1 de junho de 2013

O grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald





O grande Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Editora: Penguin (Companhia das Letras)
Edição: 2012
Páginas: 256
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Nos tempos de Jay Gatsby, o jazz é a música do momento, a riqueza parece estar em toda parte, o gim é a bebida nacional (apesar da lei seca) e o sexo se torna uma obsessão americana. O protagonista deste romance é um generoso e misterioso anfitrião que abre a sua luxuosa mansão às festas mais extravagantes. O livro é narrado pelo aristocrata falido Nick Carraway, que vai para Nova York trabalhar como corretor de títulos. Passa a conviver com a prima, Daisy, por quem Gatsby é apaixonado, o marido dela, Tom Buchanan, e a golfista Jordan Baker, todos integrantes da aristocracia tradicional. Na raiz do drama, como nos outros livros de Fitzgerald, está o dinheiro. Mas o romantismo obsessivo de Gatsby com relação a Daisy se contrapõe ao materialismo do sonho americano, traduzido exclusivamente em riqueza.

Oi gente, tudo bem? Mais um post para o Desafio 2013: livros e seus filmes. Preciso dizer que não foi muito fácil terminar o livro e explico os motivos no vídeo. Mesmo assim, O grande Gatsby é daquelas leituras que merecem ser feitas principalmente para discutirmos cada vez mais sobre ele. 

Demorei um pouco mais para postar o vídeo justamente porque eu tinha receio de não conseguir explicar o porquê de não ter gostado tanto assim desse clássico. Espero a opinião de vocês nos comentários. 


Beijos!
*Livro recebido da editora Companhia das Letras
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

5 comentários:

  1. Oi Nine! Como sempre o vídeo ficou muito bom e sua opinião bem explicada. Quem gosta que me perdoe, mas confesso que não sou nem um pouco chegado aos clássicos e esse ai pelo que você disse, hum, acho que não vou nem por os olhos, rsrs. Te indiquei para a tag 'alfabeto literário' lá no meu blog, espero que goste. Abraços!

    Jean
    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nem te conto! O filme não tem data prevista pra cá!
    Sério, morri! >.<

    Adorei o vídeo Nine, muito bem explicado seus pontos de vista. E não fostes não a unica a sentir esse desapontamento por conta do trailer, eu vi o trailer durante a leitura, e achei ele bem propaganda enganosa, haha.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Relaxa, Nine! Gosto é muito pessoal e todo mundo tem o direito de gostar ou não. Principalmente os clássicos. Eu, por exemplo, detesto os clássicos brasileiros, mas gosto dos estrangeiros, dentre eles The Great Gatsby, que é meu favorito. Entendo que você não tenha gostado do livro, mas espero que goste do filme. Também adorei o trailer e estou louca pra ver!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Entendo muuuuuuuuito sua angústia. Estou lendo Razão e Sensibilidade (Austen) há uns dois meses e não estou suportando a história. Só vou terminar por questão de honra! *risos*

    ResponderExcluir
  5. Nine!! eu terminei esse livro ontem e no começo eu sofri com ele tbm, mas o final engatou de um jeito sem igual e eu amei haha
    eu aproveitei e ja assisti o filme tbm, qdo você fara o video sobre o filme?? quero muito ouvir sua opnião!!! ;)
    beijos!!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)