Princesas e damas encantadas
Organizador: Joseph Jacobs
Editora: Martin Claret
Edição: 2012
Páginas: 128
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Diferentemente do estereótipo de princesa que conhecemos – mulher frágil e sempre à espera de um bondoso e belo cavaleiro que a proteja –, as princesas celtas são mulheres corajosas que enfrentam os mais temíveis perigos para conquistarem a felicidade. Elas combatem bruxas tiranas, recusam casamentos forçados, lutam pelos homens que amam e até mesmo os salvam de emboscadas. São espertas, hábeis e cheias de truques de magia. Em Princesas e damas encantadas, estão reunidos contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Constituem este volume 12 contos de princesas muito corajosas e de damas misteriosas e mágicas. Aqui, revelam-se outras versões para muitas histórias que você conhece, ou imaginava conhecer.
Antes de falar propriamente do livro é preciso lembrar algumas das principais características dos contos de fadas: são histórias curtas, que tem como objetivo ressaltar conhecimentos e valores e, além disso, apresentar protagonistas (heróis, por exemplo), que sempre superam grandes obstáculos e no final vencem o mal. As versões mais populares para o público ocidental são dos alemães Jacob e Wilhelm, os Irmãos Grimm. E posteriormente as adaptações da Disney.
Porém, ao começar a ler Princesas e damas encantadas: contos de fadas celtas, é preciso ter em mente que estes 12 contos organizados pelo britânico Joseph Jacobs tem características diferentes das versões mais consagradas. Acredito que em algum momento da história, quando a tradição oral surgiu, todas as versões se fossem parecidas. No entanto, com o passar das décadas (séculos, até mesmo), cada região do mundo foi aproximando as histórias de suas características culturais.
Como a sinopse apresenta, as personagens dos contos celtas são fortes, valentes e ambiciosas. Não existe a fragilidade excessiva das princesas que precisam da figura masculina, do pai ou do marido (príncipe) para defendê-las. A atmosfera romântica do livro é mais singela, entretanto, mais verdadeira.
O ponto que mais gostei dos contos celtas foi a atmosfera sombria. O mistério permeia a maioria das histórias, assim como os personagens sinistros e o ambiente amedrontador. Existem elementos em comum com as versões mais populares, como um certo sapato ou um envenenamento, mas no geral são uma mistura de contos de fadas e terror.
Sobre a edição: gostei da capa. A imagem representa muito bem a essência das personagens. A diagramação é simples e não prejudica a leitura. Não encontrei problemas de tradução, mas é bom ressaltar que o texto é repetitivo, uma característica marcante dos contos de fadas.
Indico o livro para quem gosta de cultura celta e contos de fadas, além de professores que trabalham com o gênero em sala de aula.
Beijos!
*Livro recebido da editora Martin Claret
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine
Eu estava procurando um livro como esse para ler e adorei muito ler a sua resenha, porque eu nunca tinha ouvido falar desse e nunca tinha visto e agora estou morrendo de vontade.
ResponderExcluirEstou seguindo aqui. Beijos.
Tudo Tem Refrão
Nine!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas fiquei interessada pela sinopse e pela resenha xD
Vou colocar na lista de desejados, ...
Beijocas
Li outro livro da coleção.
ResponderExcluirConfesso que gostei bastante.
'-'
esse deve ser tão incrível quanto.
beijos
Amy - Macchiato
Ei Nine!
ResponderExcluirNão conhecia o livro.
Confesso que eu e contos de fadas não nos dados muito bem, rs, (pelo menos os adaptados).
A Martin Claret está lançando livros com capas diferentes?
Primeira vez que vejo livros dela com bordas assim.
Bjins
ps.: ÓTIMO filme para vc segunda! ;)
Oi,
ResponderExcluirte indiquei para um meme lá no blog! Confira: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2012/03/meme-das-11-coisas.html
Espero que goste!
Bjs
Não conheço,mais achei interessante a resenha dele!
ResponderExcluirxoxo
http://www.deforaparadentro.com.br/
Oie Nine!
ResponderExcluirSou completamente apaixonada por esta capa! Ela parece ser um quatro de tão linda *-*
Adoro contos de fadas e cultura celta! Este livro parece ser aquele tipo que você lê rapidinho em uma tarde.
Ótima resenha!
bjus e uma ótima semana para vc!
anereis.
mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary
Oi amiga *-*
ResponderExcluirAh, preciso ler, me encantei pela mitologia celta depois de ler Tritão & Isolda.
Vou acabar pedindo esse livro para a Martin porque parece ser bom *--*
Beijinhos.
www.pausaparaumcafe.com.br
Já me encantei pela capa do livro, rs.
ResponderExcluirE vejo que a MC está cada vez mais preocupada com as capas.
Graças aos céus.
Bjks