O grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald

1 de junho de 2013





O grande Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Editora: Penguin (Companhia das Letras)
Edição: 2012
Páginas: 256
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Nos tempos de Jay Gatsby, o jazz é a música do momento, a riqueza parece estar em toda parte, o gim é a bebida nacional (apesar da lei seca) e o sexo se torna uma obsessão americana. O protagonista deste romance é um generoso e misterioso anfitrião que abre a sua luxuosa mansão às festas mais extravagantes. O livro é narrado pelo aristocrata falido Nick Carraway, que vai para Nova York trabalhar como corretor de títulos. Passa a conviver com a prima, Daisy, por quem Gatsby é apaixonado, o marido dela, Tom Buchanan, e a golfista Jordan Baker, todos integrantes da aristocracia tradicional. Na raiz do drama, como nos outros livros de Fitzgerald, está o dinheiro. Mas o romantismo obsessivo de Gatsby com relação a Daisy se contrapõe ao materialismo do sonho americano, traduzido exclusivamente em riqueza.

Oi gente, tudo bem? Mais um post para o Desafio 2013: livros e seus filmes. Preciso dizer que não foi muito fácil terminar o livro e explico os motivos no vídeo. Mesmo assim, O grande Gatsby é daquelas leituras que merecem ser feitas principalmente para discutirmos cada vez mais sobre ele. 

Demorei um pouco mais para postar o vídeo justamente porque eu tinha receio de não conseguir explicar o porquê de não ter gostado tanto assim desse clássico. Espero a opinião de vocês nos comentários. 


Beijos!
*Livro recebido da editora Companhia das Letras
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine