26 de junho de 2012

[sorteio] O sonho de Eva

Olá! A resenha de O sonho de Eva saiu ontem então hoje é dia de promoção! Participe e boa sorte!


Beijo!

25 de junho de 2012

O sonho de Eva de Chico Anes




O sonho de Eva
Dormir pode ser um jogo perigoso
Autor: Chico Anes
Editora: Novo Conceito
Edição: 2012
Páginas: 304
| SKOOB |
Compre no Submarino
Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

O que mais gostei em O sonho de Eva, ficção do brasileiro Chico Anes foi a concepção de uma tecnologia que permite a incursão nos sonhos de forma lúcida. A partir daí, o autor cria uma trama de conspirações, interesses políticos e dominação muito envolvente. Esse foi o elemento que me conduziu até as últimas páginas do livro.

Os dois cenários da trama são Brasil e China. Confesso que já no primeiro terço do livro, quando Eva resolve trabalhar para a Yume, uma multinacional super poderosa, me distanciei da história. De repente uma personagem recatada e frágil vira uma super lutadora. Claro que isso está ligado ao fato de Eva perder a irmã, morta de uma forma muito suspeita e ter que lidar com o filho sequestrado mas, ainda assim, achei a mudança abrupta demais.   

O livro tem uma queda de ritmo no período em que Eva vive no bunker, na China (local de pesquisas da Yume). Apesar disso, elementos importantes surgem dali para o desenrolar final da história. Joachim, o filho autista de Eva, é a peça chave de toda tecnologia dos sonhos. Gostaria que o personagem aparecesse mais ao longo da história. Se por um lado adorei a proposta ficcional do livro, por outro, não me conectei a nenhum dos personagens. 

O livro tem poucos erros, nada que interfira na leitura. Gostei muito da capa que representa a essência da história. O sonho de Eva foi um dos livros do selo Jovem da Novo Conceito que gerou controvérsias. Tem cenas de violência e sexo, mas acredito que para um leitor de 16 anos em diante, seja viável. Indico a história de Chico Anes para os fãs de ficção e literatura nacional. 

PARA VER
*o booktrailer de O sonho de Eva


Beijos!
*Livro recebido da editora Novo Conceito, parceira do Estante da Nine
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

20 de junho de 2012

Nas sombras de Jeri Smith-Ready




Nas sombras
#1 Shade
Autora: Jeri Smith-Ready
Editora: Galera Record
Edição: 2012
Páginas: 336
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
No futuro, um misterioso acontecimento (que ficará conhecido como Passagem) dará para os nascidos depois desta data a capacidade de ver e se comunicar com os mortos. Sendo uma dessas pessoas, Aura passa toda a sua vida tendo que lidar com essa condição. Quando o aniversário de 18 anos de seu namorado, Logan, se aproxima, Aura sabe que será o melhor de todos. A banda dele tem um megashow marcado e há uma festa planejada. Está tudo dentro dos planos, exceto Logan morrer de overdose... E voltar, se fazendo presente na vida de Aura exatamente como antes, só que roxo.

19 de junho de 2012

5 livros que faltam na minha estante

Estou participando de um Amigo Secreto Literário entre blogueiros e youtubers e nas discussões do grupo uma das ideias mais comentadas era a de um vídeo com indicações de livros que gostaríamos, para facilitar a escolha do nosso amigo. Pois bem, antes que ficasse impossível gravar por causa da varicela (sim, aos 24 anos passar por isso não tá na história) fiz minhas escolhas. Espero que seja útil. E você, quais são os cinco livros que faltam na sua estante?


Beijos!

18 de junho de 2012

Estante da Nine (45) e (46)


PRÊMIOS
Paixão e liberdade de Flavia Cristina Simonelli [Novo Século]
Nas trevas e na luz: volume 1 de Gisele Carmona [Biblioteca 24 horas]

RECEBIDOS
Torre de Sofia: a estranha razão de Paulo Natanael Nogueira [Livro Pronto]
Amazon Guerreiros da Amazônia: O templo da luz de Ronaldo Barcelos/ Ronaldo Santana [RJR]



RECEBIDOS
Conselho de amiga de Siobhan Vivian [Novo Conceito]
Do seu lado de Fernanda Saads [ Novo Conceito Jovem]
Tudo o que ela sempre quis de Barbara Freethy [Novo Conceito]
Dizem por aí... de Jill Mansell [Novo Conceito]
Estou com sorte de Douglas Edwards [Novo Conceito]
Branca de Neve e o caçador de Vários autores [Novo Conceito]

Beijo!

14 de junho de 2012

Nas entrelinhas do horizonte de Humberto Gessinger





Nas entrelinhas do horizonte
Autor: Humberto Gessinger
Editora: Belas Letras
Edição: 2012
Páginas: 160
| SKOOB |
Compre no Submarino
O mundo é ímpar, não dá para dividi-lo em duas metades iguais. Muito menos ver a linha imaginária que separa a infância da vida adulta. Contemplando o horizonte embalado pela trilha sonora que o tornou um dos ícones do rock brasileiro, Humberto Gessinger lança seu novo livro, intitulado Nas entrelinhas do horizonte, que chega às livrarias de todo o Brasil dia 7 de maio. Gessinger recorre à memória afetiva para construir crônicas pulsantes e arrebatadoras, em que cada página é uma janela onde passado, presente e futuro se misturam para compor juntos a cena. Uma paisagem que só pelas entrelinhas revela a força da sua música e da sua poesia, por meio de lembranças da infância e da vida adulta, momentos em que deixou e voltou a ser criança, como quando a bola de futebol parou embaixo de um carro e uma descoberta desconcertante aconteceu. Em As entrelinhas do horizonte Gessinger transforma a crônica em música e poesia para falar de sentimentos.


