1 de dezembro de 2025
Lendo A máquina do tempo de H.G. Wells, concluindo Epicuro e meta da semana!
5 de novembro de 2025
4 livros para ler antes de 2025 terminar
A última meta de leitura de 2025 está escolhida e desta vez tirei da pilha quatro histórias que já entraram em algumas outras metas e ainda não foram lidas. O ponto em comum desses livros são ou meus autores favoritos ou histórias clássicas, com várias adaptações para cinema e televisão, enredos que quero compartilhar por aqui também para renascer o Desafio livros e seus filmes. E por aí qual é a meta de leitura para esse final de ano?
LIVROS
Manfield Park de Jane Austen (compre na Amazon)
O lobo do mar de Jack London (compre na Amazon)
Mulherzinhas de Louisa May Alcott (compre na Amazon)
Drácula de Bram Stoker (compre na Amazon)
Até a próxima!
21 de outubro de 2025
Vidas secas de Graciliano Ramos
Vidas secas
Autor: Graciliano Ramos
Editora: Principis
Edição: 2024
Páginas: 96
Skoob | Goodreads
Compre na Amazon
A crueldade da seca e a vida miserável fazem com que uma família de retirantes sertanejos seja obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas do sertão brasileiro nordestino. O estilo seco de Graciliano Ramos parece transmitira aridez do ambiente e seus efeitos sobre as pessoas que ali estão. Pertencente à segunda fase modernista, conhecida como regionalista, esta é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época.
Vidas secas foi uma experiência de leitura incrível e está na hora de receber uma publicação no Estante da Nine. Lá no canal comentei sobre o livro há algum tempo e começo esse registro com o vídeo e espero escrever uma resenha em breve compartilhando meus pontos favoritos do enredo e como uma história curta tem a capacidade de causar uma reflexão pertinente, especialmente porque retrata uma realidade brasileira não tão distante de 2025.
Resenha de Vidas secas de Graciliano Ramos
20 de setembro de 2025
A Cidade das Esmeraldas de Oz, adultos e vilões no mundo mágico e meses caóticos!
Muitas coisas aconteceram nos últimos tempos, muito trabalho também, e demorei quatro (ou cinco) meses para concluir A Cidade das Esmeraldas de Oz, o sexto volume da série de L. Frank Baum. A ideia ainda é ler um livro por mês da coleção sobre Oz e, antes tarde do que além, vou compartilhar por aqui minha experiência com esse enredo.
A história começa com os tios de Dorothy, Henry e Em, em dificuldades financeiras e sem conseguir quitar um empréstimo perdem a fazenda. Como alternativa, a garota sugere levar seus familiares para Oz e viver no mundo mágico para sempre. Neste volume Ozma e Dorothy também vão enfrentar um vilão em busca de vingança e esses dois temas fizeram do livro o mais adulto da série até aqui.
A Cidade das Esmeraldas de Oz de L. Frank Baum
2 de agosto de 2025
3 lições de Meditações de Marco Aurélio
21 de julho de 2025
Metas para o segundo semestre: organização pessoal, leituras e conteúdo!
O segundo semestre chegou e com ele o momento de pensar e rever as metas e objetivos do ano. Verdade seja dita: eu não planejei grandes realizações para 2025. A ideia é ter constância em novos hábitos e melhorar outros que comecei há alguns anos. Um das minhas dificuldades é a procrastinação, mas também evolui na adaptação e flexibilidade da rotina, então por enquanto as coisas estão 50/50.
Como metas pessoais escolhi focar na academia e manter o exercício físico como um hábito inegociável. É uma decisão pelo presente, e especialmente pelo futuro, e mesmo a passos lentos estou notando os resultados. Não acumular as tarefas diárias da casa é um desafio e estou evoluindo, por isso é meta importante para essa metade do ano. Concluir o destralhe e organização da casa também é objetivo de 2025, já em avanço rápido e provavelmente a primeira delas a ser concluída.
20 de maio de 2025
16 anos de Estante da Nine + meta de leitura para maio e junho!
24 de abril de 2025
A estrada para Oz (e como os caminhos da vida levam a lugares inesperados)
Não vou mentir: retomar o hábito de ler e escrever no Estante da Nine têm sido difícil. Depois de anos e anos de caos e vida desorganizada colocar tudo em ordem requer tempo e estou me permitindo seguir um passo e uma meta de cada vez. Exatamente por isso encaro 2025 como um segundo momento na história do blog e do canal e espero compartilhar muitas leituras incríveis por aqui a partir de agora.
A experiência de hoje é com o quinto volume da série de L. Frank Baum. Em A estrada para Oz o autor trabalha alguns temas importantes, parte do ponto sobre não pegar um caminho conhecido e coloca junto a Dorothy personagens bem peculiares, especialmente o Homem Maltrapilho. A protagonista, como nas histórias anteriores, tem uma personalidade marcante, e seu tom transita entre uma criança esperta e uma garota intransigente.
9 de janeiro de 2025
Leituras em andamento e meta para janeiro e fevereiro de 2025!
2025 chegou e do lado daqui estou animada para que seja um ano produtivo com as leituras, filmes, séries e garimpos de sebo e brechó. Também pretendo voltar a participar de feiras com o Garimpos da Nine até o segundo semestre, mas tudo isso é assunto para conversarmos em janeiro e nos próximos meses. O tema de hoje no Estante da Nine são as leituras em andamento de 2024 e duas escolhas para completar a meta do mês.
Os relógios de Agatha Christie é a leitura em andamento mais antiga da lista. Cheguei em uma parte do enredo super interessante, mas abandonei por causa da rotina corrida. As histórias curtas funcionam melhor nessas épocas e opto por elas. Diva de José de Alencar também ficou pendente de 2024 e é o primeiro livro da meta que pretendo terminar. A história faz parte de um projeto que compartilho no Estante da Nine e vou escrever e gravar sobre a experiência de leitura.
Meta de leitura para janeiro de 2025


