9 de novembro de 2015

Contos de terror e mistério de Edgar Allan Poe





Contos de terror e mistério
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: Pocket Ouro
Edição: 2009
Páginas: 339
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino | Amazon
Em Contos e mistério estão reunidos 22 contos, entre eles "Berenice", "A queda do Solar de Usher" e "O coração denunciador", em que encontramos toda a maestria narrativa e a imaginação desse autor indispensável.

Eu não sou uma pessoa ligada a datas comemorativas (talvez por ter nascido no dia 25 de dezembro e raramente ter comemorado meu aniversário), mas enquanto toda a blogosfera e booktuber estavam realizando especiais de Halloween, eu estava só acompanhando de longe. Depois de algum tempo de indecisão, tirei da estante Contos de terror e mistério de Edgar Allan Poe e, verdade seja dita, o livro passou bem perto da decepção completa.

Como assim Nine? Pois é. A escolha por Edgar Allan Poe foi, é claro, pelo tema das histórias que combina com o clima de Dia das Bruxas, e pela minha experiência anterior com outro livro de contos do autor lançado pela LePM. Mas essa seleção não foi envolvente e poucos contos foram realmente bons.

As histórias do livro foram publicadas entre os anos de 1835 e 1849, em diferentes periódicos. Porém, muitos temas se repetem e por vezes tive a impressão de reler o mesmo conto três, quatro vezes. Claro que a minha expectativa era enorme, afinal é Edgar Allan Poe, mas ainda assim foi difícil avançar na leitura, mesmo lendo pouco por dia.




As principais características da obra de Poe são facilmente reconhecíveis: o narrador inconfiável e as histórias que retratam a pior faceta do ser humano. Além de uma visão nem sempre positiva sobre a mulher (ou que muda drasticamente ao longo do conto). Ainda assim, não me envolvi com a maioria das histórias.

Enfim, para não me estender demais (até porque a gripe está no auge e meu cérebro está operando no limite), com exceção de Berenice e a A queda do Solar de Usher, que li na outra compilação, os contos que realmente gostei foram O coração denunciador e Gato preto. Confesso, inclusive, que fiquei bastante perturbada com as duas histórias, o que de certa forma valeu pela falta de empolgação com os demais contos.

E vocês, fizeram alguma leitura temática de Halloween? Como foi? E sobre Edgar Allan Poe, o que já leram dele? Eu fiquei contrariada por não ter gostado do livro tanto quanto imaginava, mas faz parte da vida de leitora passar por experiências assim, né?!

Beijos!

Fotos: Nine Stecanella
*Ajude o blog comprando pelos links indicados no post ou através dos banners do Submarino e Amazon;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)