3 de janeiro de 2012

O mundo de vidro de Maurício Gomyde







O mundo de vidro
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Edição: 2011 (3ª edição)
Páginas: 235
| SKOOB |
Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela linguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.

Um romance (hilário) delicioso!

O mundo de vidro é ótimo da primeira à última linha. Corro o risco de não saber expressar exatamente os motivos que me fizeram ficar apaixonada pela história do autor Maurício Gomyde.

Acredito que o ponto de partida seja a narrativa! Além de um belo texto, o livro segue um ritmo impressionante, mesclando a intensidade dos sentimentos dos personagens com passagens engraçadas. Exatamente como qualquer um de nós vive seu dia-a-dia. Em certos momentos, me vi nos personagens, principalmente porque o autor da uma ênfase interessante ao medo de mudar, arriscar coisas novas. E é exatamente assim que chego ao segundo ponto...

Os personagens. Gostei da maneira como Maurício Gomyde criou a ligação entre eles. Aqui o autor mostra até que ponto alguém é capaz de mudar e mentir para impressionar outra pessoa. Consciente de todos os risco e de que, no futuro, pode não render o esperado. Este é o personagem masculino. Por outro lado, a protagonista vive no mundo da insegurança. Prefere não arriscar grandes mudanças sem ter certeza do resultado. É difícil ser calculista em relação ao sentimentos, então, prefere viver na inércia. Opostos...

Por fim, chegamos ao título do livro: O mundo de vidro! Uma história dentro da história. Sensacional. E misterioso. Pense você, recebendo textos de um desconhecido. Periodicamente e sem explicação. Buscando respostas que não chegam e apaixonada pelo romance escrito em e-mails. Viciada, eu diria. Até que chega o momento em que ela (a protagonista) precisa tomar uma decisão. E sair da inércia que impôs a sua vida. E o final... Bom, você PRECISA ler para descobrir!

PARA VER
*o booktrailer do livro O mundo de vidro



Beijos!

16 comentários:

  1. Nine, já li este e o novo romance do Gomyde, Ainda não te Disse Nada e confesso que, ao ler o segundo, não senti mais nada por O Mundo de Vidro.
    Você, que gostou do livro, vai amar ainda mais Ainda não te Disse Nada.
    Achei que o autor evoluiu bastante na escrita.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. concordo com a babi aqui de cima. li ainda não te disse nada antes de o mundo de vidro e posso dizer com toda certeza que não há comparação entre os dois. ainda não te disse nada é bem melhor! você vai amar, nine!

    ResponderExcluir
  3. Tô chegando a conclusão que esse autor ARRASA!
    Nine, só leio resenhas positivas...
    Críticas positivas...
    Já anotei a dica!
    Sua resenha ficou linda!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da resenha e estou de olho nesse livro faz um bom tempo... Do autor li Ainda não te disse nada e curti muito, imagino que com esse não será diferente. Esse autor tem de tudo pra se tornar ainda mais famoso.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Todos PRECISAM ler um livro que seja do Maurício Gomyde, os dois que li saõ igualmente maravilhosos e com essa narrativa incrível! Ele merece fazer muiito sucesso gente, muito mesmo :D

    Beijos, Nanda'
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! É a primeira vez que visito seu blog, mas como eu achei a resenha incrivelmente bem escrita, eu tenho uma boa impressão dele. O mundo de vidro me chama muito atenção, por ser uma estória bem interessante e pela falta dos nomes proprios dos personagens. Acho que deve ser muito bacana esse jeito diferente da narrativa. Li Ainda não te disse nada, mas não cai de amores como um bocado de gente, não sei porque... :/ Espero gostar mais desse primeiro livro.

    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,

    Esse é um livro que eu quero ler com certeza, parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nine!
    Adorei sua resenha, aumentou ainda mais minha vontade de ler o livro KÇJASDKSA Tenho ele faz tempo, as nunca sobre tempo :/

    Seu blog é lindo, obrigada pelo comentário carinhoso lá no blog *-* Seguindo aqui!

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Janine!
    Já li "O mundo de vidro" e simplesmente amei a maneira com que o Maurício conduz a história, criando um enredo diferente e muito especial. Personagens sem nomes, mas com personalidades distintas e fortes. O humor é um ponto muito interessante neste livro, pois torna o livro mais leve.
    Vi os outros comentários sobre "Ainda não te disse nada" e considero essa serenidade do segundo livro um grande amadurecimento do autor. A história é belíssima e emocionante, com uma pitada de humor típica do Maurício. Ele tem tudo para se tornar um grande nome na literatura brasileira pela sua criatividade e originalidade.

    Beijos,
    @umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá querida! Tudo bom com você? Eu vi seu comentário lá no TG, me desculpe pela demora para responder, é que realmente eu tinha (tenho) muitos comentários para responder! A propósito, estou seguindo seu blog!! Meu passatempo favorito, além de mexer no computador é ler!! Amo de paixão!
    Tem post novo, comenta? E vota na gente, saiba como lá no blog.
    Beijos
    Julia
    trendygirlsz.tk

    ResponderExcluir
  11. Parece ser bom.
    Bjos
    http://jayfereguetti.blogspot.com
    @jayfereguetti

    ResponderExcluir
  12. Oi Nine,
    Não fia revoltada comigo flor, faremos o encontro no domingo e no sábado também, se o pessoal quiser...só disse que o sábado era melhor...mas eu topo qualquer dia porque amo me encontrar com vocês pra falar de literatura...\o/..bem sobre a resenha eu só posso dizer que ficou show e que agora tenho mais vontade ainda de ler esse livro. Eu ainda não vi nenhuma crítica a esse livro o que para mim o torna muito bom.....\o/....beijokas elis

    ResponderExcluir
  13. Eu sinceramente não gostei muito não desse livro, poderia ter sido melhor :/

    xx carol

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela resenha! Já li este e o outro livro do autor, gostei assim como você! Sem dúvida, a narrativa é o ponto alto. Beijos,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  15. Ola!

    Eu estou na metade do livro, então não sei o final! rs

    Mas sobre as outras coisas, preciso dizer que concordo com você! A narrativa é muito dinâmica, com um ótimo ritmo.
    E ainda tem o fato de o autor mostrar como alguém pode mudar para impressionar outra pessoa!
    Além das passagens super engraçadas!

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)