O poder do fogo de Khêder Henrique

12 de abril de 2012




O poder do fogo
Autor: Khêder Henrique
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Edição: 2011
Páginas: 240 
| SKOOB |
Compre no Submarino
“Você já pensou em possuir o Poder do Fogo?” O Grande Teste – uma série de provas práticas e teóricas realizadas para definir o rumo profissional de um estudante – será realizado dentro de um mês em Diaspos, uma vila rural que fica ao sudeste do mítico continente de Myruna. Todos os jovens estão empolgadíssimos com a aproximação desse evento. Menos Kiara Ancessus. Entretanto, tudo pode mudar quando o forasteiro Lucius Veniaga chega ao vilarejo com o desejo de estudar com a misteriosa Elemiah Mirone, uma elementar aposentada. Os elementares são indivíduos com habilidades únicas e fascinantes, tais como manipular os elementos da natureza conforme sua vontade. Dividida entre o desejo de agradar a seus familiares e a vontade de encontrar uma atividade na qual sinta prazer e desenvoltura em desempenhar, Kiara iniciará uma jornada de aventuras e descobertas onde enfrentará surpreendentes desafios.

Sou fã de fantasia e os autores nacionais são ótimo em criar histórias neste universo. Eu tinha medo de que O poder do fogo pudesse ser recheado de referências de outros livros do gênero, como uma compilação de vários elementos e personagens. A surpresa ao ler foi descobrir que o enredo de Khêder Henrique é único. 

Diaspos é uma cidade que conserva suas tradições de forma latente. Enquanto todos os alunos aguardam com certa expectativa as provas que irão definir o futuro profissional de cada um, Kiara amarga uma outra ideia: a de passar a vida em uma atividade que não gosta. O primeiro conflito que o autor apresenta no livro é a insatisfação da personagem com os testes. Kiara não tem habilidade com montaria, agricultura ou como ferreira. Os jovens precisam decidir muito cedo, aos 14 anos, que rumo tomar e Kiara não faz a menor ideia do que realmente quer fazer.

Até que um forasteiro chega na cidade... E a partir de então tudo muda na vida de Kiara. Se você está pensando que a garota se apaixonou perdidamente pelo rapaz, esqueça, não é isso. Lucius, na verdade, é o personagem que vai confrontar Kiara e fazer com que ela tome as decisões que ainda não teve coragem de comunicar a família.

Kiara ou Lucius, quem você acha que domina o poder do fogo? 

A partir de então o enredo evolui da amizade entre Kiara e Lucius. Ambos vão viver com Elemiah Mirone em busca de conhecimento. A elemental de Diaspos é tratada como "bruxa" pela maioria dos moradores. Khêder Henrique explora muito bem como os elementais são vistos de forma diferente ao longo de Myruna - o continente. Lucius não entende a hostilidade dos moradores em relação a Elemiah.

Como todo bom livro de fantasia, a jornada dos jovens em busca de conhecimento é abalada quando antigos inimigos de Elemiah surgem para destruir a elemental. O autor destaca, neste momento do livro, o fato de que nem sempre a vontade de vencer é suficiente para superar os obstáculos e que o conhecimento é uma busca constante. 

No geral, gostei muito do livro. Os personagens são bem desenvolvidos, o autor explica detalhes importantes sobre Diaspos e o enredo tem uma mensagem clara de necessidade de escolhas e ideais para a vida, assim como superar os próprios limites. Além, é claro, de introduzir a história dos elementais, o ponto que mais gostei. O livro terá um volume dois? Espero que sim, precisa ter... 

Não encontrei grandes problemas de revisão, erros de português ou concordância. A capa é bem feita, com elementos fundamentais da história. A diagramação é simples com folhas brancas.

Beijos!

*Livro recebido do autor Khêder Henrique
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine