19 de março de 2016

Se eu ficar (If I Stay) – dirigido por R.J. Cutler




Se eu ficar
(If I Stay)
Direção: R.J. Cutler
Produção: Metro Goldwyn Mayer
Ano: 2014
Duração: 106 minutos
Filmow | IMDb
Compre no Submarino

LEIA TAMBÉM
Se eu ficar de Gayle Forman
Para onde ela foi de Gayle Forman

Oi gente, tudo bem? Hoje eu finalmente sentei para escrever sobre o filme Se eu ficar, dirigido por R.J. Cutler, que assisti no final de fevereiro no canal Telecine. Não pretendo me estender muito nas impressões, mas achei interessante publicar um post rápido porque a leitura fez parte da minha meta para o Desafio livros e seus filmes em 2014. Aqui no Estante da Nine eu já escrevi sobre o livro que deu origem ao filme, Se eu ficar de Gayle Formam e também sobre a continuação, Para onde ela foi, meu vídeo mais assisto até hoje!

Na história acompanhamos Mia, uma adolescente apaixonada por música clássica que por vezes se sente um peixe fora d'água no meio de sua família roqueira. A protagonista logo chama a atenção de Adam, líder da banda mais badalada da cidade. A relação entre os dois personagens começa de forma sutil, mas logo se transforma em namoro. Prestes a terminar o ensino médio, Mia tem muitas dúvidas sobre o futuro, mas tudo muda após um grave acidente de carro em um dia de neve intensa. 

No geral, eu gostei da adaptação de Se eu ficar. Os principais elementos da trama do livro estão presentes no roteiro do filme e apesar de alguns momentos não ganharem a atenção merecida, a história mantém a dinâmica entre presente e passado de forma satisfatória. Também achei a personalidade de Mia e Adam bem fieis ao que eu imaginei ao longo da leitura e alguns momentos entre o casal foram até mais espirituosos que no livro. Assim como na obra de Gayle Formam, a condição da protagonista no filme dá margem para várias interpretações, que variam de acordo com a crença (ou falta dela) e visão de mundo de cada um.



Sobre os aspectos negativos, eu não gostei de Mia correndo pelo hospital toda vez que algo relevante acontecia em um setor diferente do que ela estava. Eu até entendi a ideia de usar a corrida como transição das cenas, mas não teve um efeito dramático interessante. E por falar nisso, eu tinha a impressão de que me emocionaria bem mais com o filme, mas isso não aconteceu. Claro que alguns trechos são realmente marcantes e algumas lágrimas rolaram, mas não foi aquela choradeira, sabe?!

No geral, é um bom filme. Faltou alguma coisa para que eu me envolvesse mais com a história, no entanto incluo Se eu ficar na lista das boas adaptações literárias (mas não das mais incríveis). Minha nota para a produção dirigida por R.J. Cutler foi de três estrelas e meia no Filmow. Me incomoda que Chlöe Moretz aparaça em tantos filmes (inspirados em livros), mas sem dúvida ela foi uma ótima Mia. Jamie Blackley também foi bem como Adam, mas como já comentei nas resenhas do livros, não sou fã dele.

E vocês, já leram ou assistiram Se eu ficar? Como foi a experiência? Vocês gostaram da história e do rumo que Gayle Formam escolheu? Me contem tudo nos comentários!

ASSISTA AO TRAILER DE SE EU FICAR

Beijos!
Imagem: Divulgação
*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)