Círculo Secreto: A iniciação de L.J. Smith

23 de julho de 2012




A iniciação
#1 Círculo Secreto
Autora: L.J. Smith
Editora: Galera Record
Edição: 2011
Páginas: 255
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino

SUGESTÃO DE LEITURA
The Secret Circle - a não resenha
A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja - mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição.

Você assistiu (tentou, abandonou ou chegou ao último episódio) a série The Secret Circle? Esqueça, o livro passa longe. É claro que existem semelhanças – afinal de contas foi a fantasia de L.J. Smith que inspirou o programa de tv. Mas no geral, poucos pontos são comuns. Resumindo minha opinião série X livro em poucas palavras: a protagonista Cassie da televisão e muito melhor. Por outro lado, todo contexto do livro é mais interessante que o roteiro do programa. 

Vale lembrar que o livro é de 1992 e estamos em 2012 (20 anos). Acredito que a disputa por espaço, especialmente no mercado brasileiro, cresceu muito nessas últimas duas décadas tornando o nível de exigência do leitor de YA e sobrenatural muito maior. 

Círculo Secreto: A iniciação é um livro de bruxas (e bruxos). Conheço a autora L.J. Smith de sua outra série, Diários do Vampiro, que abandonei no livro quatro (e um dia pretendo retomar, mas não sei em que século). Esperava um livro leve e sem muitas pretensões. E é exatamente isso que Círculo Secreto é: um livro bom e só. 

A história começa durante as férias de Cassie e sua mãe e uma decisão repentina que muda completamente o cenário: elas não vão mais voltar para a Califórnia. A mudança é para New Salem. O texto bem escrito prende o leitor, mas o mistério poderia ser mais interessante (levem em consideração que eu assisti toda a temporada, então tinha noção do que ia acontecer). A história da cidade e sua fundação são as informações mais relevantes desse primeiro volume, no mais, todo desenvolvimento é muito devagar. 

Cassie não aceita a mudança e seu comportamento é irritante, especialmente quando começa na escola nova. A protagonista tem uma necessidade imensa de se provar o que resulta em atitudes mesquinhas, egoístas e invejosas (bem diferente da Cassie na versão televisão). O círculo do livro é formado por doze integrantes (e não seis, como na série) e todos são descendentes das famílias originais. Como o livro é bem introdutório, esperei mais desenvolvimento da história e menos blábláblá, mas... 

A magia do enredo é pouco explorada, falando apenas de ervas e pedras (cristais). Em compesação o cenário é dramático e um tanto sinistro, o círculo é dividido (entre os bonzinhos e malvados) e toda cidade sabe sobre as histórias da fundação e do que os jovens são (ou podem ser) capazes. Além de Cassie, os personagens que mais se destacam são Diana, Faye e Adam. E claro, o romance impossível (prefiro não entrar em detalhes, vocês devem imaginar como se desenvolve). 

A autora L.J. Smith deixou lacunas que poderiam ser exploradas neste primeiro volume, mas a série tem potencial e deve ser mais envolvente nos próximos volumes. Círculo Secreto: A prisioneira é o lançamento da Galera Record e apesar dos pesares, quero continuar. 

A dica, mais uma vez, é ler sem grandes expectativas. O livro tem, na minha opinião, mais pontos positivos que negativos. A capa tem alguns dos elementos mais simbólicos da bruxaria/ feitiçaria e uma textura agradável (mas sei que alguns leitores sentem arrepios). A revisão é cuidadosa e a diagramação simples  com folhas amarelas não prejudica a leitura.

Beijos!
*Livro recebido da editora Galera Record
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine