Uma carta perturbadora chega via correio com uma simples declaração ao final: "Veja como conheço seus segredos - apenas pense em um número." Errará quem pensar que uma carta dessas chega a seu destino final apenas por obra do acaso. Para o detetive aposentado da polícia de homicídios da cidade de Nova York, Dave Gurney, que está formando uma nova vida ao lado de sua esposa Madeleine, as cartas começam a deixar de ser estranhas para se tornarem um complicado quebra-cabeça que levará a uma enorme investigação sobre assassinatos em série. Trazido para o caso como consultor, Gurney em pouco tempo percebe pistas que a polícia local deixou passar. Ainda assim, diante de um oponente que parece ter o dom da clarividência, Gurney vê seus esforços irem em vão, seu casamento rumando a um precipício e, finalmente, um medo incontrolável de que seu adversário não pode ser parado.

Cheia de receios, comecei a ler Eu sei o que você está pensando sem saber exatamente o que esperar dele. Há muito, muito tempo mesmo que não lia nada na linha de ação policial. Acredito que foi exatamente por isso que o livro me agradou tanto.

O primeiro ponto positivo do livro é o texto do autor John Verdon. Bem escrito, coerente e com um ritmo impressionante, é difícil largar a história antes de saber seu desfecho final. Os personagens também são bem trabalhados. Existe um equilíbrio na personalidade de cada um entre o racional e o irracional. E isso influência a ação de alguns personagens durante o livro.
A aposentadoria de Dave Gurney acaba quando um antigo colega de faculdade recebe um carta misteriosa

O mistério do livro, que dá o tom principal do enredo, foi o ponto alto. Descobri quem estava por trás de tudo apenas nas últimas cinco páginas. É lógico que cada leitor tem seu suspeito, mas de maneira nenhuma me pareceu um livro óbvio. O romance é bem sutil e o que conta mais neste quesito é o conflito entre o detetive Dave Gurney e sua esposa, Madeleine.

Por ser um livro de investigação policial, achei interessante o fato de existirem dois pontos distintos, mas interligados, que conduzem o mistério: as mortes e o assassino que parece prever o que suas vitimas pensam além de conhecer muito bem cada uma delas.

A capa tem os elementos essenciais do texto e foi bem composta. A diagramação é simples e não interfere na leitura. Não lembro de ter encontrado nenhum erro de português ou até mesmo concordância. Talvez minha maior dúvida seja em relação ao título, que para muitos leitores, não parece atraente. Levando em conta que o título original é Think of a Number, acredito que a adaptação para o português ficou coerente pelo contexto da história.

No final, um livro super indicado para quem gosta de ação/ suspense/ investigação policial.




Beijos!

*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

12 comentários:

  1. Oi, estou lendo esse livro, e o legal da sua resenha é que ele não possui spoilers e ficou muito bem escrita. Agora, com certeza irei avançar na leitura. Estava pesquisando as outras capas desse livro, e achei a da Arqueiro uma das mais bonitas.

    Abraços
    Caique Fortunato - Entre páginas de livros / Twitter

    ResponderExcluir
  2. Ei Nine,
    Eu ganhei esse livro aqui mesmo no blog e estou super ansiosa pra que ele chegue aqui em casa, e a sua resenha só serviu pra me deixar mais ansiosa ainda... rsrs
    Interessante saber que é uma história policial mesmo, acho que o item romance aparecer de forma bem discreta é interessante tbm.
    E gostei desse lance dos 2 pontos distintos, porém, interligados, deve até mesmo evitar que a história seja cansativa.

    Bjok

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu quero muito ler esse livro e como vc eu tbm faz um tempinho que não leio nada policial, mas olha que eu gosto bastante sabia? Adorei a resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não me interessaria pelo livro se só tivesse visto a capa, ela não é tão bonita e o nome me lembra " Eu sei o que vcs fizeram no verão passado" heheheheh

    Mas gostei da sua resenha e como amante de bons livros policiais, vou ter que dar uma anteção pro livro.

    ResponderExcluir
  5. Achei esse livro simplesmente incrível! Tanto que é um dos meus preferidos de 2011 =D

    Gostei da sua resenha, expressa muito bem sobre o livro sem contar a estória. Hoje em dia já não consigo fazer isso, está cada vez mais dificil não contar spoilers, principalmente com livros que me envolvo mais.

    E com certeza indico o livro, vale muito a pena ler!

    Beijos
    Lehh Molon
    Animus Book

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Nine,

    Tenho curiosidade em relação a esse livro e com a sua resenha ela só aumentou, parabéns.

    Abçs.

    ResponderExcluir
  7. Resenha muito boa!

    Gostei desse livro pelo título é bem atrativo e desafiador!

    Meu Blog Esta com cara nova dê sua opinião!

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei á resenha é bem o estilo que gosto de ler em livros, vou encomendar o meu ,beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Esse é simplesmente o estilo de livro que eu mais gosto! Fiquei com muita vontade de ler, eu gosto do título. A capa em si poderia ser melhor, mas o título é bom sim! Parabéns pela resenha! Beijos.

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Nine! ;)

    Não sou muuuuuito fã de livros policiais. Vez ou outra leio algum. Por isso nem tenho muita vontade de ler esse livro. :( O mais difícil nesses livros é justamente manter o suspense até o final... Que bom que esse conseguiu! \o/ Talvez eu dê uma chance pra ele mais pra frente.

    Beijos! ;)
    Amanda || Lendo&Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro livros policiais e gostei muito de "Eu sei o que você está pensando". O que acho importante ser ressaltado é que esse é o livro de estréia de John Verdon e é tão bom quanto livros de autores veteranos. Tem uma narrativa gostosa de ler, uma trama bem construída, e um suspense dosado na medida certa. Recomendo também.

    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Nine!
    Já tinha lido sua resenha há algum tempo, mas só estou comentando algora. uhuaha... :)
    Eu adoro suspense! Acho que esse livro deve ser uma ótima dica. Tenho ele aqui e já li algumas páginas. Espero poder encaixá-lo em breve nas leituras.
    É ótimo quando um livro mantém o mistério até o fim. sinal de que ele foi bem feito mesmo. Não tem tanta graça quando a gente saca tudo logo no início. ;/
    Pretendo ler logo! :D

    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)