7 de abril de 2020

O espião que saiu do frio de John Le Carré



O espião que saiu do frio
Autor: John Le Carré
Tradutor: Adelino dos Santos Rodrigues
Editora: Abril Cultural
Edição: 1980
Páginas: 259
Skoob | Goodreads
Compre na  Amazon

LEIA TAMBÉM
Marnie de Winston Graham
Os obscuros meandros e os bastidores da espionagem política, retratados com toda a crueza e violência. O livro mostra a crueldade de um mundo dividido entre facções que se combatem surdamente e o drama de vidas marcadas pela existência do muro de Berlim. "Temos de viver sem compaixão" - afirma um dos personagens, revelando a regra básica de um jogo político onde não há lugar para nobres sentimentos.

A minha primeira experiência de leitura com John Le Carré foi interessante e peculiar. Em primeiro lugar esse livro daria um filme de espionagem/ suspense/ ação incrível (pode ser que exista, vou pesquisar assim que acabar esse texto, deveria ser o contrário, eu sei), o enredo é envolvente e os personagens são inconfiáveis, o que sempre me desafia como leitora a desvendar quem fala a verdade e quem mente.

Narrado em terceira pessoa, um dos meus pontos favoritos da história é que os diálogos aproximam o leitor do protagonista Leamas e dos demais personagens que transitam pelo pano de fundo; enquanto o narrador descreve o cenário, as conversas demonstram a personalidade de cada pessoa envolvida na trama. A personagem feminina não aparece de forma linear no enredo, mas os momentos de participação trazem humanidade a história em um contexto tenso com militares e negociadores políticos.



O clima tenso e o mundo da espionagem são apresentados no primeiro capítulo e John Le Carré mata um personagem sem meias palavras. O interessante é que as atitudes do agente antes da morte, mais a frente no enredo, irão conectar histórias paralelas, o que dá grande sentido ao livro, e mostra que no jogo político as escolhas mudam rápido, muito rápido.

Mais tenso que frenético, em O espião que saiu do frio nada do que é planejado realmente funciona, o enredo não é condescende com o protagonista, a cada capítulo o jogo muda e Leamas precisa decidir o passo seguinte em pouco tempo e em certo ponto as coisas realmente saem de controle, da metade para o final, apesar de começar a suspeitar do desfecho, eu me envolvi demais com a história.

O cenário europeu e os principais países envolvidos na conspiração são outro destaque do livro. A Guerra Fria não é um período que tenho especial interesse, mas faz todo sentido nos dias de hoje, tanto do ponto de vista social quanto político, o intenso contraste entre capitalismo e comunismo e como os conceitos básicos de existência ficam perdidos em meio ao bombardeio de ideologias contrastantes e a luta para impor um ou outro conceito no mundo (parecidíssimo com 2020).




O espião que saiu do frio não é um livro otimista, pelo menos eu não interpretei dessa forma, e ao mesmo tempo John Le Carré deixa claro que existe sempre uma escolha, a possibilidade de mudar ou fazer a diferença é real, mas exige uma decisão, uma mudança ou uma atitude muitas vezes imensurável ou de sacrifício. Cada um pode decidir, e num período de incertezas (antes e agora), é sempre essencial estimular o pensamento crítico e coletivo.

Minha nota para O espião que saiu do frio é de três estrelas no Skoob, uma boa leitura. Faltou a participação da personagem feminina ao longo do enredo de forma significativa, ou em momentos importantes (acontece do final), e o desfecho de Leamas, apesar do meu palpite praticamente certo, poderia ser em outra circunstância, e ao mesmo tempo faz total sentido com o enredo, então é questão de gosto pessoal, fazer o quê! Já leu algo de John Le Carré?

Beijos!

Fotos: Nine Stecanella
*Ajude o blog comprando pelos links indicados no post ou através dos banners da Amazon e Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

2 comentários:

  1. Bom dia,
    Tudo bem?
    Gostei muito da resenha, não conhecia o livro.
    Mas sempre me interesso por assuntos sobre investigação, espionagem :)

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito desse Tema! Já comprei 3 livros do Carré, esse sem dúvida será o próximo!Obrigado pela dica

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)