19 de junho de 2017

Medo de ler clássicos

Desde que li Madame Bovary de Gustave Flaubert fiquei com vontade de conversar sobre clássicos da literatura por aqui. Para muitos leitores ainda é um desafio tirar um livro da estante que tenha esse peso de clássico, mas com o passar do tempo imagino que é natural se aventurar pelo gênero. Eu tenho me envolvido cada vez mais com as histórias antigas e é por isso que quero dizer pra ti: dá uma chance!

O meu primeiro medo em relação aos clássicos, quando tive os primeiros contatos lá em 2012/2013 por vontade minha era de não entender as histórias. Claro que alguns livros exigem pesquisa, principalmente se é de um país ou região que tu sabe pouco ou quase nada, mas no geral clássicos são livros com temas ainda muito atuais (por isso também considerados clássicos), então conseguimos fazer conexão com situações do dia a dia, da vida mesmo.

Outro desafio pessoal no contato com os clássicos, e tema da conversa de hoje, é a obrigação de gostar do livro porque ele é clássico. Algumas histórias foram tão contraditórias que não tive coragem de escrever post pro blog ou gravar vídeo no canal por medo das críticas ou de comentários como: "Tu não gostou porque não entendeu".

Com o passar do tempo, no entanto, eu percebi que entender a relevância histórica do livro ou sua representatividade dentro da literatura é diferentes de gostar de verdade da obra. Como leitores temos, quase sempre, uma opinião final sobre o livro, que pode ser positiva ou negativa, e com os clássicos não é diferente. Hoje tenho uma relação mais saudável com essas leituras, sem pressão ou coisas do tipo.

Se tu tem curiosidade por um clássico da literatura tente sem medo. Pesquise sobre o livro, leia ou assista outras opiniões sobre ele e tire tuas próprias conclusões. Livros clássicos são uma forma de entender a sociedade que nos precedeu e isso é o que tem me motivado a continuar com essas leituras. Dá pra entender muita coisa sobre política, sociedade e cultura lendo livros do passado e contemporâneos, do nosso país ou de uma nação do outro lado do mundo. Aventure-se com algum clássico e depois me conta como foi.

Vídeo sobre o medo de ler clássicos para o canal do Estante da Nine

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)