20 de junho de 2012

Nas sombras de Jeri Smith-Ready




Nas sombras
#1 Shade
Autora: Jeri Smith-Ready
Editora: Galera Record
Edição: 2012
Páginas: 336
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
No futuro, um misterioso acontecimento (que ficará conhecido como Passagem) dará para os nascidos depois desta data a capacidade de ver e se comunicar com os mortos. Sendo uma dessas pessoas, Aura passa toda a sua vida tendo que lidar com essa condição. Quando o aniversário de 18 anos de seu namorado, Logan, se aproxima, Aura sabe que será o melhor de todos. A banda dele tem um megashow marcado e há uma festa planejada. Está tudo dentro dos planos, exceto Logan morrer de overdose... E voltar, se fazendo presente na vida de Aura exatamente como antes, só que roxo.

Resumindo o livro em uma expressão: "na medida certa"! Li muito sobre Nas sombras antes de começar a lê-lo (resenhas em blogs que visitei). Isso, é claro, me preparou para uma parte da história. Por exemplo: eu sabia que o enredo era sobre fantasmas e a protagonista, uma adolescente. O que eu não contava era gostar tanto da proposta que a autora Jeri Smith-Ready apresentou no livro.

Há 16 anos e 9 meses um evento conhecido como Passagem mudou a vida de todas as crianças que nasceram a partir de então: elas têm a capacidade (dom/ poder?) de ver e falar com fantasmas. Motivo suficiente para a sociedade do livro não ser exatamente parecida com a nossa. Novos órgãos dentro dos governos foram criados e novos padrões estabelecidos como, por exemplo, o de roupas vermelhas. A cor, aparentemente, repele os fantasmas.

Ponto negativo para alguns leitores, o mistério sobre a Passagem foi o que mais me prendeu ao enredo (levando em consideração que ainda serão publicados dois livros da série). Como um evento recente, a sociedade busca respostas para entender o que foi o fenômeno (e eu tenho em mente muitas teorias conspiratórias). Pouco foi descoberto e revelado neste primeiro livro e isso deu a narrativa um toque de mistério ainda maior.

A personagem principal, Aura, é uma boa protagonista. Nem dramática demais ao ponto de tornar a leitura cansativa, nem passiva demais ao ponto de parecer indiferente. A Passagem é um dos elementos do enredo, mas o fio condutor do livro é o romance (claro). A garota perde o namorado logo na primeira parte de Nas sombras, depois de um show que mudaria a vida de Logan (o sonho de conseguir contrato com uma gravadora) para sempre.

No meio desse turbilhão Aura conhece Zachary (pouco antes da morte de Logan), um garoto escocês que está nos Estados Unidas para uma temporada de estudos (será mesmo?). O triângulo amoroso inusitado entre duas pessoas e um fantasma rende cenas engraçadas. Na verdade, rende mais que isso... Os três descobrem informações e habilidades importantes que podem mudar muito de suas vidas (e das pessoas que gostam) sobre os eventos da Passagem...

O  livro é um misto de sobrenatural, mistério e romance. A narrativa é rápida, com descrições na medida certa. Nas sombras tem o que eu considero dois finais: aquele que já é o esperando e, literalmente, nas últimas páginas, a reviravolta. O gancho para o livro dois foi coerente. A capa, embora pareça simples à primeira vista, é uma mistura dos elementos apresentados neste primeiro volume. A diagramação e simples e encontrei apenas dois erros (provavelmente de digitação, já que a revisão, no mais, é impecável).

Indico o livro para quem gosta dos elementos e do estilo de trama citados na resenha!

Beijos!
*Livro recebido da editora Galera
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

14 comentários:

  1. Tô lendo esse livro, Nine! :)
    Eu comecei e fiquei um pouco desaminada, pq todo mundo ficava comentando que tinha uma premissa muito parecida com Beijada por Um Anjo (e eu não gostei da série)...
    Mas depois da sua resenha, me animei! Vou continuar e depois te digo oq achei! :)

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Nine! Já li Nas Sombras e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Realmente uma leitura recomendada.

    Gosto muito quando as capas pelo mundo são mostradas.

    Eu ainda sou mais a nossa.

    Bjos!
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Nine,

    Não sou fã de sobrenaturais, mas pela sua resenha parece ser um bom livro, gosto de riviravoltas nos finais também, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Li Nas Sombras, mas ele não me encheu muito os olhos. Concordo que a proposta é legal e tal, mas tive que parar para pensar se o achei apenas razoável ou muito bom, o que não é um bom sinal. Pra mim, não teve tanto de triângulo amoroso (até porque achei o Logan uma criança gigante), o que até foi legal. A narrativa é realmente rápida (prova disso foi eu ter terminado de ler rapidamente)e eu gostaria de ter gostado mais dele, mas não me senti muito envolvida.
    Beijos.
    http://www.ultimoromance.com/

    ResponderExcluir
  6. pretendo ler esse livro, gostei muito da sua opinião. me incentivou a ler. '-'
    beijos
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  7. Gosto deste tipo de livro!!!!
    Vou ler

    Está rolando um sorteio lá no blog.
    Corre participar!!!!

    http://efeitoglossmakeup.blogspot.com.br/2012/06/sorteio-smartshot-detox.html

    ResponderExcluir
  8. Eu não gosto muito de historias de fantasmas e tal. Achei a capa desse livro meio estranha, não gostei. Mas a resenha ficou boa de verdade.

    Beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Deve ser a 2ª resenha que leio sobre esse livro. E definitivamente a sua foi a melhor. Me mostrou um ponto de vista diferente. Estou desejando esse livro agora. Eu adoro triângulos amorosos com fantasmas.
    Xxx

    ResponderExcluir
  10. Oi Nine.
    Gostei muito da resenha, mostrando os pontos importantes do enredo sem revelar muito da trama.
    Esse é um livro que tenho bastante curiosidade de conhecer, mas vou esperar mais um tempinho para ler pq quero ter mais livros da série lançados e até pq não estou muito na fase YA no momento.
    Gostei bastante do seu blog, principalmente dos vídeos que vc faz, tanto o de resenhas quanto os falando sobre os livros lidos. Achei a sua forma de falar muito clara e objetiva.
    Parabéns.
    Vi que vc tb é do Sul. Fico feliz de ter encontrado mais um blog legal por aqui.
    Já estou seguindo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro com certeza vai ser uma das minhas próximas leituras. Tenho visto tanta gente falando super bem dele que dá aquela vontade de correr em uma livraria agora e pegar pra ler. De verdade. *-*
    Eu adoro YAs sobrenaturais, então acho que esse livro tá super recomendado pra mim, certo?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Oi Nine:)
    Que capa linda *.* Amei a sinopse, gosto de narrativas rápidas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Eu não gostei da capa, apesar de ter adorado o enredo e estar bem curiosa em conhecer o livro. Bela resenha flor...\o/....beijokas elis

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)