O casamento de Nicholas Sparks

26 de agosto de 2012



O casamento
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Edição: 2012
Páginas: 223
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino

LEIA MAIS EM
Nicholas Sparks
Advogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento - e a culpa é dele. Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la. Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie (de Diário de uma Paixão), ele promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a espos apaixonar-se por ele novamente.

Eu tenho lá meus poréns com os livros de Nicholas Sparks. Por sorte O casamento foi uma surpresa positiva. A sequência de Diário de uma paixão fala sobre as dificuldades de um casamento e como o tempo pode desgastar uma relação entre marido e mulher. 

Wilson é o personagem principal e narrador. Os protagonistas masculinos de Nicholas Sparks são intensos, mas não tão cansativos quanto as femininas. Ao esquecer o aniversário de 29 anos de casamento, Wilson percebe o quanto ficou distante da sua família nos últimos anos e como isso afetou a relação entre ele, seus filhos e a mulher. 

A conexão com o livro anterior é através da personagem Jane, mulher de Wilson e filha de Noah (protagonista de Diário de uma paixão). Jane cresceu em meio ao intenso relacionamento dos pais e sempre sonhou em viver um amor como o deles. Mas após quase trinta anos de casada, a mulher age como se sua vida não tivesse mais o sentido de antes especialmente porque todos os filhos estão fora de casa, seguindo suas vidas. 

Diferente de outros romances de Nicholas Sparks, esse trata de relacionamentos e sentimentos mais maduros. Os personagens são objetivos e o drama, ameno. Não existem excessos. O enredo segue de forma coerente e coesa. 

Wilson faz uma análise de sua vida desde o dia em que conheceu Jane. Pontua os momentos em poderia ter agido melhor como marido e pai e, a partir daí, pensa em uma maneira de reconquistar sua mulher e seus filhos. O personagem sabe os riscos que corre e tem em mente que o amor de Jane por ele pode ter acabado. Mas prepara uma surpresa incrível para a mulher... 

Noah, vivendo em uma casa de repouso, é o conselheiro de Wilson. O pai de Jane sabe que os dois são diferentes na maneira de expressar seus sentimentos, mas busca ajudar o genro da melhor maneira possível, fazendo com que Wilson lute até o final pelo amor de sua mulher. 

A maneira como Nicholas Sparks apresenta uma relação desgastada pelo tempo sem dúvida é o ponto alto do livro. A narrativa em primeira pessoa e com o texto bem construído faz com que o leitor devore as páginas sem perceber. É o livro mais sóbrio do autor que já li: sem paixões avassaladoras, conquistas impossíveis e perdas irreparáveis. Tudo está escrito na medida certa e com muita emoção. 

Para você que já leu outros romances de Nicholas Sparks e não gostou, aposte em O casamento! A edição está simples, mas com uma boa diagramação, páginas amarelas e não encontrei nenhum erro de revisão. O preço do título também é acessível. Fica na faixa de R$24,90.

Beijos!
*Livro recebido da editora Arqueiro
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine