26 de agosto de 2012

O casamento de Nicholas Sparks



O casamento
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Edição: 2012
Páginas: 223
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino

LEIA MAIS EM
Nicholas Sparks
Advogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento - e a culpa é dele. Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la. Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie (de Diário de uma Paixão), ele promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a espos apaixonar-se por ele novamente.

Eu tenho lá meus poréns com os livros de Nicholas Sparks. Por sorte O casamento foi uma surpresa positiva. A sequência de Diário de uma paixão fala sobre as dificuldades de um casamento e como o tempo pode desgastar uma relação entre marido e mulher. 

Wilson é o personagem principal e narrador. Os protagonistas masculinos de Nicholas Sparks são intensos, mas não tão cansativos quanto as femininas. Ao esquecer o aniversário de 29 anos de casamento, Wilson percebe o quanto ficou distante da sua família nos últimos anos e como isso afetou a relação entre ele, seus filhos e a mulher. 

A conexão com o livro anterior é através da personagem Jane, mulher de Wilson e filha de Noah (protagonista de Diário de uma paixão). Jane cresceu em meio ao intenso relacionamento dos pais e sempre sonhou em viver um amor como o deles. Mas após quase trinta anos de casada, a mulher age como se sua vida não tivesse mais o sentido de antes especialmente porque todos os filhos estão fora de casa, seguindo suas vidas. 

Diferente de outros romances de Nicholas Sparks, esse trata de relacionamentos e sentimentos mais maduros. Os personagens são objetivos e o drama, ameno. Não existem excessos. O enredo segue de forma coerente e coesa. 

Wilson faz uma análise de sua vida desde o dia em que conheceu Jane. Pontua os momentos em poderia ter agido melhor como marido e pai e, a partir daí, pensa em uma maneira de reconquistar sua mulher e seus filhos. O personagem sabe os riscos que corre e tem em mente que o amor de Jane por ele pode ter acabado. Mas prepara uma surpresa incrível para a mulher... 

Noah, vivendo em uma casa de repouso, é o conselheiro de Wilson. O pai de Jane sabe que os dois são diferentes na maneira de expressar seus sentimentos, mas busca ajudar o genro da melhor maneira possível, fazendo com que Wilson lute até o final pelo amor de sua mulher. 

A maneira como Nicholas Sparks apresenta uma relação desgastada pelo tempo sem dúvida é o ponto alto do livro. A narrativa em primeira pessoa e com o texto bem construído faz com que o leitor devore as páginas sem perceber. É o livro mais sóbrio do autor que já li: sem paixões avassaladoras, conquistas impossíveis e perdas irreparáveis. Tudo está escrito na medida certa e com muita emoção. 

Para você que já leu outros romances de Nicholas Sparks e não gostou, aposte em O casamento! A edição está simples, mas com uma boa diagramação, páginas amarelas e não encontrei nenhum erro de revisão. O preço do título também é acessível. Fica na faixa de R$24,90.

Beijos!
*Livro recebido da editora Arqueiro
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

7 comentários:

  1. Oi, Nine.
    Eu sou apaixonada por Nicholas Sparks. Amo os livros dele.
    Recebi esse, mas, como ainda não li "Diários de Uma Paixão", deixarei ele para mais tarde.
    O livro parece ter uma história linda e ser bem emocionante.
    Estou ansiosa para lê-lo.
    Gostei bastante da sua resenha e espero gostar do livro tanto quanto você.
    E achei bom ele ser um pouco mais realista. Acho que estou cansando de livros muito "sonhadores".rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Nine! Já li Diário de Uma Paixão e amei! Estou lendo O Casamento no momento e curtindo bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua resenha, eu que não sou muito fã do autor por achar os livros dele chatos e melosos talvez goste de O Casamento...

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oii, Nine!
    Eu não sou muito fã do Nicholas Sparks não.. li dois livros dele a duras penas, porque não consigo me envolver com os personagens nem entrar na narrativa. :/
    Vc recomenda Diário de uma Paixão? Porque não queria ler O Casamento antes de ler o primeiro, e tenho Diário de uma Paixão já :)
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nine,
    Nossa morri de inveja agora...huahauhua...tipo eu tambem li esse livro e escrevi minha resenha na semana passada programei para ela sair essa semana mas não consegui escrever direito sei lá me faltou palavras rsrs...gosto tanto do Sparks que descrever os livros dele para mim é bem complicado e adorei o casamento e com certeza recomendo para todos também.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  6. Comprei esse livro na Bienal e estou looouca para ler...principalmente por ser de Nicholas Sparks...amo os livros dele! #semprechoro

    bjooooks

    Lanny
    leituraeoutrostantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que ganhei ele numa promoção porque já consegui Diário de uma Paixão para ler e logo em seguida quero ler O Casamento. Amei a resenha e estou ansiosa para dar a minha opinião.

    Beijokas elis!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)