Círculo Secreto: A prisioneira por L.J. Smith

3 de dezembro de 2012





A prisioneira
#2 Círculo Secreto
Autora: L.J. Smith
Editora: Galera Record
Edição: 2012
Páginas: 240
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino

LEIA MAIS
Círculo Secreto
Cassie é chantageada por Faye para roubar o poderoso Cristal Skull, e, por acidente, as duas liberam uma força maligna, que Cassie acredita ser responsável por vários assassinatos que imitam os torturosos atos dos julgamentos das bruxas de Salem. Enquanto isso, o Círculo chega à um ponto crucial na história, no qual deve ser escolhida uma nova líder, e, com Faye ameaçando revelar os segredos mais profundos de Cassie, pode significar desastre para todos os envolvidos.

Falar sobre Círculo Secreto: A prisioneira tem dois caminhos: o primeiro deles é para quem assistiu a série, como eu. Continuo achando a ambientação da autora L. J. Smith melhor do que a adaptação para televisão (leia o post sobre The Secrete Circle). Tudo é mais sombrio e rodeado de energia maligna. Contudo, continuo achando a Cassie da série melhor do que a do livro. A protagonista é muito insegura, cheia de sentimentos e atitudes conflitantes e de pouca atitude.

O livro trata um pouco melhor um assunto que passou rapidamente pela série e teve grande relevância: a caveira de cristal. Contudo, o título me enganou. Imaginei que esse “prisioneira” fizesse referência direta a protagonista envolvida com magia negra. No entanto, Cassie é “vítima” de uma chantagem adolescente que predomina as 238 páginas. E o livro decepciona exatamente nesse ponto. 

L.J. Smith tinha nas mãos um assunto incrível para retratar o universo mágico que criou. Fica evidente que as relíquias mencionadas são de extrema importância para o desenvolvimento dos bruxos em New Salem. Contudo, predomina o drama de Cassie. O número elevado de componentes do círculo, 12, também não faz grande diferença na narrativa. A participação efetiva é de, no máximo, seis personagens. Nesse ponto, o programa para televisão também acertou. Mas como escrevi na resenha do primeiro livro, tudo é muito diferente entre livro e série. 

Foto: Nine Stecanella




Para quem não acompanhou a série, o mais provável é achar o livro, no máximo, regular. Justamente porque o drama predomina ao invés da magia. Círculo Secreto: A prisioneira também tem algumas cenas de suspense interessantes e retoma uma pequena parte da história e da origem dos bruxos e de suas famílias. O livro foi lançado, originalmente, em 1992. Atualmente os leitores preferem protagonistas fortes e determinadas. Será que há 20 anos isso era diferente? 

A edição da Galera tem boa diagramação, páginas amarelas e ótima revisão. Também gostei muito da capa, que segue o padrão do primeiro volume, e tem um pequeno detalhe da personagem principal “trabalhando” sua magia. Bem sutil, contudo, perceptível. 

Indico o livro para que gosta de histórias de bruxas, cientes dos pontos que citei acima e também para quem acompanhou a série de tv e ficou interessado em conhecer um pouco mais do que deu origem ao programa. Originalmente Círculo Secreto é uma trilogia. Assim que o terceiro volume sair, escrevo sobre ele para vocês.

Beijos!

*Livro recebido da editora Galera
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine