23 de dezembro de 2010

O Rei e o Camaleão de C.N. David





O Rei e o Camaleão
Autor: C.N. David
Editora: Ideias a Granel
Edição: 2006
Páginas: 120
| Skoob |

O livro compõe-se de duas histórias destinadas ao público jovem e adulto. "O Monge Rei" passa-se em um reino fictício no que se poderia comparar a Idade Média, época de reis, castelos e lutas de espada. Já "O Camaleão" é uma ficção espacial que conta a história de um agente secreto que tem a peculiar característica de seu um transmorfo. Ambas nos remetem àqueles sábados em que a geração que passou sua infância nos anos oitenta assistia a seriados enlatados e colecionava revistas em quadrinhos.

Definitivamente estou numa fase de ótimos livros.

Fiquei super feliz quando entrei em contato com o Christian e ele topou ser parceiro do blog. Alguns dias depois já estava com o Rei e o Camaleão aqui em casa e li ele em um dia [com intervalos regulares entre trabalho, namorado, comer, dormir e tomar banho]. Então, vamos falar dessas duas histórias que me fizeram ter mil idéias.

O Rei Monge
Eu adorei a temática da história: reino, traição, a rainha viúva e o novo soberano opressor. Pra mim, o que ficou como mensagem principal desse livro [ou no caso, a primeira história] é que não importa onde, nem quando, nem que situação, o nosso passado, de alguma forma, exerce influência sobre nós. Seja positivamente com lembranças felizes, seja negativamente, trazendo novamente momentos difíceis ou trágicos. Nossa mente não é um disco rígido que pode ser formatado, excluindo coisas que não queremos mais. E sobre as ideias, imagino tanto essa história adaptada para algum meio visual, e por ser curta, poderia ser fiel ao livro. Espero que em breve as emissoras nacionais valorizem essas obras. A fidelidade e a amizade é outro ponto alto do livro. Além, é claro, do amor entre Litara e Petrus. Pronto! Pra saber mais, só lendo!

O Camaleão
Nunca tinha lido nenhum livro que falasse sobre um transmorfo. Mas a segunda história, O camaleão, foi uma metáfora perfeita para a mensagem do livro. No caso, fala de vários transmorfos, mas o principal deles, Knox, conta e passa por muitas situações que certamente fazem qualquer um que, se algum dia pensou que ser um transformo seria algo de bom, mude de ideia. Assim como todas as condições impostas pela vida, tem suas vantagens e benefício, mas de forma errada ou exagerada, traz muitas consequências.

Não tinha dúvidas que seria um grande livro, principalmente porque ganhou um prêmio de incentivo da Prefeitura de Porto Alegre. Deixo meus parabéns ao Christian aqui, por esse livro, que acima de tudo traz uma reflexão sem ser careta ou extremista, mas com histórias que podiam muito bem ser reais!

Beijos!

11 comentários:

  1. Eu ouvi falarem sobre esse livro e até fiquei curiosa, mas achei essa capa tão ruim que até me desanima! Mas todo mundo fala bem e provavelmente em breve darei uma chance :D

    ResponderExcluir
  2. Pela resenha o livro parece ser muito bom! A temática é boa e gosto desse tipo de história que te leva refletir. Só não posso deixar de concordar com o comentário acima, a capa é mesmo ruim. =/
    beijoos

    ResponderExcluir
  3. jah li bastante resenhas positivas desse livro, deve ser uma otima leitura msmo sendo curtinho^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  4. O meu chegou hoje! Já comecei a ler e estou gostando.
    :)

    ResponderExcluir
  5. Essa história me instiga muito, mas eu estou sem nenhum centavo no bolso; ah, como eu gostaria de ter um parceiro :( Mas se Deus quiser eu vou conseguir! E a sua resenha está muito boa. :D

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Já li e gostei bastante. A capa não anima mesmo, mas as tramas são boas. =D
    Beijos e Feliz Natal!!

    ResponderExcluir
  7. Passei aqui para desejar parabéns aos aniversariantes seguidores do blog. da Janine
    e não esquecer de lembrar de um aniversariante
    especial: O Mestre dos Mestres, Jesus Cristo,
    a ele toda honra!

    ResponderExcluir
  8. O autor me enviou esse livro e eu estou curiosa. Assim q puder, vou ler!

    Feliz natal!
    Bjo
    Pri

    Entre Fatos & LIvros

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei O Rei E O Camaleão!
    Uma pena, mesmo, o livro ser curto.

    As duas histórias são tão boas que não me incomodaria tê-las em mais de 200 páginas. ^^

    Beijos
    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Janine, você falou tão bem do livro que até estou com vontade de ler.

    Essas histórias de reis sempre me chamam a atenção.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Eu quero tanto ler esse livro, essa resenha ainda me deixou mais curiosa. Ah, legal o seu jeito de resenhar, desperta mesmo a curiosidade e não entrega tudo.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)