22 de março de 2013

Garota tempestade de Nicole Peeler





Garota tempestade
Autora: Nicole Peeler
Editora: Valentina
Edição: 2013
Páginas: 280
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Mesmo tendo passado a vida inteira na pequena e conservadora cidade de Rockabill, Jane True, 26 anos, sempre soube que não se encaixava numa sociedade pretensamente normal. Durante um de seus clandestinos nados noturnos no mar congelante, desafiando um perigosíssimo redemoinho, uma descoberta terrível leva Jane a revelações surpreendentes sobre sua herança genética: ela é apenas meio-humana. Agora, Jane precisa penetrar um mundo de mitos e lendas, povoado por criaturas sobrenaturais, aterrorizantes, belas e até mortais. Características que também descrevem perfeitamente Ryu, seu novo “amigo” -- um vampiro poderoso, deslumbrante e hummm, aiii... muuuito SEXY. Entretanto, alguém está matando meio-humanos como Jane. A pergunta que não quer calar é: os assassinatos são fruto de uma mente doentia ou há um plano macabro para exterminá-los?

Eu estava muito curiosa por Garota tempestade desde o dia em que li a sinopse no site da editora Valentina. Felizmente o livro correspondeu bem as minhas expectativas e a leitura foi agradável e leve. Vale destacar que o livro é adulto, não apenas pela idade da personagem, como também pelas cenas sensuais e violentas.

O livro da autora Nicole Peeler é classificado como uma fantasia urbana. Ou seja, ela não cria um mundo fantástico, ela introduz os seres fantástico no "nosso mundo". A protagonista é Jane True, uma garota de 20 e poucos anos que vive em uma cidade pequena e graças a um acontecimento trágico no seu passado é odiada por praticamente todos. Ela vive com o pai em uma casa afastada do centro da cidade, próxima à praia, trabalha em uma livraria e a única atividade que realmente lhe dá prazer é nadar. Ah! Jane também não se relaciona com um homem há muitos anos.

O enredo do livro segue basicamente por dois caminhos: o primeiro é relacionado a investigação de um assassinato e é por este ponto que a autora insere grande parte dos personagens fantásticos que vão aparecer no decorrer da trama; o segundo aspecto do enredo é a descoberta da própria identidade, das origens, de Jane True. Sabemos (e a protagonista também sabe) que a afinidade com a água significa algo muito importante e Nicole Peeler vai desvendando aos poucos o que isso significa.


O livro trata de assuntos como homossexualidade (as chefes de Jane são lésbicas), preconceito (a mãe da protagonista surge misteriosamente na cidade e engravida mesmo antes de se casar e passa a ser desprezada por essa atitude), julgamento (Jane é culpada por toda a cidade por um acidente que aconteceu durante a adolescência), sexo e violência. De forma geral, todos os assuntos ficaram bem inseridos no contexto dos seres fantásticos. Nicole Peeler cria um pano de fundo diferente para explicar o sobrenatural, mesmo fazendo uso de figuras consagradas como vampiros, súcubos, elfos e híbridos (para citar alguns exemplos).

Um ponto que me agradou na leitura foi o desenrolar da história. A autora não se estende guardando segredos ou fazendo jogos de vai-e-volta para desvendar certos mistérios. Quando uma resposta é indispensável em terminado momento do livro, ela revela para a protagonista e o leitor. E mesmo como primeiro volume de uma série, Garota tempestade tem início, meio e fim. O que é proposto no livro, é resolvido. Desta forma, caso o leitor não tenha afinidade com a história, ele não precisa, necessariamente, ler todos da coleção para compreender o que é apresentado no volume um. É claro que existem infinitos temas para abordar nos próximos títulos, mas para quem tem receios em começar uma nova série esse é um ponto positivo.

