Tipo destino de Susane Colasanti

24 de março de 2014





Tipo destino
E se sua alma gêmea fosse o namorado de sua melhor amiga?
Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Edição: 2013
Páginas: 288
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino

LEIA MAIS
Bem mais perto de Susane Colasanti
Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão…

Susane Colasanti é uma autora de livros jovens e Tipo destino foi minha segunda tentativa com uma obra dela. Infelizmente, como na primeira vez com Bem mais perto, não gostei do livro, principalmente porque não me identifiquei com as personagens principais, suas atitudes e formas de pensar. O livro não me remeteu a minha adolescência, como eu imaginava. 

Lani e Erin são muito próximas, apesar das diferenças, mas as coisas começam a mudar quando Erin apresenta seu namorado, Jason, para a melhor amiga. É praticamente instantânea a conexão entre eles e, ao mesmo tempo, surge aquele lembrete de que não poderão ter nada, afinal, já existe um relacionamento ali. 

O primeiro e mais importante ponto que me chateia nas obras de Susane Colasanti é que as personagens são dependentes de garotos. Tudo bem, eu sei que é normal nesta fase da vida ter várias paixões e tudo mais, mas as meninas da história (de ambos livros) vivem, a partir da aproximação, para imaginar como serão suas vidas com o “amor verdadeiro”. 

Neste livro especificamente existe um outro aspecto que me irritou bastante: o garoto, no fundo no fundo, não gosta de Erin, mas também não termina o relacionamento para poder ficar com Lani. Volto a escrever (sim, mais uma vez), que a fase da vida retratada no livro nos deixa bobos mesmo, mas espere aí, não tanto assim. 


As coisas começam a mudar muito quando Erin sai de férias no verão para ser monitora de um acampamento e Lani vai seguir sua vida, encontrando-se com Jason, que termina com Erin por carta (!) e quando as aulas voltam, lógico, o grande mistério do fora que levou do namorado será revelado aos olhos de Erin... E o desfecho, bom, quem ficou curioso, precisará ler para saber. 

Existe ainda um terceiro motivo que me desapontou demais: Lani é muito ligada a astrologia e adivinhações, mas a relação dela com o tema não é saudável. A personagem deixa de fazer escolhas, de pensar sobre o assunto de ponderar prós e contras porque “se for o destino, nada pode mudar o que está escrito”. Sem mais para este parágrafo. 

O fato é que as obras de Susane Colasanti me deixam dividida. Resumindo: eu não compro a história do enredo principal, acho fraca e com personagens sem personalidade, porém, os elementos secundários e enredos paralelos me agradam demais, por isso não descarto a possibilidade de ler ainda um terceiro livro da autora. Claro que preciso mencionar que já passei da faixa etária do público alvo do livro e como minha adolescência foi bem diferente das personagens, é normal não me identificar. 

A edição da Novo Conceito está bem bonita. A capa é praticamente um spoiler e as cores em tons pasteis dão a ideia de leveza que o livro passa (não, ele não entra em questões existenciais). A revisão está boa, com um ou outro erro ao longo do texto. Ah! O mais legal é que a lombada combina com o outro livro da autora que tenho aqui em casa. 

Indico a leitura para adolescentes, acredito que irão se identificar muito mais do que eu (até porque a cada geração as coisas mudam), para os leitores que já conhecem algo da autora e gostaram e, claro, para quem ficou curioso pelo enredo e quer tirar a dúvida.

Beijos!
Foto: Nine Stecanella
*Livro recebido da editora Novo Conceito
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine