3 de dezembro de 2012

Círculo Secreto: A prisioneira por L.J. Smith





A prisioneira
#2 Círculo Secreto
Autora: L.J. Smith
Editora: Galera Record
Edição: 2012
Páginas: 240
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino

LEIA MAIS
Círculo Secreto
Cassie é chantageada por Faye para roubar o poderoso Cristal Skull, e, por acidente, as duas liberam uma força maligna, que Cassie acredita ser responsável por vários assassinatos que imitam os torturosos atos dos julgamentos das bruxas de Salem. Enquanto isso, o Círculo chega à um ponto crucial na história, no qual deve ser escolhida uma nova líder, e, com Faye ameaçando revelar os segredos mais profundos de Cassie, pode significar desastre para todos os envolvidos.

Falar sobre Círculo Secreto: A prisioneira tem dois caminhos: o primeiro deles é para quem assistiu a série, como eu. Continuo achando a ambientação da autora L. J. Smith melhor do que a adaptação para televisão (leia o post sobre The Secrete Circle). Tudo é mais sombrio e rodeado de energia maligna. Contudo, continuo achando a Cassie da série melhor do que a do livro. A protagonista é muito insegura, cheia de sentimentos e atitudes conflitantes e de pouca atitude.

O livro trata um pouco melhor um assunto que passou rapidamente pela série e teve grande relevância: a caveira de cristal. Contudo, o título me enganou. Imaginei que esse “prisioneira” fizesse referência direta a protagonista envolvida com magia negra. No entanto, Cassie é “vítima” de uma chantagem adolescente que predomina as 238 páginas. E o livro decepciona exatamente nesse ponto. 

L.J. Smith tinha nas mãos um assunto incrível para retratar o universo mágico que criou. Fica evidente que as relíquias mencionadas são de extrema importância para o desenvolvimento dos bruxos em New Salem. Contudo, predomina o drama de Cassie. O número elevado de componentes do círculo, 12, também não faz grande diferença na narrativa. A participação efetiva é de, no máximo, seis personagens. Nesse ponto, o programa para televisão também acertou. Mas como escrevi na resenha do primeiro livro, tudo é muito diferente entre livro e série. 

Foto: Nine Stecanella




Para quem não acompanhou a série, o mais provável é achar o livro, no máximo, regular. Justamente porque o drama predomina ao invés da magia. Círculo Secreto: A prisioneira também tem algumas cenas de suspense interessantes e retoma uma pequena parte da história e da origem dos bruxos e de suas famílias. O livro foi lançado, originalmente, em 1992. Atualmente os leitores preferem protagonistas fortes e determinadas. Será que há 20 anos isso era diferente? 

A edição da Galera tem boa diagramação, páginas amarelas e ótima revisão. Também gostei muito da capa, que segue o padrão do primeiro volume, e tem um pequeno detalhe da personagem principal “trabalhando” sua magia. Bem sutil, contudo, perceptível. 

Indico o livro para que gosta de histórias de bruxas, cientes dos pontos que citei acima e também para quem acompanhou a série de tv e ficou interessado em conhecer um pouco mais do que deu origem ao programa. Originalmente Círculo Secreto é uma trilogia. Assim que o terceiro volume sair, escrevo sobre ele para vocês.

Beijos!

*Livro recebido da editora Galera
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

6 comentários:

  1. Eu adorei a série do Círculo Secreto, já o livro achei meio "fraquinho". Se algum dia entrar em promoção, eu com certeza comprarei :P

    Arie Felix,
    omundoemaiorqueomeuquarto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente, série e livro geralmente são muito diferentes. Como Vampire Diaries: amo o seriado, tenho os livros mas ainda não criei vontade para lê-los!
    Eu tenho uma mínima ideia de que não irei gostar a história desse :(

    Beijos,
    Mell Ferraz - blog Croissant Parisiense

    ResponderExcluir
  3. Oi NIne,
    Como comentei contigo ate acho já eu tentei assistir a serie e parei na metade e estou me forçando a ver ate o final mas ta dificil...e o livro li o primeiro e odiei toda enrolação então nem continuei isso que eu adoro tema bruxas ne...enfim me decepcionou muioto...Florrr tenho uma sugestão sobre nossos clubes do livro alias duas: tem dois livros que vão virar filmes e que acho legal talvez a gente pensar em colocar o primeiro e o cidade dos ossos que já tem ate trailer eu ja li e achei bem interessante e o outro estou lendo agora mas acho que vai sair logo tambem e o tempest acho que você ia curtir e tipo um efeito borboleta sabe...enfim vai as dicas futuras...
    bjsss
    Raquel Machado
    Leitrua Kriativa

    ResponderExcluir
  4. Bom, não é o tipo de leitura que eu gosto, mas, adorei a resenha e adoro o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alessandra pelo carinho, a visita e o comentário. Sinta-se a vontade para pedir um livro que gostaria de ver por aqui!

      Beijão!

      Excluir
  5. Eu já não tinha vontade de ler essa série, agora mesmo que vou deixar passar. hehe Meu bolso agradece.
    Eu não suportaria a Cassie, se já não gostava da protagonista da série, imagina a do livro.
    Beijocas

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)