Dois pontos me desagradaram. O primeiro deles é que pela proposta enxuta, muitas vezes Jane aceita o fantástico muito facilmente. Não questiona, apenas reflete um pouco sobre a situação. A autora usa um recurso bem interessante relacionado aos pensamentos da protagonista, sempre com duas vozes em sua cabeça indicando caminhos diferentes. Ainda assim, ela poderia ser mais cautelosa. Da mesma forma, Jane se deixa levar por um relacionamento baseado em sexo que, até certo ponto, é compreensível pela distância de todos, mas que no geral também cega algumas atitudes importantes.

A edição da Valentina está linda. A capa é muito coerente com a história e pessoalmente não achei nada infantil como alguns leitores. O projeto gráfico e a diagramação também merecem destaque pelo cuidado aos detalhes. As folhas são amarelas e não encontrei quase nenhum erro de revisão. Nos Estados Unidos seis volumes da série já foram lançados. Você pode conferir as sinopses e capas pelo Goodreads, aqui.

Sobre comparações com a série de Charlaine Harris (com a protagonista Sookie Stackhouse, que deu origem a série True Blood), há sim algumas semelhanças. Mas como só li o primeiro livro, Morto até o anoitecer, só posso falar por ele. Ainda assim, as propostas são diferentes. E os pontos em comum devem ser mais relacionados ao gênero de fantasia urbana do que influência entre um livro e outro.

E que tal um sorteio?!

Para participar basta preencher corretamente o formulário abaixo. A regra é ter endereço de entrega no Brasil. As demais entradas são chances extras. O livro será enviado diretamente pela editora Valentina ao vencedor. A promoção começa hoje, 22 de março, e termina dia 05 de abril. Boa sorte!


Beijos!
*Livro recebido da editora Valentina
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

27 comentários:

  1. Tô muito a fim de ler e adorei sua resenha. O único ponto fraco é a distribuição dos livros na Livraria, foi um parto eu conseguir compra...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Pela sua resenha eu fiquei com vontade de ler. Quando eu vi a capa, achei que fosse um livro infanto-juvenil. Não vou mais julgar livro pela capa, rs
    Pelo que você falou, o livro parece ser ótimo e se pode ler só ele separado da série, já é um ponto positivo :)
    Tou participando do sorteio \o/

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, acho que vou gostar muito. Quem sabe eu não ganho né?
    Bjs

    Alessandra Fernanda de Souza

    ResponderExcluir
  4. To louco pra ler, pena que nas livrarias da minha cidade o livro já acabou :/ vou acabar comprando pela internet mesmo...

    Abraços
    bookdimension.blogspot.com.br // @bookdimension

    ResponderExcluir
  5. Honestamente eu acho a capa feia, eu faria melhor, e sem zoeira. Sim, acho que ela tem um que de infanto-juvenil, na verdade me surpreendeu ser adulto. Quero ler agora, espero ganhar no sorteio.

    ResponderExcluir
  6. Nine, quando ''Garota Tempestade'' foi anunciado, no ano passado, eu nem tinha me interessado muito - pois achava a capa infantil (sim, confesso) e tinha certeza que o livro ia ser meio bobinho. Só que quando ele foi lançado, eu comecei à me surpreender... Não esperava que ele fosse uma fantasia urbana - e eu AMO fantasia urbana (vide os livros adultos da Richelle Mead)!

    Saber que ele tem começo/meio/fim me anima mais à ler, pois - se eu souber de spoilers futuros que não me agradam - eu posso considerar ele um livro único, como eu fiz com a série ''Sookie Stackhouse'' (sim, eu só li o primeiro e a antologia da série, justamente por descobrir coisas que iriam acontecer e que eu não concordava. É. Rsrsrs).

