O sonho de Eva de Chico Anes

25 de junho de 2012




O sonho de Eva
Dormir pode ser um jogo perigoso
Autor: Chico Anes
Editora: Novo Conceito
Edição: 2012
Páginas: 304
| SKOOB |
Compre no Submarino
Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

O que mais gostei em O sonho de Eva, ficção do brasileiro Chico Anes foi a concepção de uma tecnologia que permite a incursão nos sonhos de forma lúcida. A partir daí, o autor cria uma trama de conspirações, interesses políticos e dominação muito envolvente. Esse foi o elemento que me conduziu até as últimas páginas do livro.

Os dois cenários da trama são Brasil e China. Confesso que já no primeiro terço do livro, quando Eva resolve trabalhar para a Yume, uma multinacional super poderosa, me distanciei da história. De repente uma personagem recatada e frágil vira uma super lutadora. Claro que isso está ligado ao fato de Eva perder a irmã, morta de uma forma muito suspeita e ter que lidar com o filho sequestrado mas, ainda assim, achei a mudança abrupta demais.   

O livro tem uma queda de ritmo no período em que Eva vive no bunker, na China (local de pesquisas da Yume). Apesar disso, elementos importantes surgem dali para o desenrolar final da história. Joachim, o filho autista de Eva, é a peça chave de toda tecnologia dos sonhos. Gostaria que o personagem aparecesse mais ao longo da história. Se por um lado adorei a proposta ficcional do livro, por outro, não me conectei a nenhum dos personagens. 

O livro tem poucos erros, nada que interfira na leitura. Gostei muito da capa que representa a essência da história. O sonho de Eva foi um dos livros do selo Jovem da Novo Conceito que gerou controvérsias. Tem cenas de violência e sexo, mas acredito que para um leitor de 16 anos em diante, seja viável. Indico a história de Chico Anes para os fãs de ficção e literatura nacional. 

PARA VER
*o booktrailer de O sonho de Eva


Beijos!
*Livro recebido da editora Novo Conceito, parceira do Estante da Nine
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine