19 de maio de 2013

Replay de Henri B. Neto & Soterrados de Vanessa Bosso

Oi gente, tudo bem? Eu já comentei por aí (curta a página do Estante da Nine e siga no Twitter @estantedanine) que eu ainda não tive aquela vontade de investir em um e-Reader. Eu sei que é uma tendência, especialmente para alguém que mantém uma página sobre livros, mas estou evitando acumular mais e mais leituras. 

Contudo, desde que baixei o aplicativo do Kindle para computador, estou fazendo algumas experiências com e-books e o resultado é muito animador. Pelo menos uma vez por semana eu visito o site da Amazon para conferir os livros disponíveis para baixar gratuitamente. Em um desses dias baixei Replay do querido Henri B. Neto (eu vivo falando dele nos meus vídeos) e um tempo depois encontrei Soterrados da incrível Vanessa Bosso (sim, eu sou fangirl da autora). 

Os dois livros são curtos (100 e 50 páginas respectivamente) e li ambos neste sábado (18 de maio). Não lembro de ter montado outro post sobre e-books, por isso o formato é diferente. Espero que vocês gostem, comentem e deixem sugestões de outros assuntos ou formatos para escrever ou gravar aqui para o Estante da Nine

Replay de Henri B. Neto conta a história de dois adolescentes que se conheceram quando o garoto se mudou para o prédio em frente ao da garota, tiveram um rápido relacionamento e depois de uma situação constrangedora, se separam para sempre. É interessante perceber como Henri criou uma história realista. Mesmo não tendo passado por uma situação como a dos protagonistas, eu super imagino acontecendo na vida real. 

Os personagens estudam na mesma escola e por algum motivo Gabriel não concluiu o ensino médio (ele é dois anos mais velho que ela). E adivinhem quem o professor escolhe para ser tutora do guri... Sim, Cecília, que praticamente morre de raiva, mas como gosta muito do educador, resolve superar seu ódio pelo garoto e fazer o que for possível para ajuda-lo. 

Lógico que Gabriel tem segundas intenções e minha primeira reação em relação ao personagem foi a mesma de Cecília: raiva. Mas com o decorrer da narrativa, o garoto tem um crescimento interessante e mostra que realmente está arrependido pelo erro que cometeu alguns anos atrás. Cecília passa por maus momentos assim que os dois precisam conviver novamente, mas também amadurece e deixa sua opinião radical de lado com o passar das páginas. 

O livro tem dramas adolescentes, alguns sérios, romance e humor. Também fala sobre amizade e escolhas. E apesar das poucas páginas, Henri consegue contar uma história completa, com todos os elementos importantes. Leitura mais do que indicada. 


Soterrados da autora Vanessa Bosso é uma história com personagens adultos. Eu já escrevi por aqui, nas resenhas de outros livros da autora, como sou sua fã. Além de construir ótimos personagens e enredos consistentes, Vanessa Bosso trata dos temas que mais gosto. Então, sempre que vejo um livro novo procuro para ler. 

Soterrados conta a história de Theo e Alya. Ambos são arqueólogos e estão trabalhando em uma escavação no México. A história começa quando a jovem volta ao local da pesquisa para fazer com que o seu colega e líder do grupo volte para a superfície e salve sua vida, já que o local está comprometido. Porém, algo dá errado e ambos ficam presos vários metros abaixo da superfície. 

Apenas com 50 páginas a história me conquistou. Na verdade, eu fiquei imaginando que poderia ser o final de um livro com os mesmos personagens e que tudo começou quando eles embarcaram para o México. Vanessa escolheu muito bem o cenário para desenvolver sua ideia: uma situação limite onde dois personagens que não convivem bem juntos precisam ignorar as diferenças para sobreviver. 

