O leão, a feiticeira e o guarda-roupa - dirigido por Andrew Adamson

5 de março de 2013





O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
(The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe)
#1 As Crônicas de Nárnia
Direção: Andrew Adamson
Estúdio: Walt Disney Pictures
Ano: 2005
Duração: 143 minutos
Compre no Submarino

É senso comum e a gente sempre pensa quase instantaneamente quando o assunto surge: "O livro é SEMPRE melhor que o filme". Foi mais ou menos com essa ideia que comecei assistir a adaptação de O leão, a feiticeira e o guarda-roupa. Na minha maratona incansável de C.S. Lewis, imaginei que nem de longe o filme ia me agradar já que não gostei da história original. Mas...

Pois é. Eu gostei. E bem mais que o livro. Me julguem.

A produção é da Walt Disney Pictures e embora eu não seja a fã número um, confesso que adoro os cuidados com efeitos especiais, figurinos e cenários. E todos os pontos são impecáveis (na minha opinião de pessoa comum, lembrem-se). Gostei muito da personalidade dos personagens: os quatro irmãos são muito diferentes, mas a personalidade de cada um é linear no filme todo. No livro achei as mudanças abruptas.



Aslam é a figura mais imponente do filme e quando aparece, rouba a atenção! Contudo, os outros seres de Nárnia também têm oportunidade de aparecer, mesmo que rápido. Como toda adaptação, o filme não é fiel ao livro. Mas foi uma das poucas vezes que observei elementos de transição que mesmo diferentes do texto original, correspondem à mesma reação.

Embora seja voltado especialmente ao público jovem, fiquei com a sensação de que é adulto também. Sabe, daqueles que você assiste e decora, mesmo inconscientemente. Espero que as próximas crônicas me envolvam mais e que os filmes sejam tão bons ou melhores que O leão, a feiticeira e o guarda-roupa.

Sim, eu fugi dos filmes porque sempre quis ler os livros!

E vocês, gostam do filme? E do livro?

Beijos!
*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine