7 de dezembro de 2010

Percy Jackson e os Olimpianos: O ladrão de raios de Rick Riordan






O ladrão de raios
#1 Percy Jackson e os Olimpianos
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Edição: 2010/ 2ª edição
Páginas: 387
Compre no Submarino

E se os deuses do Olimpo estivessem vivos em pleno século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais e tivessem filhos que pudessem se tornar heróis? Segundo a lenda da Antiguidade, a maior parte deles, marcados pelo destino, dificilmente chegavam a adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

ESSA RESENHA PODE CONTER SPOILERS!

Eu tinha um certo receio em ler Percy Jackson apesar dos muitos elogios. É difícil não pensar em Harry Potter. Mas isso acabou no momento em que comecei a ler. 

Percy Jackson é um garoto bem problemático. Mais do que um adolescente da sua idade. É bem atrapalhado, sofre com a dislexia e o déficit de atenção. Tem uma mãe ótima, mas um padrastro digno de filme de terror. E é claro, nunca na cabeça dele, poderia surgir a idéia de ser um semideus. Mas as coisas começam a mudar quando Percy é acusado de roubar o raio-mestre de Zeus e todas aquelas criaturas bizarras começam a caça-lo. Só então que as coisas começam a fazer sentido. 

Embora o livro dê várias evidências de que Percy é filho de Poseidon, só depois de ir para o Acampamento Meio Sangue e conhecer mais sobre os semideuses, é que Percy descobre a influência da água em sua vida e principalmente sua recuperação e vitalidade. Então começa a juntar as evidência e tudo mais... descobre que é filho de um dos “três grandes” e que é acusado de não só roubar o raio-mestre como também de ser o motivador [pelo roubo] de uma guerra entre eles [Hades, Zeus e Poseidon]. 

Eu gostei do espírito aventureiro do livro e da motivação do Percy em salvar sua mãe do submundo e provar sua inocência. É nesse momento que percebi a maior semelhança com Harry Potter: o trio de amigos. Para mim é o único ponto realmente semelhante e que deve ter sido inspirado no bruxo, fora isso, não encontrei nada de mais óbvio. Annabeth é a versão semideusa da Hermione, sabidona tanto quanto. Entre Grover e Rony isso não seria tão evidente, a não ser o jeitão mais atrapalhado dos dois. E é claro, os heróis adolescentes Percy Jackson e Harry Potter, por motivos diferentes, se superam em coragem. 

Além disso, sem dúvida, o que mais conta no enredo do livro são as pitadas de história e mitologia grega que com certeza fez muitos leitores se interessarem mais por isso [\o/] e ficarem mais atento as aulas de história. E não poderia ser diferente, Rick Riordan foi professor de inglês e história em escolas públicas americanas e aposto que ele pensou: “vou fazer um livro sobre mitologia e provar que essa gurizada pode se interessar mesmo por isso”. Conseguiu Rick.

Depois de ler Ladrão de Raios não ouso fazer mais comparações com Harry Potter a não ser a que falei acima. Embora o público seja o mesmo, os enredos dos livros são bem diferentes. E acredito que as motivações dos autores também. Eu realmente me surpreendi com a história desse semideus maluquinho que é o Percy Jackson. 

Outro grande ponto a favor do livro, além da mitologia, é a narrativa de Rick Riordan. Leve, clara e totalmente fluída. Nada melhor para um livro destinado a um público que não gosta tanto assim de ler [tô falando de pessoas normais, não malucos como nós]. Ladrão de Raios já foi e Mar de Monstros já está na minha cabeceira. 

Vejo vocês em breve.
Beijos!


*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

13 comentários:

  1. Começou a saga em, acho que vc vai adorar terminei de ler o ultimo esta semana, e se gostou do primeiro espere ate ver o ultimo.

    Abraços

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Há, adoro Percy Jackson *-* Só li até o segundo livro, mas espero comprar logo os outros para ler. É muito bom. Gostei da resenha (:
    Beijos, Vanessa.
    thisadorablething.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei bastante de Percy também. Estou louca para ler a continuação, mas estou atolada de livros para ler. Pedi o livro 2 de amigo secreto da família, vamos ver se ganho! hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. oii querida!

    não li a série ainda, netão pra não ler spoiler eu pulei a resenha =/

    então o recadinho hoje é só rpa deixar um mega bjoo pra você
    ;**

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc... o livro é cheio de mistérios... A princípio pensei q não me traria emoção, mas ao continuar lendo, descobri algumas curiosidades que me cativaram a continuar..." e é realmente um livros para malucos"!!!??? rsrsrsrsrs..

    Abraços

    Antonielson Sousa

    ResponderExcluir
  6. “vou fazer um livro sobre mitologia e provar que essa gurizada pode se interessar mesmo por isso”
    HAHAHA Com certeza, ele deve ser lido isso! =)
    E cara, Percy Jackson é demais. Sou totalmente fã da escrita de Riordan e acho fantástico a história que ele criou.
    Não tem anda relacionado à Harry Potter. Acho que quem diz isso realmente nunca leu a saga =/

    AMEI sua resenha!
    Beijinhos xx

    ResponderExcluir
  7. Não li a resenha já que pode conter spoilers! Haha. Não li o livro e nem assisti o filme mas não to aguentando mais, preciso ler ou assistir logo, haha.

    ResponderExcluir
  8. Quero desejar a você e a todos os seus seguidores, Feliz Natal, que a Paz que tanto precisamos possa fazer parte dos nossos planos.
    Feliz ano novo a todos!

    ResponderExcluir
  9. Estou adorando essa série, o Rick Riordan escreve super bem =)
    Logo logo começo a ler o 4º

    Muito boa a resenha ^.^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Janine!!!
    *-*
    Eu confesso que ainda não li Percy Jackson!! :$
    Vi primeiro o filme e achei meio fraco. Foi legal, mas não para ler uma série com não sei quantos livros, sabe?
    Mas a Mellory disse que é uma das melhores séries que ela leu, o livro não tem nada a ver com o filme e tal... Acho que vou ler sim, quando minha pilha de livros diminuir, claro!
    -.-'
    Huhuhuh, e no filme deu pra notar bem isso: o trio Harry Potteriano, hahauhauha!
    Mas a mitologia grega realmente deu uma diferença!!
    xoxo

    ResponderExcluir
  11. Já assisti Percy Jackson, mas nunca li os livros. Vou pensar em lê-los. Depois de HP, não consigo ler outra série, rs.

    Passei por aqui.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  12. Aim, eu quero ler essa série!! Preciso comprar logo a box com todos os livros! rsrs ;D

    ResponderExcluir
  13. O Ladrão De Raios é muito legal.
    PJ é legal.
    Rick Riordan é legal. (Y)

    Uma pequena coisa que me irritou foi a semelhança do trio, citada. Por que tão parecidos? >,<'

    Boa resenha!
    ;D

    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)