Ao longo do tempo (o e-book conta o que acontece nas seis horas seguintes ao soterramento), vamos descobrindo que os arqueólogos têm mais diferenças no que suas posições na expedição e que precisam lidar com momentos de raiva extrema e delicadeza fora do comum. E sim, eu fiquei com uma sensação de pânico intensa ao imaginar toda a terra ao redor deles (se fosse comigo, eu teria chorado de terror até perder os sentidos). 

E o final foi lindo duplamente. O primeiro motivo é como Theo e Alya enfrentam a situação e deixam para trás algo que poderia significar o sucesso mundial. O segundo é a revelação que tiveram ao final da jornada. Eu prefiro não comentar sobre o que é para não dar spoilers, mas tem relação com um outro tema que gosto muito e geralmente comento nos posts de séries de tv. 

Leitura mais do que indicada (como todos os outros livros da Vanessa Bosso que já li). E fica meu apelo público para que a autora escreva o começo da história entre Theo e Alya (ou até mesmo uma versão do que acontece depois de Soterrados). Gostei tanto dos personagens que quero encontra-los novamente. 


Beijos!

9 comentários:

  1. Não costumo ler livros que são lançados diretamente em ebooks, tenho que ficar mais atenta ao site da Amazon pra mudar isso. Esses dois parecem ser muito interessantes! Pensei que eu fosse gostar mais do primeiro, visto que prefiro YAs do que dramas adultos, mas esse Soterrados parece ser tão bom que me chamou até mais atenção do que o outro. Afinal de contas, não é todo dia que se vê um livro que se passa debaixo da terra, haha.
    Adorei o post, Nine, e acho que vc deve continuar lendo ebooks e postando sobre eles pra pessoas como eu, que n estão mt ligadas nisso, saberem das novidades.

    Bjs! nasquartasusamosrosa.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Nine, 'cê não sabe como é legal ver o ''Replay'' aqui no blog... De verdade, fiquei muito feliz! *o*

    Eu não conheço muito bem o trabalho da Vanessa Bosso, mas comprei na Amazon o livro ''A Aposta'' - que também é dela. Espero ler no mês que vem (já que eu tirei maio para ler os meus livros físicos... Acabei percebendo que eu estava ficando MUITO viciado em ler livros digitais! Rsrsrss).

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  3. Nine, sua linda!!! Poxa, fiquei muito feliz com essa resenha de Soterrados e vou te contar: o primeiro capítulo do romance já está escrito! Uhuuuuuuuuuuuuuuu

    E Henri, vou comprar o seu livro Replay pq sério, fiquei muito interessada após essa resenha da Nine.

    Bjooooooo

    ResponderExcluir
  4. Falei a mesma coisa com a Vanessa sobre Soterrados. Fiquei querendo muito mais de Theo e Alya!
    Replay ainda não li, mas já baixei pro meu Kindle.
    E se eu fosse você, investia em um. O preço é alto, mas foi a melhor compra que fiz este ano. Estou apaixonada pelo meu.
    Beijos.

    P.S.: Já eu A Aposta, também da Vanessa? Se não, baixe a amostra e se gostar, compre. É muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Li Replay e me apaixonei por Cecília e Gabriel, o livro é bem legal, engraçado, romântico e o casal de protagonista é muito fofo. Ainda não li nada da Vanessa Bosso, mas também baixei a Aposta e pretendo ler em breve, assim como, Soterrados.

    ResponderExcluir
  6. O Henri me surpreendeu bastante com Replay, ele escreveu algo simples, curto, porem muito divertido. Da Vanessa Bosso eu só li 2012 e gostei do livro, do começo ao meio, do meio pro final já não gostei muito. Mas estou muito interessado em ler A Aposta, já que não sai da lista dos mais vendidos da Amazon, e agora quero ler Soterrados tbm!

    ResponderExcluir
  7. Que dica linda Nine! Já baixando o aplicativo e fazer buscas de livrinhos bons e curtos. \õ

    ResponderExcluir
  8. Nine pode fazer um post ensinando a usar? eu ainda não consegui baixar nada por ele. :(

    Beijinho!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)