6 de outubro de 2011

Pobre não tem sorte de Leila Rego





Pobre não tem sorte
Autora: Leila Rego
Editora: All Print
Edição: 2009
Páginas: 208 
| SKOOB |
Toda garota do interior sonha em se casar com o cara de seus sonhos, ter uma casinha, filhos e ser feliz até que a morte os separe, certo? E se esse cara for lindo, rico, super fashion e divertido? E se tal "casinha dos sonhos" for um mega apartamento no melhor bairro da cidade? Uau! Mariana encontrou o cara perfeito e vai se casar com ele! E nada de casinha! Isso é coisa de gente que pensa pequeno. Mariana vai ter o apartamento dos sonhos que já vem incluso no pacote: case com um homem rico e vá morar em grande estilo. E quanto a filhos e ser feliz até que a morte os separe... Bem, ela ainda não pensou nesses detalhes. Afinal as prioridades vão para as coisas bem mais interessantes como, por exemplo, o vestido de noiva perfeito, o que o colunista vai dizer sobre o seu casamento no tabloide de domingo, o que as amigas e inimigas irão comentar, quem entrará na lista de convidados para sua despedida de solteira, etc. Mas isso só sura até um dia em que Mariana... Bom, leiam o livro e descubram.

Divertido, engraçado e dramático. 

Minha expectativa em relação ao livro era mil e felizmente quando comecei (e terminei) a leitura, tudo aquilo que eu imaginava (ou esperava) estava lá. A autora Leila Rego soube conduzir perfeitamente a história de Mariana, a personagem principal, de uma forma tão clara e viva que o leitor não fica indiferente ao que ela passa e da mesma forma experimenta muitos sentimentos (bons e ruins) ao longo da narrativa. 

Mariana é pobre, mas se comporta como se fosse rica. Cultiva hábitos que não condizem com sua realidade, comete excessos e não vê nada de errado nisso. Este é o primeiro confronto que o livro traz ao leitor: a personagem é tão obcecada pelo status e por mudar radicalmente de vida, que perde a noção de fazer o julgamento (correto) da sua própria realidade.

Outro ponto importante é que todas as pessoas que convivem com Mariana tentam, de alguma forma, alerta-lá sobre suas atitudes, como esconder sua família e sua casa, tentando ocultar sua origem humilde, com medo de ser rejeitada pelas "amigas". O problema todo, é que ela não vê sua vida desta maneira e não leva em consideração os conselhos que recebe. 

A narrativa é conduzida pela própria Mariana e por certos momentos fiquei extremamente nervosa com ela por não perceber o rumo que sua vida estava tomando. O livro não é temporal. Ele começa contando o ponto alto dos acontecimentos, volta para explicar como se chegou até ele e termina com o desfecho final de tudo que passou. Gostei muito, porque a curiosidade aumenta a cada capítulo. 

O grande mérito da autora foi trazer em forma de livro e da personagem Mariana algo que acontece muito na realidade e certamente qualquer um de nós conhece alguém com essa fixação por marcas, dinheiro e colunas sociais. Leila Rego soube expressar muito bem o que acontece com pessoa que só pensem em mesquinharias. Mas a história de Mariana não termina com a grande lição. Ela parte em uma nova aventura em Pobre não tem sorte 2...

PARA VER E OUVIR
*Adoro o clipe da Pink, acho que de certa forma, combina


Beijos!

11 comentários:

  1. Sempre li resenhas muito boas sobre este livro, mas ainda não achei para comprar!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Nine, esse livro é uma graça! *-*
    Também adorei!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  3. Eu to louca para ler esse livro !!Vai haver promoção dele rsrsrsrs ?Adorei
    Beijos
    Thaila

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu post
    O livro deve ser interessante

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    Te disse que o livro era legal..rsrs...eu gostei muito tudo bem que sou meia suspeita a falar porque e bem o estilo de livro que eu gosto mas acho a historia da Mariana super fofa e me diverti horrores com ela. Que bom que vc também gostou.
    Bjkss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca tive muita curiosidade em ler esse livro, mas apos sua resenha, e minha sorte de pobre estar bem nula, acabei me interessando HUSOIASI

    xx carol

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Nine.

    O livro parece ser engraçado mesmo e legal, parabéns pela a resenha.

    Abçs!!

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. own tô louca para ler esse livro *-* .. rs'

    adorei sua resenha =D ... rs'

    Bjim

    ResponderExcluir
  9. Ameiii a resenha, pena mesmo foi não ter na feira do livro pra vender e eu doida pra comprar...aff...mas uma hora eu compro um pra mim....\o/...quem sabe em POA...\o/...bem que não estava querendo gastar, porque praticamente fiquei falida com a feira da cidade, acredita que até mau fiquei quando desobri o quanto gastei nessa feira...kkkkkkk....vou com o $$$ pra da capital....kkkkkk....beijokas elis!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ameeei a resenha! Acho que não terei a oportunidade de ler o livro em breve, mas fiquei com muita vontade.
    Parece um desses chick-lits super divertidos, isso que eu nem gosto muito de chick-lit..

    Beijoss,
    Thaís - berchimeetc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que bacana! Pena que a minha xará é desse jeito!rsrs Bom, estou doida para ler PNTS!
    Adorei a resenha.

    Beijos

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)