8 de dezembro de 2010

Percy Jackson e os Olimpianos: Ladrão de Raios - direção de Chris Columbus



Vou começar contando meu drama pessoal com esse filme. Tentei assistir ele uma vez. Quando chegou aos 20 minutos não consegui mais. Não deu. Achei muito forçado. Mas pensei: "ah, não li o livro, deve ser impressão minha". OK. Duas semanas depois fui para a segunda tentativa. Chegou perto dos 40 minutos. Aí perdi a paciência e praticamente jurei não tentar assistir nunca mais! Só que... Eu tive a brilhante ideia de fazer a resenha do livro e, caso esse tivesse um filme que fosse baseado/ adaptado/ versão [assunto para um outro post], escreveria uma resenha deste também. Aloka ,Janine! Então li o livro e precisava ver o filme, graças a essa brilhante regra que eu inventei. 

Então essa resenha terá duas versões! 

1. Para você que não leu Percy Jackson e os Olimpianos - Ladrão de Raios
O filme não passa de aceitável. Mesmo! Tudo bem que a história se passa no século XXI e o Percy descobre isso em uma realidade em que nada faz sentido, mas va lá, colocar Lady Gaga no filme não passou de uma jogada comercial, afinal a cantora é o maior fenômeno musical dos últimos tempos. OK. Aí vem toda a coisa do Acampamento Meio Sangue, a acusação de roubo do raio-mestre e a aventura dos três adolescentes. Tudo nos conformes caso você não tenha lido o livro. Moral da história: Percy Jackson alcança seu objetivo!

2. Para você que leu Percy Jackson e os Olimpianos - Ladrão de Raios
Não, não, não. Isso não é uma adaptação. Isso é, talvez, uma versão. PeloamordeDeus! Do meu ponto de vista, a adaptação não transforma fatos de extrema importância em secundários ou inexistentes! Vamos ao primeiro: Percy sobe nas costas do Minotauro e assim quebra seu chifre o destrói. Não é com a ajuda de uma árvore. Sem contar nas falas dos personagens em uma das primeiras cenas do Acampamento Meio Sangue, todas invertidas. Annabeth não é da equipe rival na caça à bandeira. A aventura deles não é em busca das pérolas. Perséfone é citada brevemente no livro e o Hades não parece com o Ronnie James Dio. Quem fica no submundo é a mãe de Percy e não o Grover. A cena mais próxima do livro é a da Medusa. E só! E no final, Percy decide morar com sua mãe e voltar ao Acampamento Meio Sangue só no verão. No filme, ele fica lá. Enfim, se foi difícil assistir o filme sem ler o livro, depois de ler ficou quase impossível, mas assisti. 

Aí vocês me perguntam: Janine, tu não gostou de nada? Sim, gostei do elenco, embora os personagens dos adolescentes sejam grandes para época do livro, mas gostei deles. Sem mais considerações.

ASSISTA AO TRAILER


Beijos!

10 comentários:

  1. Concordo plenamente com a critica esta foi uma das piores adaptações que ja vi, se não for a pior. Eles deliberadamente distorcem acontecimento de extrema importância, mas fazer o que prefiro ficar com o livro mesmo.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o livro e tenho o filme.
    Eu gostei do filme,não sei se gostarei depois do livro.

    Muitos filmes não seguem a obra original.
    Mas vamos ver depois que eu ler.(Vou esperar comprar todos primeiro).

    Nine chegou Memórias de uma Gueixa.

    O meu chegou faz alguns dias.Ele é lindo e não é versão econômica.

    Se você não gostou de Percy... eu acho que não vai gostar de memórias.
    Eu estava lendo algumas partes e é contada pela protagonista idosa,suas memórias de quando era jovem.Vamos ler para saber.

    Beijos e até.

    Luiz Gouveia
    luizgouveia.blogspor.com " Entre e veja a cara nova do blog"

    ResponderExcluir
  3. Eu quis dizer do filme "não gostar do filme"

    Mas o filme é lindo de qualquer jeito.

    Agora fui!

    beijos.

    Luiz Gouveia
    luizgouveia.blogspor.com

    ResponderExcluir
  4. Nã, acho que a pior adaptação ever é de Eragon, haha.
    E quanto ao filme do Percy, acho bem filme sessão da tarde, bem divertidinho. Acho que eles fizeram as adaptações nescessárias para fazer só um filme, ao invés da série. Se você tiver em mente isso, acho que dá pra assistir sem se remoer. E rir pra caramba.
    Beijo, beijo,
    Thai Caldas,
    TrêsLápis~OlhandoProInfinito

    ResponderExcluir
  5. Realmente, se considerarmos o livro, o filme é fraquíssimo. Mas assisti antes de lê-lo, então eu gostei do filme. Mesmo.
    E o personagem principal parecer ser maior do que 12 anos, infelizmente =/ Mas que é bonitinho, é HIHI
    Você pareceu eu quando assisto às "adaptações" dos livros de Nicholas Sparks para as telonas = com raiva, incrédula...

    ResponderExcluir
  6. Concordo totalmente! Quando lançaram o filme eu fui correndo comprar o livro, porque também tenho essa mania de ler e depois ver. Foi a maior decepção ever! Até chorei no cinema #dramaqueen
    Mas acho que pra quem não leu o livro o filme é divertido, minha irmã amou e não entendou minha indignação... HAHAHAHA
    Ótimo post.

    Beijos,
    Thanny in Wonderland

    ResponderExcluir
  7. Concordo muito! Odiei o filme, ficou totalmente diferente e outra, como a mãe do Percy sabia certinho ir para o Olimpo se os humanos não podem ir para lá?
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo ! a adapitaçao do filme foi muito ruim eu acho que eles deviam deixar mais parecido com o filme e quando o percy foi devolver o raio-mestre as roupase os deuses estavam vestindo nao tinha nada a ver com o do livro !

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei do filme.
    Achei que a dublagem ficou ruim, os atores, ruins, mas a história até ficou legal. A cena da Hidra ficou ótima. Os efeitos são muito bons. Não o PJ voando. Aliás, pessoas voando são as piores cenas que me dão vergonha alheia.

    Li antes.
    Tive uma experiência legal: enquanto lia, comparava com o que um colega que tinha assistido contava.

    A cena do parque teria sido ótima no filme!

    Muito legal sua divisão no post.
    Ótima semana! Beijo

    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu só vou ver o filme depois que ler, como fiz com O senhor dos anéis.
    Esses filmes de agora estão muito zoados, dá até raiva.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)