15 de outubro de 2015

Em busca do amuleto de Aloni de E. Samuel




Em busca do amuleto de Aloni
#1 As Quatro Portas do Tesouro
Autora: E. Samuel
Editora: livro independente
Edição: 2014
Páginas: 235
Skoob | Goodreads
Compre no site As Quatro Portas do Tesouro | Amazon

Daniel não imagina que depois de viver anos em uma metrópole, vai encontrar em uma pequena cidade, a grande aventura de sua vida! Juntamente com seus dois melhores amigos, Júlio e Marcelo, descobre a Mata do Anatema, cercada de lendas e mistérios. Mas será possível que tudo o que falam sobre esse lugar seja verdade? Chegar um pouco mais perto não vai fazer mal nenhum... ou vai? Uma aventura cheia de desafios, coragem, criaturas fantásticas e, principalmente, superação de limites! “Em Busca do Amuleto de Aloni”, o primeiro livro da série “As Quatro Portas do Tesouro”, traz aos jovens leitores uma história bem humorada e cheia de emoção, aventuras e fantasia, que vai capturar a atenção de jovens e crianças de todas as idades.

Apesar da correria de outubro e da minha previsão de postar resenhas só na próxima semana, reservei um tempo para escrever sobre Em busca do amuleto de Aloni, primeiro livro da série As Quatro Portas do Tesouro, da autora brasileira E. Samuel. A história é voltada ao público infanto juvenil e foi a minha primeira leitura deste mês. Eu gostei da aventura e fiquei empolgada pelo que virá nos próximos livros. Então, vamos lá!

A história gira em torno de Daniel, um garoto de cidade grande que se muda com a família para o interior, e seus dois amigos: Júlio e Marcelo. Andar de bicicleta é um dos passatempos favoritos dos garotos e é assim que eles chegam as margens da Mata do Anatema. E apesar das histórias sinistras sobre o lugar, Daniel fica muito empolgado para explorar a floresta, mesmo com a recusa dos amigos. E é a partir disto que o livro se desenvolve. 


Eu gostei da escolha do tema porque E. Samuel trouxe o contexto da aventura para algo muito familiar a cultura brasileira. Mesmo quem não mora no interior já ouviu falar de alguma história sinistra envolvendo mata e floresta. É fácil entender a atração dos garotos pelo mistério e a possibilidade de desobedecerem a ordem dos pais de não chegar perto da Mata do Anatema.

Outro ponto positivo fica por conta dos toques fantásticos e criaturas mágicas. A inserção destes elementos foi coerente com cada momento da aventura e do cenário. Apesar da curiosidade, a jornada de Daniel, Júlio e Marcelo começa depois de uma pequena enrascada e não é apenas a vida dos três garotos que está em jogo.

Eu também adoro quando o cenário, neste caso a cidade e a Mata do Anatema, é um personagem “ativo” da história. E. Samuel usa alguns elementos e personagens de ligação, com participação secundária na trama, para entrelaçar todas as histórias (de pessoas) que conhecemos no enredo de Em busca do amuleto de Aloni. Sem dúvida, manter uma estrutura coerente e um desfecho satisfatório está entre os principais motivos para que eu goste de um livro. 


Por outro lado, gostaria de ter conhecido melhor os personagens. Fica evidente para o leitor como Daniel, Júlio e Marcelo são amigos e, apesar dos medos, não abandonam um ao outro. Mas como ao livro é curto e a história ágil, não sabemos muito sobre suas personalidades (além das decisões e comportamentos que acompanhamos durante a jornada).

Ao longo do livro várias situações me fizeram lembrar de outras histórias infantis, o que não é algo ruim, mas muitas cenas não funcionaram na minha experiência de leitura. O uso de um clichê para descrever a reputação de um personagem também me desagradou, mas não é algo que prejudique a história porque combina com o contexto geral (sou chata, eu sei). 


Minha nota para Em busca do amuleto de Aloni é de três estrelas no Skoob. Eu gostei da história e da jornada, mas alguns pontos ficaram vagos ou foram rápidos demais. Este primeiro volume, apesar de ser a apresentação, tem uma história fechada. O que me deixou curiosa é que outras “missões” Daniel, Júlio e Marcelo terão pela frente. E como vão chegar até elas.

Espero que eu tenha resumido bem todas as ideias sem entregar detalhes do enredo. Eu adoro conhecer o trabalho dos autores brasileiros e sem dúvida recomendo o livro para quem também gosta. E claro, para quem curte mistério, aventura, magia e... (acho que não posso contar), também é uma opção muito legal.

Beijos!

Fotos: Nine Stecanella
*Livro recebido da E. Samuel
**Ajude o blog comprando pelos links indicados no post ou através dos banners do Submarino e Amazon;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)