12 de outubro de 2010

A culpa é dos teus pais de Maristela Scheuer Deves






O que o assassino quer dizer com essa mensagem aparentemente sem sentido que deixa junto ao corpo de suas vítimas? É isso que a repórter iniciante Guisela que descobrir. No entanto, as vítimas parecem não ter nada em comum, a não ser a morte pelas mãos do maníaco - e mesmo essas mortes são totalmente diferentes entre si. E quando finalmente encontra uma pista, Guisela descobre que pode estar na lista do serial killer.


A culpa é dos teus pais no SKOOB |


Esse é o primeiro livro da jornalista Maristela Deves e eu gostei. Sempre é complicado falar sobre o primeiro livro de alguém. Embora críticas sejam boas, muitas vezes elas podem ser uma pedra no sapato do escritor. Mas o livro tem uma boa trama. 

O universo é o do jornalismo, nada mais lógico eu gostar porque em agosto de 2011 [uipi õ/] estarei formada nessa magnífica [as vezes nem tanto] profissão. E porque a protagonista Guisela é uma foca, assim como todos os estagiários e recém formados em jornalismo. E por se passar dentro do universo de uma redação de jornal, quem trabalha e estuda jornalismo vai saber [e se identificar] como funciona e quem não conhece, vai descobrir um pouquinho mais. 

O fato é que Guisela, como praticamente todos os focas, faz matérias de dia-a-dia. Tudo muito normal e sem nenhuma emoção. Até que ela teve uma grande oportunidade de escrever de verdade graças a um assassinato no seu horário de plantão. E é aí que começa a emoção da história. Como o título diz, esse é o bilhete deixado pelo assassino junto ao corpo de suas vítimas. Todas mortas de uma maneira diferente. Pessoas sem nenhuma ligação com a outra. 

A polícia, mesmo com todas as investigações, não consegue relacionar as mortes e encontrar o assassino, então Guisela resolve fazer uma investigação paralela a da polícia. E nessa busca por respostas ela encontra várias pistas, mas nenhuma que definitivamente a leve ao assassino... até que... ele vem até ela. A agonia é tanta que até o leitor começa a pensar nos motivos, mas até o final não encontra razões.

E ai começa a surgir as respostas. De uma conversa com um colega de trabalho e um comentário dos mais normais [isso sempre acontece com a gente; ficamos um tempão pensando em um filme ou uma música e não tem jeito de lembrar o nome ou o cantor/ ator, até que aquele amigo faz uma piadinha e pimba! tu lembra]. Aí as peças começam a se unir e tudo passa a fazer sentido... Só que Guisela, ao descobrir a razão das mortes, descobre também que corre perigo, e... E aí você vai precisar ler o livro pra descobrir. Tirando a palavra serial killer que aparece muitas vezes, o livro é uma boa leitura pra quebrar uma onda de série ou talvez até, uma leitura mais rápida.

Beijos!

5 comentários:

  1. Bons dias...! Temos que prestigiar nossos autores
    faça isto, tens talento, precisamos lembrar...

    ResponderExcluir
  2. Boa leitura. Bom Blog. Estou seguindo!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei super interessada no livro!!
    Parece muito legal.
    Já quero ler.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Quero lerr! Parece ser bom!

    ResponderExcluir
  5. Quando ela nasceu ? Onde ela nasceu e onde e ela vive

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)