13 de maio de 2021

Augusto Cury: 3 lições e 1 porém sobre Seja líder de si mesmo!

Faz um tempo que o vlog de leitura sobre Seja líder de si mesmo foi publicado no canal e passou da hora de compartilhar no blog as lições aprendidas com o enredo de Augusto Cury, e também um porém, sempre tem não é?! O livro foi minha segunda experiência com o autor, que no passado não dei atenção, mas que agora - com a necessidade de mudar hábitos, tem figurado no meu Kindle em peso com vários livros e deve aparecer no Estante da Nine mais vezes.

A proposta de Seja líder de si mesmo é basicamente pautada no controle mental. Já nas primeiras páginas Augusto Cury apresenta a ideia do livro e os principais pontos da metodologia que vai ampliar a seguir. A linguagem é de fácil compreensão e a analogia usada é a teatro para exemplicar como a pessoa se coloca como planteia da própria vida ou como protagonista. Abaixo estão os meus temas/ tópicos favoritos dessa leitura. Vamos lá?


1. CONTROLE MENTAL
A premissa do livro é basicamente sobre controle mental e a importância de conhecer, cada vez mais e melhor, como funciona a própria cabeça/ mente, porque isso ajuda a lidar com situações difíceis, positivas ou negativas, que causam estresse ou ansiedade. A ideia apresentada por Augusto Cury é que esse hábito seja constante e evolua conforme o exercício, levando em consideração que cada um tem seu tempo.

2. AUTOCONHECIMENTO
O que eu considero o passo 2 na jornada proposta por Augusto Cury é o autoconhecimento. A ideia é evoluir as reflexões diárias para um passo adiante, ou seja, reconhecer os gatilhos mentais que causam crises ou ansiedade, ou em que situações de estresse com tendência a autossabotagem da mente.

3. ADAPTAÇÃO
O benefício de praticar o exercício proposto por Augusto Cury é que com a criação e evolução do hábito de reflexão e autoconhecimento, cada um a sua maneira é capaz de se adaptar as situações de estresse, minimizando os efeitos da ansiedade e evitando sentimentos extremos, seja de euforia ou tristeza, mantendo um equilíbrio entre os picos de humor.

Compre Seja líder de si mesmo de Augusto Cury na Amazon

No geral, Seja líder de si mesmo foi uma boa experiência de leitura, com uma proposta simples e objetiva para a criação e evolução de um hábito que tende a ajudar, e muito, o dia a dia de quem sofre de ansiedade, estresse ou bipolaridade, por exemplo. Augusto Cury fala para todos os públicos e usa analogias simples, algumas até exageradas, mas que ilustram de forma simples a mensagem. O porém é...

4. TOM PREPOTENTE
Esse sentimento também foi presente na outra leitura do autor, A sabedoria nossa de cada dia, e basicamente em muitos momentos do livro ele soa como o psicologo mais sábio de todos. Na verdade, que a sua metodologia é a mais inovadora. E de fato é objetiva, mas para muitas pessoas será o primeiro passo de uma jornada que talvez seja necessário a ajuda médica e apoio familiar. Ou seja, o livro apresenta uma técnica ótima de meditação e autoconhecimento, mas cada leitor vai receber a mensagem com mais ou menos intensidade. Ou será cético sobre o método. 

Ampliar os estilos literários é uma aventura e tanto e crescimento pessoal está na minha meta de 2021, por isso Augusto Cury e outros autores estão esperando a vez no Kindle devem aparecer no Estante da Nine com regularidade a partir de agora. Sugestões são sempre bem vindas, assim como experiências de leitura com o autor e livros do gênero. Vamos trocar ideias nos comentários?

Vlog de leitura sobre Seja líder de si mesmo de Augusto Cury

Beijos!

*Ajude o blog comprando pelos links indicados no post ou através dos banners da Amazon e Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)