26 de março de 2011

O outro livro de Philip Womack





O outro livro
Autor: Philip Womack
Editora: Farol
Edição: 2011
Páginas: 280
Segredos foram perdidos, objetos foram escondidos, maldições foram lançadas e sementes foram plantadas. Entre as fronteiras de dois mundos, coisas que nunca deveriam estar lá se sentaram na escuridão para esperar. Há mais de trezentos anos um livro está enterrado nas profundezas do Solas Oldstone. Ali ele jaz envolto numa sombria maldição, até que, um dia, a terra se abre e o livro é revelado novamente. Enquanto começa a passar as páginas de um antigo livro, Edward Pollock, um garoto de doze anos, se vê puxado para um lugar que é tão pavoroso quanto fascinante. Um lugar onde as forças das trevas põem em risco toda a beleza. Edward logo percebe que poderes malignos estão em ação. A fronteira entre os vivos e os mortos está se apagando e o mundo do além nos ameaça com grande pavor e destruição...

Estava com essa resenha na cabeça há um tempo, mas demorei um pouco para enfim postar e perdi algumas ideias no meio do caminho. Recebi O outro livro da parceria com a Editora DCL, através do selo Farol e me impressionei com a intensidade do livro, especialmente por ser infanto-juvenil.

Pela sinopse acima dá para se ter uma boa ideia da linha que o livro segue, então vou colocar aqui minha opinião pessoal e já adianto que recomendo a leitura. Não tem um final espetacular, mas desenvolve ao longo da narrativa conceitos pertinentes sobre o bem e o mau.

Edward estuda em uma espécie de internato, na verdade, uma escola só para meninos, em um cenário que lembra muito as cidades de interior tanto da Europa, quanto dos Estados Unidos, do início do século passado. É um aluno reservado e tem paixão por livros. E é justamente na biblioteca que ele se depara com um livro muito diferente dos outros.

Depois disso, a vida de Edward muda. É como se o livro tivesse poder próprio e possuísse, literalmente, o corpo do menino. Enquanto isso, sentimentos de bem e mau passam pela cabeça dele e tudo toma novas proporções para Edward.

O livro tem o que poderíamos chamar de magia, embora não seja a palavra que melhor descreve, mas a relação é muito parecida. Uma única família conhece todo o poder que o livro pode dar a quem saiba usá-lo e as escolhas podem ser positivas e negativas.

Muitas cenas surreais acontecem a partir da chegada de uma bela moça na escola de Edward, filha de antigos proprietários do local, e que chega com a desculpa de conhecer melhor o lugar onde as crianças estudam, como uma das mantenedoras.

Edward é só um dos tantos passos que o livro precisa para desfazer uma "maldição" do passado. E muitas reviravoltas acontecem nas últimas páginas. Não foi um final empolgante. Mas foi um livro bem reflexivo. Que reforça ainda mais que o caminho que cada um segue está relacionado diretamente com as escolhas.

Beijos!

*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

12 comentários:

  1. Olá, Janine!!
    Eu fiquei muito curiosa a respeito deste livro. Parece mesmo ser bem interessante. Já entrou para minha listinha hehehe.
    Ótima resenha!!
    Bom findi.
    Bjos.


    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Ola!!!
    Eu vi este livro na livraria e confesso que nunca dei muito crédito, porém vc com sua resenha me convenceu a compra-lo, acho ótimo quando a história gira em torno de nossas escolhas e suas consequências. Lendo este resenha lembrei do filme Hellboy, no qual ele escolhe não ser o que deveria para quê foi criado escolhendo outro caminho mudanso completamente seu destino.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Ei Janine!
    Eu estava até curiosa, mas quando vc disse que o final não foi empolgante, brochei =x
    Bjins

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse livro, Nine!
    Não conhecia, então foi a primeira vez que li a sinopse (e uma resenha)...parece ser ótimo! =)
    Essa capa também ficou linda! ^^

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sinopse e a tua resenha, Nine ^^
    Geralmente, crio as minhas durante a leitura, em rabiscos aqui e ali, pra não perder umas ideias que surgem.

    Te indiquei MEMEs, lá no blog ^^
    DESAFIO LEITURA NACIONAL http://t.co/Qy1KqjG
    SELO STYLISH BLOGGER AWARD http://t.co/TQDx2xn

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. oi já estou te seguindo e depois olha lá no meu blog que eu quero fazer uma troca de livros

    bjssss

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Não tenho uma opinião formada, mas gostei de ler a resenha.

    ResponderExcluir
  8. OI Janine!

    Vi esse livro na Saraiva essa semana e o achei uma gracinha, pela sua resenha, parece ser ótimo!

    Bjs
    Mari
    Psychobooks

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Ainda não conhecia este livro...me pareceu mto bom!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Ah, que livro legal, não conhecia! Achei a capa tão fofa! Vou por na listinha!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ótimo! Adorei a história xD

    TEH MAIS

    ResponderExcluir
  12. Não sei, a capa tinha completamente chamado a minha atenção, mas sua resenha me deixou com um pé meio atrás. Ler o livro todo na empolgação e o final ser meio bléh é sempre um fator desmotivante, rs. De todo modo, vou colocar na na minha lista mais pra frente, pra ver como é. Vai que eu gosto.
    Beijo, beijo,
    T.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)