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  7. Fiquei com muita vontade de ler, mas tenho tanto livro pra ler vou ter que arrumar um espaço pra ler.
    Amei a resenha como sempre você está de parabéns.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Fiquei com muita vontade de ler, mas tenho tanto livro pra ler vou ter que arrumar um espaço pra ler.
    Amei a resenha como sempre você está de parabéns.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. A capa realmente engana bastante! Dá a impressão de o livro ser meio infantil. Bom, mas deixando de lado a capa, a história em si não me atraiu! :/ Por esse motivo vou ficar de fora da promoção! Sorte a todos que participarem!

    ResponderExcluir
  10. Desde o lançamento não tive interesse em lê-lo.
    Lembro que essa capa causou uma certa polêmica por acharem infantil, mas não vejo nada de infantil nela...

    ResponderExcluir
  11. Me surpreendi com tua resenha! Acho que a maioria quando viu a capa imaginou um infanto-juvenil HAHAHA Legal os assuntos tratados, e ainda um pouco de investigação hummmmm. Só não me agrada tanto por ser uma série grande, mas só lendo para saber.

    Abraços :D

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Conheço esse livro, já vi em vários blogs e inclusive à venda na Saraiva. Porém confesso que não tenho vontade de comprá-lo, talvez se eu ganhar ele posso até ler.

    Tecido_Doce

    ResponderExcluir
  13. Nossa fiquei surpreendida coma a sua resenha. Jurava que era um livro infanto-juvenil rs rs rs. Mas fiquei seuper afim de ler adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  14. Costumo ter sorte nas suas promoções. :)
    Dedos cruzados e que a sorte esteja comigo. hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Nine,
    Ao ver a capa imaginei outra coisa, se não fosse por sua resenha nunca me interessaria por ele (pelo menos olhando só a capa não).
    Adoro historias de mistérios e eu ainda não li nenhum livro de fantasia urbana, fiquei super interessada!
    Espero ter sorte no sorteio !!
    bjuss

    ResponderExcluir
  16. Nossa estou muito curiosa para ler esse livro!! Já fui muito de julgar um livro pela capa, mas hoje procuro saber sobre a estória antes e saber se poderei gostar da leitura ou não. Acho a capa desse livro linda e criativa.
    Bezoo xD

    ResponderExcluir
  17. Primeira vez q vi esta capa achei que era um livro voltado para o publico infanto-juvenil... Mais depois que comecei a ler sobre a história e fui vendo comentários de pessoas que leram percebi que não era.
    E acabei ficando com vontade de conhecer a história.

    ResponderExcluir
  18. Oi Nine,
    Sabe que eu sempre achei que fosse um livro YA por causa da capa?
    A ideia parece ser bem interessante e fiquei curiosa com ela. Mas não adianta, se eu começo uma série, dificilmente sossego se não ler ela inteira. Então provavelmente não vou ir muito atrás do livro, ainda mais que já tem 6 lançados...
    Enquanto lia a sua resenha lembrei mesmo da série da Sookie, mas acho que mais por citar vários seres sobrenaturais mesmo. Li os 3 primeiros livros em e-book e me apaixonei, só não continuei porque decidi esperar lançar todos no BR e ler ele fisico mesmo.

    Adorei sua resenha.
    Beijos querida
    Letícia
    Animus Book

    ResponderExcluir
  19. Sou super a fim de ler esse livro desde que o conheci. Acredito que eu vá gostar muito, pois adoro o gênero. É uma pena a capa não transmitir bem o que é e aparentar ser infantil.

    ResponderExcluir
  20. Eu to louca pra ler esse livro eu desde começo me apaixonei pela capa achei muito linda e a historia parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  21. Nossa eu não sabia que o livro abordava temas tão fortes mas quero ler mesmo assim, torcendo por mim hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pela resenha.
    Fiquei muito interessada em ler esse livro, tenho lido muitas opiniões positivas sobre ele.

    Participando da promoção.

    ResponderExcluir
  23. Para quem não sabe do que se trata a história a capa parece infantil sim. Eu de terminar tudo num livro só, essas séries longas estão me cansando. Espero que dê para eu não implicar com os pontos que você desgostou, kkk.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)