20 de janeiro de 2026

Leituras em andamento, divagações e meta de janeiro e fevereiro (26)!


ATUALIZADO DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2026

Faz um mês que publiquei o post no blog e por mania eu precisava voltar aqui para escrever sobre o primeiro vídeo e meta do ano, que reúne livros que ficaram em andamento de 2025 e algumas escolhas já para a meta deste ano. Para 2026 o meu principal objetivo é manter constância nos hábitos e elaborar metas simples e alcançáveis, o que não fiz no ano passado e me frustrei. No geral o começo do ano têm sido satisfatório, mas com certeza posso evoluir mais.

LIVROS
Bel-Ami de Guy Maupassant (compre na Amazon)
Drácula de Bram Stoker (compre na Amazon)
Inocência de Visconde de Taunay (compre na Amazon)
A menina de retalhos de Oz de L. Frank Baum (compre na Amazon)
O lobo do mar de Jack London (compre na Amazon)
Um teto todo seu de Virginia Woolf (compre na Amazon)

Até a próxima!

6 de janeiro de 2026

Diva de José de Alencar



Diva
Autor: José de Alencar
Editora: Martin Claret 
Edição: 2007
Páginas: 143
Compre na Amazon

LEIA TAMBÉM
Lucíola de José de Alencar
Romance lançado em 1864, pertence aos chamados romances urbanos de Alencar. Nele é narrada a história de paixão de Augusto pela bela e fatal Emília e tem-se o panorama da sociedade fluminense do século XIX, a qual está repleta de convenções e relações humanas baseadas no interesse.
Diva de José de Alencar foi uma das leituras que mais gostei em 2025 em um ano cheio de altos e baixos. Nesta reta final de dezembro (publicado no início de janeiro) quero registrar meus pontos favoritos da leitura e porque indico para todos os leitores que gostam de clássicos brasileiros e romances jovens

Retrata a sociedade carioca do século XIX e ao mesmo tempo explica porque muitos costumes seguem presentes até hoje (e muitos outros mudaram radicalmente). Vou relembrar os tempos produtivos do Estante da Nine (que voltará em 2026), em um post com 3 motivos para ler Diva de José de Alencar.