O sonho de Eva
Dormir pode ser um jogo perigoso
Autor: Chico Anes
Editora: Novo Conceito
Edição: 2012
Páginas: 304
| SKOOB |
Compre no Submarino
Autor: Chico Anes
Editora: Novo Conceito
Edição: 2012
Páginas: 304
| SKOOB |
Compre no Submarino
Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.
O que mais gostei em O sonho de Eva, ficção do brasileiro Chico Anes foi a concepção de uma tecnologia que permite a incursão nos sonhos de forma lúcida. A partir daí, o autor cria uma trama de conspirações, interesses políticos e dominação muito envolvente. Esse foi o elemento que me conduziu até as últimas páginas do livro.
Os dois cenários da trama são Brasil e China. Confesso que já no primeiro terço do livro, quando Eva resolve trabalhar para a Yume, uma multinacional super poderosa, me distanciei da história. De repente uma personagem recatada e frágil vira uma super lutadora. Claro que isso está ligado ao fato de Eva perder a irmã, morta de uma forma muito suspeita e ter que lidar com o filho sequestrado mas, ainda assim, achei a mudança abrupta demais.
O livro tem uma queda de ritmo no período em que Eva vive no bunker, na China (local de pesquisas da Yume). Apesar disso, elementos importantes surgem dali para o desenrolar final da história. Joachim, o filho autista de Eva, é a peça chave de toda tecnologia dos sonhos. Gostaria que o personagem aparecesse mais ao longo da história. Se por um lado adorei a proposta ficcional do livro, por outro, não me conectei a nenhum dos personagens.
O livro tem poucos erros, nada que interfira na leitura. Gostei muito da capa que representa a essência da história. O sonho de Eva foi um dos livros do selo Jovem da Novo Conceito que gerou controvérsias. Tem cenas de violência e sexo, mas acredito que para um leitor de 16 anos em diante, seja viável. Indico a história de Chico Anes para os fãs de ficção e literatura nacional.
PARA VER
*o booktrailer de O sonho de Eva
Beijos!
*Livro recebido da editora Novo Conceito, parceira do Estante da Nine
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine
Sabe que estou tendo certa dificuldade de resenhar "O Sonho de Eva"? Em algumas passagens do livro gostei muito, já outras me causaram certo estranhamento. Eu, pessoalmente, gostei da segunda metade, é mais dinâmica, mas acho que o laboratório da Yume poderia ter sido bem explorado, assim como algumas das lendas e organizações citadas nas pesquisas de Alec. Mas mesmo assim o considero uma boa estreia ;)
ResponderExcluirAbraços.
http://www.pontolivro.com
O kit é bem criativo :D
ResponderExcluir3 estrelas? Epa, ultimamente estou vendo nota baixa para
os livros da NC.
"Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio."
Mas creio que realmente hoje já existem estudos e experiências neste sentido, não?
"Tem cenas de violência e sexo, mas acredito que para um leitor de 16 anos em diante, seja viável."
Do jeito que andam as coisas neste país, é capaz de nós ficarmos escandalizados e as crianças não.
Adorei a resenha, e o livro está na minha pequena pilha de leitura hehehe
Beijos
Babih Hilla
http://revolucionandogeral.blogspot.com
Eu curti muito "O sonho de Eva". Gostei dos pontos que abordaste na resenha. Queria mais do Joachim e do Zed, rs.
ResponderExcluirBeijo grande :*
Não sabia do que o livro se tratava... parece interessante a ideia de trabalhar com sonhos.
ResponderExcluirwww.eulieagora.blogspot.com.br
www.tododiaoutravez.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirJá vi este livro em várias estantes e blogs mas ainda não tinha parado para conferir nenhuma resenha. Não sabia que ele tratava deste assunto, que parece ser bem interessante. É uma pena quando livros com assuntos de ótimo potencial acabam deixando a desejar em algumas partes né. Espero poder ler também ;D
Beijos,
Paula
http://tri-books.com
@Tri_Books
Sempre gostei de ler artigos sobre estudo dos sonhos e achei bem interessante a idéia do livro, quero ler esse livro mais espero ao contrário de você me conectar a algum personagem, porque não consigo ler um livro sem que algum personagem me envolva.
ResponderExcluirOi flor,
ResponderExcluirTenho curiosidade de ler esse livro por causa da tecnologia e dos sonhos espero que fale disso memso...muitooo sabe que não sou tão ligada em fantasia ne...então se começar a puxar muito para esse lado ai foi-se. Espero que esteja melhor flor...ahh io filme e tri massa semana que vem posto sobre ele no blog.
Bjksss
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/
Não imaginei que esse livro fosse tão bom, não sabia que tinha todo esse mistério, adorei. :)
ResponderExcluirDesde que li a sinopse desse livro fiquei com muita curiosidade pra lê-lo. Achei super interessante a história dele. E por ser de um autor nacional então...
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Parece um ótimo livro, já está na minha lista de leitura do Skoob. =)
ResponderExcluirSe a capa dele já me chamou a atenção, a resenha então. Gosto de mistério. Quero ler.
ResponderExcluirEsse livro esta no topo da minha lista de desejos, espero ler em breve, adorei a resenha, Beijos.
ResponderExcluirEu estu super interessada para ler este livro, desde o lançamento a história me encantou, adorei :)
ResponderExcluirBeijos
http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/
Oi Nine,
ResponderExcluirEstou ansiosa pelo livro, mesmo que eu não me prenda aos personagens, se eu conseguir me prender na história, acho que vai ser bom, e como gosto é gosto, como amo uma ficção, acho que vou gostar da história.
Beijokas elis