17 de novembro de 2011

Insight de Roberto Campos Pellanda





Insight
Autor: Roberto Campos Pellanda
Editora: Porto de Idéias
Edição: 2010
Página: 168
| SKOOB |
Crianças estão desaparecendo na cidade de São Paulo. Os casos têm em comum um ponto tão perturbador quanto enigmático: todas as vítimas estão sendo atormentadas por visões de Gengis Khan. Os detetives Paulo Westphalen e Miguel D’Andrea, da divisão de pessoas desaparecidas da polícia de São Paulo, são designados para as investigações. Apesar de experientes, eles logo se veem desorientados pelas características surpreendentes que o caso apresenta. À medida que as investigações se aprofundam, os detetives têm a sua racionalidade testada. Estariam mesmo diante de um fenômeno sobrenatural como a maior parte da opinião pública acredita? E se a verdade fosse ainda mais aterrorizante do que a aparição do fantasma de Gengis Khan? No desfecho das investigações, em uma madrugada de muita violência, os detetives terão que lutar para expor uma terrível conspiração que envolve espionagem industrial internacional e que tem uma perigosa ramificação no Senado Federal. Para chegar à verdade e encontrar as crianças desaparecidas, porém, o preço a ser pago poderá ser alto demais.

O que fazer quando a polícia brasileira se depara com um caso inexplicável? Crianças carentes estão sendo assombradas pela imagem de Gengis Khan. Este é o ponto de partida para o enredo principal de Insight. Confesso que nas primeiras páginas da leitura fiquei um pouco assuntada com a trama escolhida pelo autor Roberto Campos Pellanda. Mas, página após página, me deparei com um livro de ação policial fantástico.

Crianças são assombradas pela imagem de Gengis Khan

Os personagens são bem construídos e coerentes. Por serem de uma organização como a policia, agem com uma certa truculência e têm personalidades sarcásticas. Além disso, o que parece ser um caso extraordinário na periferia se revela uma trama de interesses financeiros (e comerciais) internacionais com políticos brasileiros agindo de forma antiética.

A busca por crianças desaparecidas começa, também, com uma corrida contra o tempo para descobrir quem está por trás de toda armação. Um dos pontos altos do livro, na minha opinião, foi a mistura de interesses internacionais, crianças e o cenário brasileiro. A investigação não começa com um assassinato, por exemplo, como é comum em livros policiais, mas com um fantasma assombrando alguns meninos.

Por envolver crianças, os detetives responsáveis pelo caso entram em um grande conflito mental. Outro ponto positivo. O autor mostra como é preciso tranquilidade para unir as peças e montar o quebra-cabeça por trás de todo o crime. Quando os profissionais escolhidos para cuidar do caso não tem a clareza necessária, o que deveria evoluir, regride.

Existem muitos outros detalhes e personagens secundários no livro importantes para o desenrolar final da trama. Contar seria spoiler. De qualquer maneira, se você gosta de livros policiais com tramas de mistério, adicione Insight na sua lista!

O livro só não ganhou cinco estrelas porque é curto, tem 167 páginas, e alguns pontos poderiam ser explorados mais. De qualquer forma, fica aqui meu pedido público para o autor Roberto Campos Pellanda escrever um novo livro com os detetives Paulo Wesphalen e Miguel D'Andrea.

PARA VER E OUVIR
*A perseguição no clipe é sensacional. Além de ser Red Hot Chili Peppers.


Beijos!

12 comentários:

  1. Oi Nine,

    A resenha ficou ótima.
    Fico mt feliz em ver a quantidade de excelentes escritores nacionais que tem surgido. E mais feliz ainda qd escrevem livros bons de suspense/aventura/policial, que são os temas que mais tenho gostado ultimamente.
    Fiquei morrendo de vontade de conhecer mais de perto os detetives Paulo Wesphalen e Miguel D'Andrea e desvendar o caso das crianças desaparecidas de SP.

    Bjok

    ResponderExcluir
  2. Huuum, gostei Nine,
    Esse me fez lembrar um outro livro que li, e que por algum acaso do destino não consigo lembrar do nome dele agora. Assim que lembrar eu posto aqui. Mas que também fala sobre assassinatos e coisas misteriosas acontecendo.

    Estou gostando muito de ler suas resenhas aqui ;D

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,
    Então um pouco melhor vim te ver...sabe que eu não lembro de ter lido muitos livros policiais então não posso dizer se este e um estilo que vai me agradar ou não rsrs...mas a história pareceu ser bem interessante principalmente quando mexe com o psicologico dos personagens ai a coisa pega ne..rsrs
    Bjsss
    Raquel machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  4. Adoreeei a resenha, adoro esse tema. Tenho muita vontade de ler esse livro /o\
    E ahhhhh, essa musica <33 muito amor, de verdade IUHSDFPADFPIUSADF
    Sua resenha me deixou com mais vontade do livro :(

    ResponderExcluir
  5. Muito boa mesmo a resenha eu ja tinha ouvido falar do livro mais nunca tinha prestado a atenção...Parabens pelo blog.
    Espero que goste do meu tbm...

    Marcos
    http://mundodosmngas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,
    Não conhecia o livro e achei interessante..abçs

    Devorador de Letras: Promoção - Niver Marco Antonio - Amazônia Um Camin... http://devoradordeletras.blogspot.com/2011/11/promocao-niver-marco-antonio-amazonia.html?spref=tw

    ResponderExcluir
  7. Sinistro esse Gengis Khan, hien?!
    AUHSAUHSAU...
    Fiquei curiosa e intrigada para saber o que ele tem a ver com a trama. ^^
    Parece ser um romance policial dos bons. :D
    Achei bem interessante.
    Muito bom o espaço que vc dá pra os livros nacionais aqui no blog, Nine. Sempre encontro livros que nunca ouvi falar por aqui, mas muito bons e que mereciam mais destaque. :)

    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Parece um bom livro, sua resenha ficou muito boa e o gênero faz meu tipo. Quem não leio ele ainda esse ano? Muito bom seu blog, já estou seguindo e obrigada pelo recado lá no skoob. :)

    Meu blog:
    Cultivando a Leitura

    ResponderExcluir
  9. Insight é ótimo, me surpreendi com o livro.
    Leu Mentes Roubadas? É ótimo.
    Tenho resenha de ambos em meu Blog, virei fã do Roberto Campos Pellanda.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, e conhecer o livro me deixou totalmente curiosa!
    Insight, nossa, como eu estudei essa palavra em filosofia, um toque, um lembrança, um insight...
    ótima escolha para a capa do livro! Totalmente demais! Eu compraria apenas pelo nome, rs rs.
    Outra coisa importante.. imaginar crianças sendo assustadas pelo Gêngis Khan é algo muito criativo!
    eu gostei, pena que é curtinho =/
    Beijão! Até mais!

    Débora
    http://enfimdeasasabertas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Quando vi o título pensei que se tratasse de outro livro, mas como não tinha reconhecido o autor, parei para ler a resenha, e ainda bem, pois gostei do que li. Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  12. Na epoca do lançamento deste livro dei uma rapida leitura para saber sobre o que se tratava a historia e não me conquistou muito. Sou fã de misterios, mas não muito de policiais. Lendo a resenha deu para ter uma boa ideia da historia, mas continua não fazendo minha cabeça. Mas eu leria de bom agrado se me fosse emprestado ou dado.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)