23 de julho de 2012

Círculo Secreto: A iniciação de L.J. Smith




A iniciação
#1 Círculo Secreto
Autora: L.J. Smith
Editora: Galera Record
Edição: 2011
Páginas: 255
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino

SUGESTÃO DE LEITURA
The Secret Circle - a não resenha
A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja - mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição.

Você assistiu (tentou, abandonou ou chegou ao último episódio) a série The Secret Circle? Esqueça, o livro passa longe. É claro que existem semelhanças – afinal de contas foi a fantasia de L.J. Smith que inspirou o programa de tv. Mas no geral, poucos pontos são comuns. Resumindo minha opinião série X livro em poucas palavras: a protagonista Cassie da televisão e muito melhor. Por outro lado, todo contexto do livro é mais interessante que o roteiro do programa. 

Vale lembrar que o livro é de 1992 e estamos em 2012 (20 anos). Acredito que a disputa por espaço, especialmente no mercado brasileiro, cresceu muito nessas últimas duas décadas tornando o nível de exigência do leitor de YA e sobrenatural muito maior. 

Círculo Secreto: A iniciação é um livro de bruxas (e bruxos). Conheço a autora L.J. Smith de sua outra série, Diários do Vampiro, que abandonei no livro quatro (e um dia pretendo retomar, mas não sei em que século). Esperava um livro leve e sem muitas pretensões. E é exatamente isso que Círculo Secreto é: um livro bom e só. 

A história começa durante as férias de Cassie e sua mãe e uma decisão repentina que muda completamente o cenário: elas não vão mais voltar para a Califórnia. A mudança é para New Salem. O texto bem escrito prende o leitor, mas o mistério poderia ser mais interessante (levem em consideração que eu assisti toda a temporada, então tinha noção do que ia acontecer). A história da cidade e sua fundação são as informações mais relevantes desse primeiro volume, no mais, todo desenvolvimento é muito devagar. 

Cassie não aceita a mudança e seu comportamento é irritante, especialmente quando começa na escola nova. A protagonista tem uma necessidade imensa de se provar o que resulta em atitudes mesquinhas, egoístas e invejosas (bem diferente da Cassie na versão televisão). O círculo do livro é formado por doze integrantes (e não seis, como na série) e todos são descendentes das famílias originais. Como o livro é bem introdutório, esperei mais desenvolvimento da história e menos blábláblá, mas... 

A magia do enredo é pouco explorada, falando apenas de ervas e pedras (cristais). Em compesação o cenário é dramático e um tanto sinistro, o círculo é dividido (entre os bonzinhos e malvados) e toda cidade sabe sobre as histórias da fundação e do que os jovens são (ou podem ser) capazes. Além de Cassie, os personagens que mais se destacam são Diana, Faye e Adam. E claro, o romance impossível (prefiro não entrar em detalhes, vocês devem imaginar como se desenvolve). 

A autora L.J. Smith deixou lacunas que poderiam ser exploradas neste primeiro volume, mas a série tem potencial e deve ser mais envolvente nos próximos volumes. Círculo Secreto: A prisioneira é o lançamento da Galera Record e apesar dos pesares, quero continuar. 

A dica, mais uma vez, é ler sem grandes expectativas. O livro tem, na minha opinião, mais pontos positivos que negativos. A capa tem alguns dos elementos mais simbólicos da bruxaria/ feitiçaria e uma textura agradável (mas sei que alguns leitores sentem arrepios). A revisão é cuidadosa e a diagramação simples  com folhas amarelas não prejudica a leitura.

Beijos!
*Livro recebido da editora Galera Record
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

11 comentários:

  1. Gosto muito do trabalho da L. J. Smith por ele ser simples, evolvente e, pelo menos para mim, muito cativante. Li todos - quase, falta o último - os livros de Diários do Vampiro e li também Vampiro Secreto e como você disse, para a época que ela escreveu e os nossos dias há um espaço muito grande de tempo e, afinal, os leitores mudaram. Cresceram e se desenvolveram, mas não acho que isso seja um problema para a qualidade dos livros dela. A atmosfera criada em suas fantasias urbanas fizeram da Lisa uma das minhas autoras favoritas. Lerei esse livro em breve, parabéns pela resenha. Sinto muito por você não ter gostado "tanto" do livro. Tentarei ler sem tantas expectativas porque vai que fico surpreso não é?

    Beijos,
    Felipe
    A Hora do Livro
    http://ahoradolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tentei ler Vampire Diaries, mas larguei depois de umas 20 páginas. O mesmo aconteceu com Círculo Secreto. Acho que não gosto muito dessa autora, afinal D:

    ResponderExcluir
  3. Oi Nine!
    Eu (ainda) não me interessei por essa série! Primeiro porque os livros Diários do Vampiro são bem diferentes da série. Ok, também não li e nem assisti mas já desanimei total com os livros, por falta de recomendações mesmo.
    Mas talvez, para quem é fã de carteirinha, seja legal fazer esse comparativo né?

    Beijos e boa semana!
    ;*

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Nine! Já li Círculo Secreto e curti bastante, apesar de achar a Cassie muito imatura e totalmente dependente da Diana. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Como o Felipe Santos disse, gosto do jeito simples e sem muitos floreios da L. J. Smith... Sei lá, é quase como voltar ao tempo ''inocente'' dos livros jovem-adulto, e eu gosto desta sensação.

    Apesar de todo mundo torcer o nariz para a série de livros ''Diários do Vampiro'', eu prefiro eles à série de televisão (que eu até gostava na primeira temporada... Mas começou a me irritar à partir da segunda). Pretendo ler ''Círculo Secreto'', mas quero com as capas americanas - já que eu não gostei nem um pouco desta brasileira... Enfim, #SouDesses.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  6. Quero ler este livro, mesmo porque quero ver outro trabalho do autor sem ser DV.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, nem da série eu gostei, então perdi totalmente o interesse no livro. Quanto a serem diferentes, isso acontece. Acho que um escritor tem um pouco mais liberdade de criação que um roteirista.

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,
    O livro é tão antigo assim?
    Eu gostaria de ler...não acabei de ver a série :(

    Beijos e cuide-se

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  9. Devo confessar que a escrita da LJ é boa, mas não me atrai muito. Diários do vampiro eu parei no começo do 6. Pelo que você falou, o círculo secreto deve ser melhor :)
    um dia, talvez, eu possa ler.
    beijos, Juh - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  10. Oi Nine,
    Assisti a serie e parei no capitulo 6 eu acho ainda nao cheguei no final e nem sei se vou continuar me desiludi...Li o livro e achei ele muitooo fraco mesmo...muito introdutorio a leitura para mim foi muito devagar e enfim eu desisti da série ainda prefiro O mundo das sombras da L j smith
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Flor eu realmente não gostei do livro por vários motivos e não estou animada com a leitura do segundo volume, tanto que me desfiz do desse primeiro volume, espero que Diários de Vampiros seja melhor...kkk...mas pelo que disse não sei não...rsrs...eu prefiro muito mais a série de TV desse livro do que o próprio. Então compartilho da sua opinião na maior parte, mas agora a série literária ter potencial já não sei, espero que esteja certa...beijokas elis

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)