15 de fevereiro de 2013

A travessia de William P. Young





A travessia
Autor: William P. Young
Editora: Arqueiro
Edição: 2012
Páginas: 240
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Um derrame cerebral deixa Anthony Spencer, um multimilionário egocêntrico, em coma. Quando “acorda”, ele se vê em um mundo surreal habitado por um estranho, que descobre ser Jesus, e por uma idosa que é o Espírito Santo. À sua frente se descortina uma paisagem que lhe revela toda a mágoa e a tristeza de sua vida terrena. Jamais poderia ter imaginado tamanho horror. Debatendo-se contra um sofrimento emocional insuportável, ele implora por uma segunda chance. Sua prece é ouvida e ele é enviado de volta à Terra, onde viverá uma experiência de profunda comunhão com uma série de pessoas e terá a oportunidade de reexaminar a própria vida. Nessa jornada, precisará “enxergar” através dos olhos dos outros e conhecer suas visões de mundo, suas esperanças, seus medos e seus desafios. Na busca de redenção, Tony deverá usar um poder que lhe foi concedido: o de curar uma pessoa. Será que ele terá coragem de fazer a escolha certa?

A travessia é uma ficção cristã/ religiosa/ espiritual (depende mais do ponto de vista de cada leitor do que da classificação em si) escrita por William P. Young, também autor de A cabana, best-seller internacional. Recebi a prova de leitura da editora Arqueiro (minha primeira em quase quatro anos de blog) e compartilho com vocês agora minhas impressões sobre o livro. 

Acho importante escrever logo no inicio que A travessia é um livro para quem gosta do tema. Certamente se o assunto não chama sua atenção, esta não é uma leitura para você. Fiquei algum tempo sem ler nada do gênero e o livro serviu para me lembrar de alguns debates internos que nunca conclui. Fiquei bem envolvida com o início da narrativa, mas da metade para o final o rumo não foi aquilo que eu esperava. Porém, isso é muito pessoal e vai envolver suas crenças (caso você tenha alguma).

Foto: Nine Stecanella

Em A travessia conhecemos Anthony Spencer um empresário bem sucedido, rico e cético que tem a certeza de estar sendo perseguido. Com essa convicção, o personagem repassa seu testamento várias e várias vezes, avaliando quem merece ou não parte do seu império. Através destas reflexões percebemos como o protagonista é inseguro e como a falta de confiança em outras pessoas interferiu na sua personalidade. 

Porém, mesmo com um aparato de segurança incrível, Anthony é pego. Ferido, é levado para o hospital em coma. E então começa sua travessia. Embora óbvio, muitos autores usam o coma como uma fase de transição (não apenas em livros, mas em séries e filmes também). Neste caso, William P. Young coloca seu protagonista diante de uma paisagem exuberante e com vários caminhos a seguir. 

A travessia é daqueles livros que alguns pontos do enredo precisam ficar ocultos para que cada um conduza a leitura da forma mais pessoal possível. O que mais gostei foi o fato de Anthony não acreditar imediatamente no que sua visão e a própria situação sugerem. Especialmente porque ele foi praticamente cético a vida toda. Ele reluta muito em encarar a situação como de fato ela é e sempre procura pensamentos lógicos para explicar o que está à sua frente (tudo isso acontecendo “dentro” de seu coma). 

O livro também traz alguns debates pontuais sobre crença, sobre Jesus, Deus e o Espírito Santo (para que leu A cabana, vai encontrar várias referências), sobre reconhecer defeitos e valores. Por momentos o tom irônico do texto destoou do assunto e isso me deixou um pouco incomodada. Também há uma mistura de crenças diferentes no livro, como se o autor quisesse justificar que independentemente dos meios, o importante é perceber o que tem valor no final. 

Pessoalmente não gostei do desfecho final. Alguns elementos são interessantes e novos personagens ganham espaço, mas senti uma quebra na ideia principal do enredo (a ficção mesmo, a história que ele criou como pano de fundo). O final do livro em si é ok. Não foi o que eu esperava, mas foi coerente com as pistas que o autor escreveu nas últimas páginas. Se você gostou de A cabana, vale ler A travessia.

Beijos!

*Livro recebido da editora Arqueiro
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

8 comentários:

  1. Eu li A Cabana e não gostei muito. Achei que o livro poderia ter sido melhor explorado, de qualquer maneira prefiro não ler essa segunda obra.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com você, livros como A TRAVESSIA é para quem gosta do tema. Minha amiga estava louca para ler A CABANA e eu avisei a ela que ela não iria gostar ... dito e feito.
    Eu estava muito ansioso para ler alguma outra coisa de Willian P Young ... tomare que eu também goste de A TRAVESSIA.

    ResponderExcluir
  3. Bueno, eu li A Cabana e é bom, historia diferente e interessante, que me chamou muito a aenção e me cativou, e A Travessia está em uma das minhas listas sim com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Bom, de acordo com a última frase, eu não leria A Travessia pra não perder tempo porque não gostei de A Cabana. Achei muito parado e algo muito espiritual. Já que não tenho religião (apenas acredito em Deus), o livro não funcionou pra mim.

    ResponderExcluir
  5. Oie! Gostei de A Cabana, então acho que posso gostar de A Travessia. Gosto da combinação ficção + tema espiritual. :)

    Beijos!

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  6. Eu acho os livros desse gênero super legais. Gostei de A Cabana e tenho vontade de ler este livro :) Adorei sua resenha, beijos :D

    http://www.luanamachado.com

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Nine,

    A sua resenha esta excelente, mas como você mesma disse é um livro para quem gosta do gênero, que não é o meu caso, mas para quem gosta esta ai a dica...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)