15 de abril de 2018

3 motivos para ler Poemas de Álvaro de Campos de Fernando Pessoa

A série 3 motivos para ler começou em fevereiro de 2017 com a indicação de Cancioneiro de Fernando Pessoa e pouco mais de um ano depois estou de volta no Estante da Nine para mais uma dica do autor português, desta vez de Poemas de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa, considerado por alguns seu alter ego. 

Aliás, refiz esse primeiro parágrafo algumas vezes porque em várias versões o texto ficou contraditório, mas para relembrar a coluna 3 motivos para ler voltou ao blog depois de algum tempo de hiato com a indicação de O cemitério dos vivos de Lima Barreto e como a lista de resenhas está enorme, resolvi não deixar passar essa boa leitura de Fernando Pessoa e recomendar o livro, como da outra vez, em um lista.

1. TEXTO
Eu nunca sei bem como me referir a narrativa em poesia além de... poesia, ou poema, mas a verdade é que ler Fernando Pessoa foi uma grande quebra de barreira na minha vida de leitora porque eu passei a cogitar ler mais do gênero, comecei um projeto de leitura para registrar os livros todos os dias (ou quase isso) e percebi que poemas estão além do amor romântico ou idealizado, sempre as minhas lembranças do tema. 

Como em Cancioneiro ou Antologia poética, Poemas de Álvaro de Campos foi uma boa leitura e um desafio porque eu sempre leio Fernando Pessoa com um certo ritmo, por assim dizer, e se me distraio, volto lá para o início do poema. Detalhe que nessa edição, disponível de graça na Amazon (baixe aqui), alguns textos são extensos, então pensa nos vários trechos relidos, hehehe.


2. POESIAS LONGAS
Sim, eu falei sobre o texto acima e separei esse tópico por um motivo especial: como leitora eu tenho tendência a certos vícios, ou preguiça mesmo. O que isso quer dizer? Que eu tenho dificuldade de sair da zona de conforto, ler coisas diferentes ou encarar a leitura como um desafio mesmo, como algo que mesmo que não goste, eu leia pela experiência, para conhecer o autor ou algo assim. No caso de Poemas de Álvaro de Campos os textos longos foram um desafio, porque além de poesia não figurar com tanta frequência na minha lista de livros, só faz sentido se entender né?! Por isso acho importante reler trechos quando necessário para não perder nada do contexto!


3. VIDA E EXPECTATIVAS
O ponto alto da minha experiência de leitura com Poemas de Álvaro de Campos foi o tema de várias poesias: a realidade da vida x a expectativa que criamos. Muitos dos textos conversaram comigo porque aos 30 anos é impossível não pensar no que deveria ter feito em comparação ao que fiz, e assim acontece para tantas outras pessoas. Mais um destaque desse tópico é a expectativa do outro em relação a nós e como cada comportamento é afetado pelo julgamento das pessoas ao redor. No geral é um livro que adorei ter lido exatamente agora e sem dúvida quero reler em cinco ou 10 anos para saber se ainda vai fazer tanto sentido como em 2018.

Poemas de Álvaro de Campos foi outra experiência incrível com Fernando Pessoa que eu precisava compartilhar no Estante da Nine. Espero que vocês tenham gostado da recomendação e caso tenho outros livros do autor para indicar deixe o nome nos comentários. Se você, assim como eu, não tem familiaridade com poesia também acho válida a experiência com Fernando Pessoa, principalmente pela diversidade de temas e estilos que o autor adota.

Beijos!

Foto Fernando Pessoa: Proseando Poesia
Foto Kindle: Nine Stecanella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)