Beijos!
*Livro recebido da editora Belas Letras
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

11 de junho de 2012

Eu, Alex Cross de James Patterson






Eu, Alex Cross
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Edição: 2011
Páginas: 224
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Numa noite de festa, Alex Cross recebe uma notícia chocante O detetive está comemorando seu aniversário quando atende a um telefonema informando que sua sobrinha, Caroline Cross, foi brutalmente assassinada. Ele jura que vai capturar o criminoso e logo descobre que Caroline estava envolvida com prostituição e não foi a única vítima. Garotas de um clube privativo desaparecem misteriosamente Atrás de pistas do assassino, Alex e a namorada, a detetive Brianna Stone, vão a um lugar onde é possível realizar qualquer fantasia, desde que se conheçam as pessoas certas para entrar. É lá que um homem misterioso e de gosto excêntrico, autodenominado Zeus, sacia seus desejos. Um mistério que pode abalar o mundo Alex e Bree percebem que terão que enfrentar figuras muito importantes, perigosas e bem protegidas, das mais altas esferas da sociedade. E uma coisa é certa: elas farão de tudo para manter seus segredos.


Beijos!
*Livro recebido da editora Arqueiro
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

8 de junho de 2012

Tortura cor-de-rosa de Lycia Barros





Tortura cor-de-rosa
As meninas também sabem ser cruéis
Autora: Lycia Barros
Editora: Atitude [Habacuc]
Edição: 2011
Páginas: 149
| SKOOB |
Ao mudar-se para São Paulo com seus pais, Ava pensou que poderia ter uma vida normal, como a de todas as meninas da sua idade, que têm amigas com quem conversar, com quem sair e com quem divertir-se naquela cidade cosmopolita. O novo bairro é bonito e elegante, e o novo colégio parece-lhe uma promessa de novos dias por viver, repletos de bons acontecimentos. Porém, já no primeiro dia de aula, Ava descobre que nem mesmo ali a vida é perfeita. Sem que saiba direito como, torna-se alvo de uma garota cruel, que está sempre cercada por fiéis seguidoras, com as quais forma uma espécia de gang. É quando tem início o bullying, que tornará a vida de Ava um inimaginável e completo inferno. "Ava encarou-a por um momento, abalada, tentando disfarçar o pavor que se espalhava pelo seu corpo e as lágrimas que ameaçavam cair de seus olhos. Sentiu-se tomada por um ódio desconhecido. Queria asfixiar aquela garota. Jamais, em tempo algum, pensara que um dia fosse sofrer ameaças daquele tipo, de humilhação mórbida. Dois sentimentos fortes brotaram-lhe: a indignação e o desejo de vingança. Porém, o medo se espremeu entre eles. Se Jaque tinha mesmo feito aquilo com Yoshie, porque não faria com ela?"

Meu primeiro pensamento quando recebi Tortura cor-de-rosa, através de um booktour organizado pela Tati foi: "é o primeiro livro sobre bullying que vou ler com esse propósito explícito". Muitos livros classificados como jovem-adulto abordam esse elemento em seus enredos, mas Lycia Barros criou uma história onde ele é o ponto principal. 

Embora seja um livro curto, a autora desenvolveu as principais características dos personagens principais, fazendo com que o leitor conheça as qualidades e defeitos de cada um. O romance também ficou na dose certa, especialmente levando em conta o público principal, infanto-juvenil. Isso não quer dizer que o livro seja limitado a essa faixa etária. Durante a leitura pude relembrar acontecimento do meu tempo de escola, quando o bullying e a maldade entre os alunos não eram tratados como hoje em dia. 

A narrativa de Lycia Barros é ótima, coerente e sem exageros. Outro ponto importante é a religiosidade de Ava, a personagem principal, tratada com muita delicadeza pela autora, que não quer doutrinar seus leitores, mas mostrar que famílias (e adolescentes) ainda conservam sua fé e hábitos religiosos. Já a antagonista do livro, Jaque, é a maldade personificada na forma de uma adolescente. 

O livro é uma mistura de momentos bons e ruins na vida da personagem principal. A mudança de Ava para São Paulo foi uma ponte para o amadurecimento da garota, mas sem ultrapassar os limites da sua idade. Outro ponto interessante são as atividades propostas no início do livro, para discussão em sala de aula, por exemplo. 

Lycia Barros escreveu sobre superação. Todos que já passaram por momentos de dificuldades na adolescência devem ler Tortura cor-de-rosa, especialmente as meninas!

Beijos!

5 de junho de 2012

Leituras de maio (2012)


RESENHAS
Não deixe o sol brilha em mim de Evandro Raiz Ribeiro
Beijada por um anjo: destinos cruzados de Elizabeth Chandler
Um homem de sorte de Nicholas Sparks
O arcano nove (A Mediadora) de Meg Cabot

Beijos!

4 de junho de 2012

Estante da Nine (44)


RECEBIDOS
Garotas de vidro de Laurie Halse Anderson [Novo Conceito]
A filha da minha mãe e eu de Maria Fernanda Guerreiro [Novo Conceito]
A escolha de Nicholas Sparks [Novo Conceito]
O clã dos magos de Trudi Canavan [Novo Conceito]
Beijos!