29 de janeiro de 2013

Nômade de Carlos Orsi Martinho








Nômade
Autor: Carlos Orsi Martinho
Editora: Ciranda das Letras
Edição: 2010
Páginas: 152
| SKOOB |
Compre no Submarino
E se o mundo que você conhece, de repente, parasse de funcionar? Tudo se tornasse estranho, imprevisível? Essa é a situação em que um grupo de jovens tripulantes da nave espacial Nômade se vê lançado durante uma aventura que deveria ser perfeitamente segura – um faz de conta elaborado para prepará-los para o destino final de sua longa viagem pelo espaço. De uma hora para outra, a linha entre simulação e realidade se quebra, e o que era brincadeira se converte em algo terrivelmente sério. Será apenas mais uma camada do jogo?

E se você morasse em uma nave espacial viajando pelo universo? Nômade é um livro juvenil de ficção científica escrito por Carlos Orsi Martinho e lançado pelo selo Ciranda das Letras em 2010. O enredo gira em torno de um grupo de jovens que está em um acampamento em uma parte isolada da nave onde moram, a Nômade. A experiência faz parte da simulação de vida na Terra (que não existe mais). 

Os moradores da Nômade são divididos em três tribos, mas todos são descendentes dos últimos humanos que viveram na Terra. Achei muito interessante o autor ter criados “populações” diferentes dentro da nave. Afinal, um dos pontos mais importantes das histórias de ficção científica é o de que todas elas procuram referências reais para basear seus enredos. E certamente no futuro a população não fará parte de uma única nação (pelos exemplos que vemos hoje, eu imagino).

Foto: Nine Stecanella

Toda a aventura começa quando os jovens percebem que algo está errado no acampamento... O ponto alto do livro, na minha opinião, foram os personagens. Espertos, ágeis e carismáticos. Para uma história curta como esta, e voltada ao público jovem, é indispensável que o leitor tenha afinidade com os personagens desde o inicio. 

Outro ponto que vale ressaltar é o de que Carlos Orsi Martinho busca dar as explicações necessárias para o contexto da história. Ou seja, ele situou o leitor sobre os pontos principais da vida dos personagens e do funcionamento nave. A edição da Ciranda das Letras tem uma capa muito atrativa, bom projeto gráfico e ótima revisão. O texto é fluido e fácil. Indico para os leitores na faixa de 14, 15 anos e para quem gosta de ficção científica. Mas vale lembrar, mais uma vez, que a história é mais enxuta e rápida. Certamente daria um ótimo spin-off jovem-adulto.


Beijos!
*Livro recebido da editora Ciranda das Letras
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

2 comentários:

  1. Eu li um livro do Orsi, que foi Guerra Justa, também ficção científica. Acho que iria gostar de Nômade porque me identifiquei muito com a narrativa dele, que é mesmo muito gostosa.
    Valeu a indicação!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, o livro parece beeeem bacana :D Adorei a resenha ^^

    P.S.: O estilo da capa me lembrou aquela série "39 Clues" - não lembra?!

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)