18 de março de 2021

O coração de Devin MacKade de Nora Roberts


O coração de Devin MacKade
#03 Os Irmãos MacKade
Autora: Nora Roberts
Tradução: Alda Porto
Editora: Harlequin
Edição: 2007
Páginas: 288
Skoob | Goodreads
Compre no Estante Virtual

LEIA TAMBÉM
O retorno de Rafe MacKade

Há muito tempo o xerife Devin Mackade anseia pelo dia em que terá em seus braços o único amor de sua vida: Cassie Connor. Mas ela acabou de se libertar de um casamento doloroso, que traumatizou a ela e aos dois filhos. Quando Cassie aceita o convite de Rafe Mackade para ser a gerente de sua pousada, uma mansão restaurada e assombrada por fantasmas da época da guerra de secessão, Devin se preocupa ainda mais com ela e as crianças. Para piorar a situação, o ex-marido de Cassie foge da prisão. Agora, Devin terá de tomar uma decisão, e sua escolha deverá ser regida pela voz do coração.

A minha segunda experiência com Nora Roberts foi tão positiva quanto a primeira e acertei na escolha dos livros da família MacKade para conhecer o trabalho da autora. Hoje vou escrever sobre o volume três - O coração de Devin MacKade, uma história de 1996 (minha edição brasileira é de 2007), com temas atuais e discussões pertinentes sobre relacionamentos: amorosos, familiares e amizades.

Apesar da juventude problemática com os irmãos, Devin MacKade é na vida adulta o respeitado xerife de Antietam, pequena cidade histórica palco de batalhas da Guerra de Secessão. O terceiro irmão MacKade é apaixonado por Cassie Connor desde o ensino médio, mas a jovem casou cedo e teve um relacionamento abusivo e violento. Após anos de brigas e surras Cassie denuncia o marido e começa uma nova vida com os filhos e é justamente nesse momento que ela e Devin se aproximam... Mas as coisas são complicadas. 

O ponto alto da leitura de O coração de Devin MacKade é o equilíbrio de desenvolvimento do romance e do tema problema da história: abuso. Cassie sente atração por Devin, e ao mesmo tempo medo e receio de viver outro relacionamento problemático, expor os filhos a violência e ficar anos em um ciclo de infelicidade. 


A interação de Devin com os filhos de Cassie é outro ponto positivo do livro, mesmo que no começo tenha me deixado contrariada. Cassie sempre foi próxima da família MacKade e conviveu com os garotos desde a infância, então trabalhar na pousada de Rafe e interagir com os irmão é natural e já familiar, e Nora Roberts deixa claro que com Devin as coisas são diferentes, que existe um sentimento entre os dois. Ele é o primeiro a se declarar e Cassie, mais cautelosa, avalia melhor a situação antes de se expor a Devin.

O passado de Cassie ainda é um problema no enredo já que o ex-marido Joe Dolin recebeu permissão para trabalhar fora da prisão e aguarda liberdade condicional. A autora apresenta para o leitor as intenções do homem que não são nada boas para Cassie e os irmãos MacKade. Além disso, a mãe de Cassie a pressiona para reatar o relacionamento, já que é contra divórcios e alega que o homem tem direito sobre sua mulher. 

Outro bônus do enredo é a Mansão Barlow e a interação de Cassie com os antigos moradores do lugar, que também viveram uma história de violência e relacionamento abusivo. Existe um toque sobrenatural no enredo de Nora Roberts que gostei bastante, apesar do final ter sido corrido. Eu adoro enredos em cidades pequenas e com cenários ativos na história e O coração de Devin MacKade foi uma boa leitura também por isso.


2021 está lento nas leituras, mas até agora tenho aproveitado, e muito, os livros escolhidos. Há um bom tempo eu desejava incluir Nora Roberts nos vlogs e minha missão agora é encontrar os volumes 2 e 4 da família MacKade. E por falar nisso a participação dos irmãos no livro é constante e mesmo sem ler uma história intermediária é fácil se adaptar com as referências e conhecer os demais integrantes do clã. 

O coração de Devin MacKade é um romance sutil e de rápida leitura (eu é que tô numa fase medonha), e ao mesmo tempo uma história com debate importante sobre violência doméstica, abuso e formação da família. O toque fantástico urbano da Mansão Barlow é o extra do livro e a participação das crianças dá uma ideia do que há de vir no último volume da série. Curiosa desde já.

Indico o livro para quem gosta de romances e Nora Roberts, histórias em cidades pequenas e com foco em família e, de certa forma, com personagens realistas, humanizados e possíveis de reconhecer em alguém próximo (seja para o bom ou para o ruim). Além disso desde que comecei meus garimpos de livros de banca tem sido uma aventura e tanto conhecer novas autoras e deixar preconceitos de lado. O que está lendo por aí?

A parte 1 e 2 do vlog de leitura de O coração de Devin MacKade e filmes de Jane Austen


Beijos!

Fotos: Nine Stecanella
*Ajude o blog comprando através dos banners da Amazon e Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)