4 de abril de 2013

Percy Jackson e os Olimpianos: A maldição do titã de Rick Riordan




A maldição do titã
#3 Percy Jackson e os Olimpianos
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Edição: 2009
Páginas: 336
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino

LEIA MAIS
Percy Jackson e os Olimpianos
Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado – um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo –, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava.

A maldição do titã é o terceiro volume da série Percy Jackson e os Olimpianos escrita por Rick Riordan. Há algum tempo eu ensaiava retomar a leitura da série, mas sempre inclua outro e outro livro na frente. Depois de dias dedicando tempo para A hospedeira, resolvi pegar uma leitura mais leve.

Pensando sobre as três primeiras aventuras da série, A maldição do titã foi a que achei mais sem graça. Vou explicar! A maior parte do livro os heróis viajam. Alguns imprevistos acontecem durante o caminho, mas o clímax do livro, a cena que representa o título, resolve-se muito rápido (e até fácil demais, levando em conta os vilões envolvidos).

Outro aspecto que me incomodou é que Percy já descobriu suas origens há três anos e mesmo assim ele sabe pouco sobre o universo olimpiano. É até engraçado como ele consegue seguir na aventura sem ter noção de alguns acontecimentos. Falei por aqui, várias vezes, que gosto muito de histórias que exploram novos cenários e, de certa forma, Rick Riordan faz isso no livro. Mas na minha opinião, no momento errado!

Mesmo que o livro não tenha me envolvido como os dois anteriores, continuo achando a série acima da média. Muito disso é pela forma como o autor conduz a narrativa (não o enredo), intercalando momentos com ironia e humor em contraste com a aventura e a tensão. Também achei interessante que o núcleo de personagens principais não tenha se mantido o mesmo. Claro, Percy está, mas Grover e Annabeth passam a ser "secundários" e Thalia, filha de Zeus, junto com Zoe Doce-Amarga, caçadora de Ártemis, formam os protagonistas de primeiro plano!

O elemento que dá título ao livro, a maldição do titã, é o ponto de partida. Achei interessante que desde o principio os heróis têm uma base do que podem encontrar (e das perdas que terão), mas nem por isso a aventura se torna mais fácil. Como escrevi acima, fiquei com a impressão de que o momento crucial do livro passou muito rápido, mas a cena seguinte, no Olimpo durante o Solstício de Inverno, rende um momento interessante, especialmente para o futuro de Percy.

No geral, é um bom livro com uma ótima narrativa. O ladrão de raios e O Mar de Monstros, do meu ponto de vista, foram mais interessantes. Porém, A maldição do titã serviu como uma transição para um certo amadurecimento de Percy e para os momentos ainda mais difíceis que devem acontecer nas próximas aventuras. Estou curiosa por A batalha do labirinto!

Beijos!
*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

11 comentários:

  1. Nine, A maldição do Titã é meu livro preferido da série, foi o que li sem conseguir largar. Achei interessante uma resenha "não muito positiva" sobre o livro, até porque é legal descobrir pontos de vista de pessoas diferentes.
    Continuo gostando de A maldição do Titã *-* E acho O mar de monstros ruim porque a leitura (pelo menos pra mim) foi um pouco cansativa sabe? Enfim, adorei a resenha, pra variar um pouco rsrs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Nine! Muito em breve pretendo ler Percy Jackson. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Li Percy Jackson e gostei muito!! Não li todos, mas pretendo ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá Nine, é uma pena mas ainda não li Rick Riordan, acabei deixando-o pra depois e depois, e ainda não li nada dele. Quero muito comprar a coleção toda do Percy Jackson e começar minha leitura. Eu acho a história super atraente, são tantos elogios que é impossível não ficar com vontade de ler.
    Abraços
    Melissa Padilha
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
  5. EU quando li a sinopse do primeiro livro da série ache que não gostaria, mas quando peguei o livro me encantei e li todos livros.
    Ficava n desespero tentando desvendar a história. acho que o ponto que me fez gostar mais deste livro e dos demais da série é que gosto demais da história sobre os deuses gregos.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum dos livros da série e estou muito curiosa, mas achei bem estranho Percy ainda não ter noção das suas origens de um jeito mais profundo, no terceiro livro.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Nine! Tudo bem?
    Eu só li os dois primeiros livros da série. Espero gostar do terceiro. :)
    http://hellostar.org

    ResponderExcluir
  8. Adoro os livros de PJ, empaquei no último nem lembro porque, só tô aguardando uma promoção legal pra comprar todos *u*

    ResponderExcluir
  9. Não consigo ser tão positivo a respeito da série do Percy, no geral. Claro que o modo como o Rick conta a história é o diferencial, porém a história em si não é nem um pouco original(exceto é claro, pelo óbvio: o plano de fundo mitológico). Mas mesmo esse tom original é aparentemente copiado em outras séries dele.

    ResponderExcluir
  10. Oi Nine, eu adorei esta série, me encantei por todos os livros.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. É tão engraçado como um livro pode despertar impressões diferentes em cada leitor. A maldição do Titã é, junto ao livro O último olimpiano, meus preferidos da série, mas é bom ler seu ponto de vista. Como eu disse antes, é bem legal ver como as opiniões podem ser diferentes. =)

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)